Ângulos de corte

Você Sabia?!
Você sabia que é possível fazer um Curso de Cabeleireiro com certificado através da Internet? Clique Aqui para se tornar um cabeleireiro profissional em 3 simples passos.

ângulos de corteDefinição de ângulos de corte

Muitos cortes de cabelo exigem que você os corte em ângulo. Os ângulos de corte do cabelo são muito importantes quando se tenta conseguir certos resultados.

Os cabeleireiros precisam saber definir muito bem ângulos de corte e linhas de corte. É muito importante para que o profissional possa executar bons cortes.

São os ângulos de corte e linhas de corte que definem se o corte terá camadas, será fio reto, se a base será reta, oval, em V, etc…

Não existe inovação exclusiva de corte, a todo o momento é lançada uma nova moda, que na verdade não passa de uma combinação de ângulos de corte e linhas, e que já foi usada em outras épocas sob os mais diversos comprimentos e formas.

Como definir se os ângulos de corte são certos ou não? Como você faz?

FIQUE ATUALIZADO!

Receba Dicas Especiais Sobre Cortes, Coloração e Penteados Diretamente no Seu E-mail!

A angulação é a mesma do transferidor que você usava na escola. O ângulo define as camadas ou falta delas no caso do ângulo zero.

Determinar o ângulo de corte pela coroa e na parte superior da cabeça pode ser mais confuso do que os lados.

Você só precisa se lembrar dessa regra simples – a elevação do cabelo no corte é em relação ao chão, e não a própria cabeça.

Se o cabelo é cortado para baixo, quando as pontas estão em direção ao chão, é a zero grau de elevação, e o resultado desse corte é uma base reta.

A 45 graus significa que o corte de cabelo é realizado de modo que as mechas a serem cortadas fiquem a meio caminho entre o corte reto, zero grau, e o paralelo ao chão de 90 graus. Cortar os cabelos no ângulo de 45 graus forma camadas que proporcionam leveza a base.

A 90 graus de elevação significa que o corte de cabelo é realizado de modo que as mechas fiquem estendidas de forma paralela ao chão. O resultado é a formação de camadas marcadas.

A 135 graus, a mecha é cortada com elevação que se encontra ‘entre’ a de 90 graus que é a paralela ao chão, e a de 180 graus, perpendicular ao chão toda para cima. Esse ângulo de corte forma camadas marcadas com graduação.

Finalmente o ângulo de 180 graus, quando a mecha deve ser erguida de forma que fique perpendicular ao chão, toda para cima. Cortar as mechas num ângulo de 180 graus formará camadas alongadas nos cabelos.

Outra dica para não errar quanto aos ângulos de corte

Para esclarecer mais um pouco, quanto aos ângulos de corte, lembre-se sempre de que onde o cabelo sai do couro cabeludo não importa para decidir o ângulo em que será cortado. O que importa é o ângulo que o cabelo tem com relação ao chão.

Para tornar mais fácil tente visualizar a seguinte imagem, a cabeça rodeada por um relógio. Segure a mecha de cabelo de forma que ela aponte para as “3 horas” e “9-horas” essas posições irão lhe dar uma elevação de 90 graus, enquanto que uma elevação de 45 graus significa que você está segurando a mecha de cabelo de forma que ela aponte para o meio dos pontos, entre 4 e 5 horas e 7 e 8 horas. Se as mechas de cabelo estiverem apontando para as 12 horas, esse será o ângulo de 180 graus.

Não tenha medo de tentar cortes de cabelos em ângulos. Uma vez que você se acostumar vai saber como usá-los, aprendendo cada vez mais a elaborar bons cortes, e daí se tornará impossível cortar cabelos sem eles.

Linhas de corte

As linhas de corte também são muito importantes para elaborar, junto aos ângulos, bons cortes, elas são:

Horizontal – Se a linha de corte for horizontal ela formará base reta.

Vertical – Se a linha de corte for vertical ela formará camadas marcadas.

Diagonal – Se a linha de corte de corte for diagonal ela formará camadas marcadas com graduação e leveza.

Caso pretenda aprender mais confira nosso curso de cabeleireiro Pro Hair.

Saiba como praticar leitura de cortes para assimilar um corte quando solicitado

Exemplo quando se diz que um corte é:

– Global 45 graus na vertical e frontal zero graus na diagonal. Quer dizer que o corte de maneira geral, exceto a parte frontal, é cortado a um ângulo de 45 graus na linha vertical; e a parte frontal é cortada a um ângulo de zero grau em linha diagonal.

Esperamos que tenham gostado do artigo ângulos de corte, não deixe de comentar, qualquer dúvida estamos à disposição.

 

Dica Importante!

O sucesso de um cabeleireiro está no quanto ele é conhecido e respeidado, assim é muito importante aprender e se manter atualizado, seja através de cursos presenciais ou cursos como o Curso de Cabeleireiro Pro Hair, onde é possível aprender técnicas profissionais em casa. Invista em VOCÊ!

88 COMENTÁRIOS

  1. Eu achei bom , mas p quem esta comesando seria bom ter exemplo: fotos de cortes passo a passso mostrando os angulos que vc esplicou anteriormente, mas mesmo assim muito obrigado pela sua atitude, ñ é sempre que encontramos pessoas que tenham a vontade de ajudar o proximo .

  2. estou terminando o curso de cabeleireira,tenho me esforçado, mas mesmo assim tenho dificuldades em cortes.estou fazendo um outro so de aperfeiçoamento em corte.gostei das explicações.como faço para saber mais?

  3. Tenho muitas dúvidas em relações aos cortes de cabelo.Estou terminando o meu curso de cabeleleira no “Senac”.Pretendo fazer um aperfeiçoamento de cortes.
    Tenha uma otima tarde!obrigada pela sua atenção.

  4. Eu aachei muito interessante tais informações sobre cortar cabelos por ângulos. Na realidade, Fiz um curso de cabeleireiro ha muitos anos atrás e corto alguns cabelos em casa. Sinto que ainda estou aprendendo principalmente quando se trata de cabelos femininos. Quero mais algumas ilustrações sobre o assunto
    Obrigado Silvio

  5. adorei as dicas mais não consegui entender bem nõ da pra vc fazer um video explicando melhor se fizer me avise pelo email ou me mande dicas por favor vc não sabe o quanto vc tem ajudado a quem não pode pagar um aperfeicoamento .obrigada.

  6. Olá estou aacompanhando aa pouco tempo e tive otimos resultados com as clientes com essas novas dicas AMEEI’ consegui entender formas e até conteudo pouco estudado em sala de aula em meu curso. E até mesmo tenho mais confiança nos angulos onde eu era mais insegura , está servindo como aperfeiçoamento para nós, estareei sempre seguindo ;D.
    Forte abraço.

  7. tambem tenho muitas duvidas ,sou cabeleireira a 2 anos mas ainda nao me sinto segura ,gostaria que voçe colocasse alguns videos de corte,suas dicas sao otimas vou te seguir sempre.

  8. estava procurando na net sobre boas tesouras para corte quando encontrei vcs estou fazendo um curso de cabeleireira e adorei este site e seria muito bom se vcs colocasem videos ou fotos ficaria melhor ainda.

  9. Gostaria de saber no curso e-book vocês têm ilustrações,se é fácil a compreensão e se a linguagem é simples.Tem certeza que seu praticar vou conseguir ser uma boa profissional?Porque aqui no perguntas e respostas é bastante esclarecedor.
    Grata

    • O Curso de cabeleireiro Pro Hair é um Ebook (livro eletrônico), de ótima qualidade, informações e ilustrações. No material vc encontra todo o conteúdo que necessita para atuar como cabeleireiro, sem contar as informações de apôio que terá acesso facilmente, quando se deparar com alguma dúvida no dia dia de seu salão.

  10. Hoje vou fazer prova de corte na embeleze ,tinha muita duvida em linha e angulo de corte.Pro Hairfoi a luz q eu precisava.Adorei a dica do relógio,foi tudo de bom.Tenho 62 anos e já apresento dificuldade de aprendizado.Obrigado Pro Hair.Vilma

  11. Gostei muito mesmo,voces são bem claros nas explicações.Voces tem em vídeos?Gostaria de adquirir.Que o Senhor Deus lhes abençoem!!!

  12. adorei,muito bem colocado as técnica.curso visagismo na anhembi murumbi e amo ,meus professores são capacitados e compreensíveis as nossa dúcidas que são tantas, mas aqui encontrei ajuda para estudar mlhor o curso,pois são muitos alunos e nem sempre conseguimos tirar todas a dúvidas.meu muito obgd a voces,que Deus abençoe.

  13. Muito boas as informações, gostei bastante, mas tenho uma dúvida:um corte com base oval, que tipo de ângulo eu devo executar para realizar esse corte?

    • Sara,

      Para vc fazer um corte com base oval, tbm chamado de “U”, basta dividir a parte de tras em duas partes, no centro da cabeça, pentear toda a mecha para o lado e posicioná-la em cima do ombro da cliente e cortar em linha reta. Fazendo isso dos dois lado, vc terá a base do corte oval.

  14. Adorei as esplicações ,para min foi nota 10.caso possam mandar mais informaçoes por emil ,sera muito bem vindo grato a todos

  15. Gostei muito, pois estou fazendo o curso de cabeleireiro e estou no módulo de corte, então tenho dúvidas em relação a angulos e graus, me ajudou muito…valeu!

  16. Olá, Mirella
    Não entendi direito em relação a parte frontal cortar em diagonal. Vc poderia tirar minha dúvida…
    Agradeço mais uma vez.

  17. Eu estou concluindo o meu curso de cabeleireira, e gostei muito das dicas sobre angulos e linhas.Obrigada pela contribuição ela é muito valiosa e bemvinda.bjus

  18. Oi!Meus cabelos estao 90%brancos por cima estao amarelados,a cor da minha pele e branca.Quero pintar com a mistura de tres tons na cores,mel,caramelo e platinado,vi em um saite a cor fica bonita!Voce tem outra dica que possa me ajudar?

  19. adorei as informações que tive hoje gostaria de aprende mais , sou cabelireiro comformação recente tenho muito que aprender chou de bola

  20. Achei formidável a dicas de ângulos. Obtive muitos esclarecimentos, sanando assim, algumas dúvidas que eu tinha. Quero saber também se existe alguma programação de curso de um dia ou dois em alguma cidade de Minas Gerais para que eu possa participar. Grato pela gentileza.

  21. Meu primeiro Certificado, foi pelo SENAC- São Paulo,em 1980; porém, hoje busquei essa Linguagem de Ângulos em Cortes de Cabelos, devido à FACILIDADE que tenho em CORTAR BEM um cabelo, mas também, POR TER que saber INTERAGIR c/ pessoas que já usam essa COMUNICAÇÃO em alguns CURSOS de CABELEIREIRO; Assim sendo, AGRADEÇO pelas DICAS e espero segui-las à risca. Sem mais,
    Até a próxima.

  22. A explicação é perfeita, mas como MARCIA falou, para quem está começando era bom algumas fotos mostrando os ângulos e ETC…Mas é muito transparente a explicação. Gostei

  23. sua explicação sobre angulos de corte foi ótima tirou toda as minhas duvida . sou cabelereira ha pouco tempo equero aprender sempre mais. obrigada

  24. adorei,as dicas sobre angulos de corte me esclareceu bastante coisa,o que achei muito pouco foi o texto de como praticar leitura de corte.

  25. tenho 06 anos de profição e estou no terceiro periodo de estética leio todos os artigos sobre minha profição e quero dizer que amei todas as dicas de voces irei coloca-las em pratica obrigada ate a proxima.

    • O nosso Ebook lhe apresenta a parte teórica do curso, com ótimas ilustrações, durante um bom tempo você o utilizará para se aperfeiçoar, ou como material de apoio, sempre a mão quando lhe surgir alguma dúvida, e elas aparecerão com certeza. Para praticar tem que ser trabalhando mesmo, colocando em prática os cortes que aprendeu na teoria. Contamos com uma equipe que esta sempre pronta a lhe atender e esclarecer dúvidas entre em contato caso necessite (cabelosecortes@gmail.com). Também oferecemos o vídeo Luzes e Mechas, confira em: http://www.cabelosecortes.com/dvd-luzes-e-mechas/

  26. Oi adorei as dicas de vcs. gostaria de saber se vcs dao curso de especialização em corte feminino , masculino e colorimetria?e o preço e quanto tempo de curso? obrigado

  27. Gostei muito da explicação, pois estava em dúvida e tinha medo, e agora me sinto mais segura em cortar o cabelo muito obrigada estou gostando muito do site, cada vez aprendo mais, agradecida em compartilhar Deus te ilumine sempre.

  28. Olá, gostei muito da explicação de corte com angulos, estava aflita, pois, vou fazer uma prova em cima dessa materia, e achei o que estava procuran bemdetalhada.

    obrigado por colaborar não só comigo, más com muitas pessoa.

    Fiquem com Deus e até a próxima.

DEIXE UMA RESPOSTA