A queratina

A queratinaDefinição de queratina

A queratina é uma proteína composta por aminoácidos e cisteína, ela se encontra presente nas unhas e cabelos dos seres humanos, e também nos pelos e chifres dos animais.

Os benefícios da queratina

A queratina é essencial para o crescimento e vida dos cabelos. Além de estar presente na composição natural dos fios ela também é encontrada em diversos produtos cosméticos capilares.

Quando os cabelos perdem a queratina natural e outros nutrientes ocorre um desgaste dos fios capilares, e o resultado é cabelos secos, quebradiços, porosos e sem vida.

Um procedimento muito conhecido, cuja queratina é o principal componente utilizado, é a cauterização.

Cauterização e queratina

A cauterização, ou plástica capilar, é a técnica na qual a principal função é a de repor a queratina perdida dos fios de cabelo, ela é uma verdadeira reestruturação capilar, e funciona como uma operação tapa buraco.

Além da queratina que é o principal agente da cauterização, no produto ainda estão presentes outras substâncias que prometem recuperar os cabelos danificados, cicatrizando e cauterizando as cutículas dos cabelos.

Como a queratina é um composto essencial do fio, formada por aminoácidos, elas preenchem as fissuras e recompõem a fibra do cabelo.

A queratina penetra na cutícula dos cabelos, por isso hidrata e reestrutura todos os fios, devolve maciez e brilho aos cabelos extremamente danificados.

A queratina deve ser termo ativada para o procedimento de cauterização, é raro um produto á base de queratina, digo os de uso profissional, surtir efeito sem que para isso seja termo ativado, ou seja, depois de receber o produto é feito uma escovação, ou às vezes somente secagem mesmo, para posteriormente serem pranchados.

Queratina, á controvérsia

O excesso e uso indiscriminado da queratina causam o endurecimento dos fios. Os profissionais devem ter cautela quanto ao uso da queratina, é preciso saber diagnosticar os cabelos e decidir qual o melhor procedimento a ser utilizado para cada caso.

Saber definir qual quantidade de queratina deve ser aplicada nos cabelos, sem causar prejuízo aos fios, não é uma tarefa simples, muitos cabeleireiros tem dúvidas com relação ao assunto.

Não é recomendado que se faça mais de um procedimento com queratina, cauterização, por mês nos cabelos de uma pessoa.

È importante checar e pesquisar a composição dos produtos químicos antes de cada procedimento, mesmo que os fabricantes recomendem seu uso, a grande maioria dos produtos possui queratina, inclusive muitas “escovas da moda”, como a progressiva. Saber o que cada produto possui em sua fórmula vai evitar que você cometa o erro de sobrecarregar os fios com queratina.

Como tratar os cabelos danificados pelo excesso de queratina

Para combater o enrijecimento e quebra dos fios causados pelo excesso de queratina o mais indicado é a utilização de fórmulas emolientes á base de cacau, manteiga de cupuaçu ou óleo de castanha do Brasil.

Gostou do artigo A queratina então comente em nosso blog, se tiver alguma experiência relacionada ao tema do artigo de hoje, também descreva, inclusive como fez para recuperar os danos causados aos cabelos.

Email * First name Origem

Dica Importante!

O sucesso de um cabeleireiro está no quanto ele é conhecido e respeitado, assim é muito importante aprender e se manter atualizado, seja através de cursos presenciais ou cursos como o Curso de Cabeleireiro Pro Hair, onde é possível aprender em casa. Invista em você!


Comentarios

20 comentários sobre “A queratina
  1. alessandra disse:

    mirella,vc tem alguma dica de como usar queratina liquida?

    • mirella disse:

      Alessandra tem umas receitas de produtos para cauterização na net, mas nunca testei porque os que utilizo no salão já vem prontos. Cuidado com a manipulação cheque a veracidade e procedência da informação, respeite as medidas, elas devem ser exatas, queratina demais endurece os fios.

  2. eli disse:

    ola,em um cabelo muio danificado e quebrado,pode se fazer duas calterização no mês no intervalo de 8dias cada uma

  3. angelica duarte disse:

    ola,e verdade que queratina em excesso quebra cabelo

  4. marcia disse:

    adorei seus comentarios,estou com meu cabelo danificado por excesso d queratina..vou tratar com os engredientes q vc mencionou…obrigada

  5. Janaína disse:

    Olá!!Tomei três caixas de PANTOGAR, e o meu cabelo detonou por mexcesso de queratina, o cortei no pescoço, e mesmo assim qunado paço à mão ele quebra à pontas, o que fazer??

  6. Lu disse:

    Bom, primeiramente: gostei muito da matéria. Então, meu cabelo é crespissimo e faço progressiva à uns 5 anos +-. Ele é um cabelo bonito e bem cuidado, mas como a maioria dos cabelos compridos,tenho pontas duplas e ele quebra com facilidade. Há um tempo venho usando vários produtos bons, de marcas famosas e pós escovas etc… mas percebo que depois de um tempo o cabelo volta a ficar sem vida. Eis que comecei a pesquisar e descobri que o que estava acontecendo é exatamente isso: excesso de queratina. Fui olhar a composição dos meus xampus, condicionadore, creme de pentear, creme pré escova, máscaras capilares e TODAS elas contém queratina! Inclusive é claro, um reposição de queratina q paguei caríssimo achando que iria melhorar! Pois bem! guardei todos por um tempo e estou usando produtos à base de óleo de argan, manteiga de karité, silicones, vitamina E. E agora meu cabelo esta muito melhor. Queratina agora só na progressiva a cada tres meses e uma vez por mes nos tratamentos. Ah só pra constar também, estou fazendo uma progressiva da alta moda (alpha parf) com semi di lino. Ouvi horrores em alguns blogs, mas para mim está sendo melhor do que as últimas que eu fiz no salão e só rasguei dinheiro. Bom é isso pessoal. voltarei sempre! bjo

  7. romilda disse:

    gostei das informações sobre queratina.por enquanto não passei por nenhum processo que danificasse meu cabelo.

  8. Jeovanna disse:

    Gostei do seu blog, achei a sua dica sobre queratina, muito boa.
    Pois bem, meu cabelo tava um pouco ressecado e elstico nas pontas, por causa de quimica.
    Fui ontem 01/03/ 2013 num salão e a moça fez uma cauterização com AZ28 e Phoenix das SElf cosmeticos.
    Só que meu cabelo ficou meio duro, nao esta macio como antes.
    Lendo seu post, nao tenho duvida que seja excesso de queretina.
    E agora o que devo fazer? Eu7 to pensando em voltar la e pedir pra ela fazer alguma coisa para melhorar. Só que to com medo dela nao saber o que fazer.
    Vc pode me dizer o que fazer nesse caso?
    Se for possivel me responda por email.
    Obrigada
    Jeovanna.

    • mirella disse:

      Jeovanna, pode tratar em casa mesmo, com o passar do tempo, hidratando, utilizando boas máscaras, até mesmo o shampoo anti resíduos (confira como, no artigo Shampoo anti resíduo), vc notará a melhora.

  9. marcela disse:

    pOSSO FAZER UMA CAUTERIZAÇÃO A CADA 8 DIAS?MEU CABELO ESTÁ MUITO DANIFICADO.

  10. Carla disse:

    Fiz uma cauterização no salão e derrepente meu cabelo cemeçou a cair e quebrar rente ao couro cabeludo, corri em outro salão a moça tirou o produto usou um neutralizador mas usou tbm, produtos com queratina,pois ela suspeitou de erro no primeiro salão. Pois bem, aí continuou quebrando, lendo esse site suspeito de excesso, pois todos os produtos q uso tem queratina inclusise os q me deram no salão p hidratar em casa! Me ajudem estou desesperaada com tanta quebra do meu cabelo!

  11. Maria disse:

    Gostaria de saber sobre a cauterização a frio como a d a niely gold, sera que da o mesmo resultado que a cauterização pranchada?

  12. Sabrina disse:

    Gostei do seu blog!! aquelas ampolas de queratina que compro na farmácia deixa meus fios enrijecidos, e com pontas duplas, sera por excesso de queratina nos fios ou o produto que não é bom??!..

  13. Luana Alcantara disse:

    Pois é, passei por isso hoje, tudo por causa de excessos, e realmente , so cremes a base de muita gordura pra equilibrar de novo o cabelo. Foi tenso, mas eu conheço uma cabeleireira milagrosa, que matou a xarada do estava acontecendo comigo e ja tinha um comporto preparado lá.
    Experiencia horrível, eu usei uma progressiva que chapou meu cabelo de queratina, eu fiz um post no meu bloguinho sobre isso Também.
    beijokassss

  14. marcia miranda disse:

    Marcia
    Eu estava fazendo umidificacao de oleo no meu cabelo duas vezes por semana e tambem hidratacao de pura proteina uma vez por semana agora meu cabelo esta muito pouco estou preocupada o que eu faco porfavor me ajude !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Curso de Cabeleireiro

Produtos

Queratinização- saiba tudo sobre o procedimento

Queratinização- saiba tudo sobre o procedimento...

Queratinização é o procediment[...]

Perucas naturais

Perucas naturais...

As pessoas usam perucas por in[...]

Shampoo violeta

Shampoo violeta...

Muitos de vocês já se deparara[...]

Pomada para cabelo

Pomada para cabelo...

Um dos melhores finalizadores [...]

Óleo de Macadâmia para os cabelos - o que é e como utilizar

DVD Luzes e Mechas

Email * First name Origem
Email * First name Origem