Babosa nos cabelos

babosa nos cabelosApesar da indústria de cosméticos trabalhar a química para tratar os fios, as matérias primárias para fabricar os produtos são itens naturais. Temos em uso hoje em dia a lanolina, açaí, e dentre outros vegetais que são comprovadamente bons para os fios temos a babosa para os cabelos.

A babosa nos cabelos é bem conhecida porque aparece na indicação de muitos produtos para os fios como shampoos e condicionadores. Esta é uma planta bastante usada no tratamento dos cabelos geralmente sem vida, deixando-o mais bonito e brilhante, segundo a sabedoria popular.

As propriedades da babosa nos cabelos e como atuam já foram comprovadas por cientistas em diversas pesquisas, tanto que hoje em dia ela faz parte da composição das fórmulas de vários produtos capilares. Caso você não veja em produtos para cabelos a indicação de babosa, possa ser que veja de aloe vera, seu outro nome.

Propriedades da babosa para a saúde

O uso da planta babosa no corpo já é antigo segundo a crença popular. A planta possui diversas funcionalidades medicinais como ter um alto poder cicatrizante, auxiliar na regeneração da cútis, e inclusive pode ser usada com sucesso por pessoas que tiveram problemas graves na pele, como o câncer. Ela não deve ser substituída pelos tratamentos convencionais e sim ser usada em conjunto, para aumentar as chances de sucesso. Por isso, muitas pessoas usam a babosa nos cabelos.

O chá da babosa é recomendado para quem esta com feridas abertas no pós cirurgia.

Algumas pessoas usam uma solução da planta amaçada em cima de uma ferida para ajudar na cicatrização e ainda como complemento para uma dieta desintoxicante. Tais benefícios da babosa não são de fato comprovados.

A babosa nos cabelos e para beleza

Não são apenas meros mortais comuns que já usaram a planta para a beleza da pele e corpo. Dizem até que a babosa era um dos segredos de beleza da famosa Rainha do Egito, Cleópatra.

Segundo a sabedoria popular não existe nenhuma contra indicação e o mais legal é que ela pode ser facilmente encontrada no quintal de algumas pessoas e em feiras livres. Por isso não há desculpa para não usar a babosa, já que ela pode ser facilmente encontrada e até plantada em casa. Inclusive por pessoas que não têm muito espaço para o cultivo, já que ela pode ser plantada em vasos e canteiros pequenos.

Uso da babosa nos cabelos

A babosa é muito usada para fortalecer os fios de cabelo e tratar a queda, tanto que pode ser encontrada na formulação de vários produtos que possuem essa finalidade.

A babosa pode ser usada com sucesso para tratar a queda dos cabelos ocasionada por diversos motivos, como problemas hormonais, alterações na tireoide, calvície e a utilização de muita química nos cabelos.

Muitos garantem que a planta possui o poder de aliviar e de até parar a queda de cabelo em muitos casos, e quanto a calvície de ir retardando a sua expansão. Apesar de existirem vários cosméticos que a utilizam, como já dissemos, a recomendação para que o efeito do tratamento seja maior é usar a babosa natural, pura.

Como usar a babosa nos cabelos

Para usar a babosa nos cabelos in natura é simples, não existe segredo algum. Pegue uma folha de babosa e primeiramente lave bem, depois com o auxílio de uma faca, abra a folha e tire toda a baba de dentro. Pegue essa baba e passe em todo o cabelo, inclusive na raiz, não há problema algum. Depois deixe a babosa agindo nos cabelos cerca de meia hora, de preferência com uma touca de alumínio, evite a touca térmica.

A touca de alumínio tem um valor bastante acessível e é facilmente encontrada em farmácias, perfumarias e lojas que vendem produtos para cabeleireiros. Touca térmica estimula as glândulas sebáceas, deixando as raízes do cabelo mais oleosas e as pontas com tendência ao ressecamento.

Enquanto estiver aplicando a baba da babosa nos seus cabelos faça uma massagem para que ela consiga penetrar bem nos fios. Você pode usar nos cabelos secos ou molhá-los se achar que fica mais fácil para passar a babosa. Depois que tiver dado o tempo de ação da babosa, é só lavar os cabelos normalmente. Procure repetir esse procedimento uma vez por semana ou ao menos a cada quinze dias, para que a babosa possa agir e realmente ter um efeito eficaz.

Em tratamento semanal a planta pode ser aplicada nas raízes do cabelo sem problema algum, diferente do creme de hidratação convencional. Ela é benéfica para a raiz, como já comentamos, e além disso tem o poder de ajudar a equilibrar a oleosidade excessiva, se mostrando um excelente tratamento para quem sofre de oleosidade extrema, que também pode ocasionar a queda dos fios, pelo entupimento de gordura dos folículos pilosos.

A babosa também possui ótimas propriedades cicatrizantes, sendo amplamente recomendada por médicos alternativos para pessoas que sofrem de problemas como espinhas e seborréia no couro cabeludo, além de ajudar a aliviar o problema de caspa nos cabelos, que geralmente surge pela oleosidade nas raízes.

A baba da babosa também pode ser misturada a um creme de hidratação e aplicada nos cabelos como o procedimento simples de hidratação em casa. Mas nesse caso, procure não aplicar o produto nas raízes, já que se trata de uma máscara hidratante tradicional, deixe repousar por ao menos trinta minutos.

A planta pode ser também uma das principais aliadas dos cabelos secos, deixa os fios com mais brilho, balanço, menos frizz e melhora bastante o efeito do ressecamento. Em um liquidificador, coloque uma folha de babosa (já previamente lavada) com um pouco de água quente e bata bem.

Lave os cabelos, de preferência com um shampoo anti resíduos que irá eliminar resíduos de gel ou pomada, por exemplo, e aplique essa mistura no cabelo inteiro, inclusive nas raízes. Deixe agir por aproximadamente quinze minutos e depois enxague bem os fios, melhor ainda se houver a possibilidade da água ser de morna para fria. Use um condicionador e depois finalize com um leave-in sem enxague para que as cutículas dos cabelos sejam realmente fechadas. A babosa é incrivelmente boa para tratamentos capilares e é fácil de ser encontrada e barata. Vendidas em quilos ou montinhos, não custam mais que R$ 5. Para guardar a planta em casa deixe em local seco e arejado.

Gostaram do artigo Babosa nos Cabelos? Comentem no site.

Dica Importante!

O sucesso de um cabeleireiro está no quanto ele é conhecido e respeitado, assim é muito importante aprender e se manter atualizado, seja através de cursos presenciais ou cursos como o Curso de Cabeleireiro Pro Hair, onde é possível aprender em casa. Invista em você!


Comentarios

27 comentários sobre “Babosa nos cabelos
  1. Lacir de oliveira cougo disse:

    adorei os comentarios sobre babosa
    falar em cabelos to dentro.
    adoro estas materias.
    adoreiiiiiiiiiiiiiiii

  2. paula disse:

    Adorei tambem, porq procurava pela informação se podia ser cabelo seco, ou úmido, aqui acheii muito mais.

  3. Waldemir Batista de Oliveira disse:

    Achei o q procurava, uma forma simples e definitiva no tratamento dos cabelos usando babosa, foi de grande valia.
    Um abraço a todos.
    Valeu.

  4. rosy disse:

    realmente dá um brilho incrivél no cabelo
    já uso a babosa há um bom tempo tenho plantação em casa meus cabelos estão sempre hidratados uma semana passo ela pura e outra semana passo com uma mascara hidratante de boa qualidade e vejo resultado

  5. isabel cardoso disse:

    adorei a orientação, vou testar ja tomei babosa a 20 anos atraz, disiam que curava cancer. obrigada. isabel

  6. rosa maria disse:

    meu cabelo ta caindo aos montes eu estou cm alteraçoes na tireoidi e to ficando careca vou passr a usar a babosa pelo menos 3 x por semana sera q vai dar resultado

  7. luciane elisa mendes leite paschoal disse:

    obrigada pela orientacao, na verdade ,so estava tirando uma duvida ,pois comecei a usar a babosa hoje . muito grata . bjssssssss Luciane.

  8. laura disse:

    oi vou te dar uma dica eu tinha feito uma escova definitiva no meu cabelo que
    é meio comprido ate o ombro ou um pouco maior dai com o tempo eu fiquei com uma queda horrenda de cabelo dai uma amiga minha usava a babosa e ela me falou que a babosa era boa no mesmo dia eu cheguei em casa lavei o cabelo sequei e passei a babosa por todo o cabelo deixei ele bem molhado deixei agindo por 3 dias nesses 3 dias eu molhava o cabelo com a babosa estou usando a 15 dias direto so lavo o cabelo e espero secar e coloco a babosa novamente dai nesses 3 dias sem lavar eu coloco direto a babosa estou usando tambem o gota dourada de babosa to usando a linha dele de babosa mas eu te aconselho ir tamberm num dermatologista ver isso dai tu vai usando tambem a babosa meu cabelo cresceu 4 dedos em 15 dias

  9. CLERIA CHAGAS FERREIRA disse:

    realmente a bobosa e incrivel vou usar…pois meu cabelo ta caindo…vou ver resultado…

  10. Rose disse:

    antigamente falavam muito da babosa,hj em dia com a chegada de muitos produtos no mercado esqueceram desse remédio milagroso q é natural,,,éh mulherada,,,,devemos largar um pouco a química e passar a usar produtos naturais,,,BJS para tds,,,,,que Deus abençoe vcs,,,

  11. Crislene barbosa disse:

    Bom adoro tudo sobre cabelo maquilagem e unhas e adorei o artigo da babosa quase quase meu sobre nome nao saio babosa e sim barbosa

  12. cris Lima disse:

    Vou começar a usar a babosa,deve ser bom mesmo!!!

  13. moni disse:

    estou com queda de cabelo e muita caspa, vou começa a usar babosa espero ver resultado positivo

  14. nazare disse:

    eu fiz a hidratação com a babosa, e tudo de bom, meus cabelos esta com um brilho maravilhoso.!

  15. klycya disse:

    realmente a babosa é impressionante eu uso ela semanalmente e meu cabelo fica lindo ,hidratado que nem resultado de salao é muito boa mesmo

  16. LuPereira disse:

    Gente, espero que funcione mesmo, pois minha filha fez um procedimento químico no cabelo e esta caindo e quebrando muito. Comecei a passar babosa pura, hoje estou confiante.

  17. saionara oliveira disse:

    ola, gostária de saber como usar realmente a babosa se deve usar como hidratação se depois tem que esar condicionador gostaria que alguem me responda. tenho vontade de usar pois meu cabelo cai muito. mais ñ sei como aguardo resposta de alguém experiente . por favor me respondam

  18. nadir disse:

    que espectáculo gente um santo remedio para os cabelos e eu comprando produtos caros tenho um lindo pe de babosa em casa e ja vou começar a fezer uso de seus beneficios pois estou com os cabelos fracos e quebradiços penso ate que vou ficar careca kkkkk exagero . mas a materia esta otima

  19. Katiuscia Oliveira Morais disse:

    Gostaria de saber se tem alguma contra-indicação a respeito da babosa nos cabelos para quem usa produto químico a base de guanidina?

  20. Luciana Pinheiro disse:

    amei a dica sobre a babosa. Meu cabelo sofre com queda e resolvi procurar ajuda. Suas dicas além de serem boas, parecem ser a mais lógica e prática entre tantas que pesquisei. Obrigado pela ajuda.

  21. Elienai Sampaio disse:

    Muito bom , essas “dicas” , gostei muito . e é comprovado que ela tem poder cicatrizante porque há 30 minutos atrás coloquei um pouco da baba dela em cima de uma espinha minha , e já murchou .. kkk .. 2 beijos .

  22. celine lima disse:

    Adorei! faz tempo q. pesquiso site p saber de quanto tempo posso usar a babosa e so axei aki adorei msm obgd!

  23. Salete teodosio disse:

    ADOREI AS DICAS, JÁ USAVA ANTES, QUANDO ERA ADOLECENTE AGORA VOU VOLTAR A USAR E SEI QUE VOU TER BONS RESOLTADOS,EXPERIENCIA PRÓPRIA, BJS

  24. eliandrra freire disse:

    obrigada pela sugestão, pous eu tenho cabelo bem crespo, e caindo e bem quebradissoeu cabelo é muito seco pois irei usar e voltarei para avisar os resultados .

  25. vanessa disse:

    Ola. Adoro usar babosa usei quando menina meua cabelos eram compridos e nao caiam nenhum fio. Depois q comecei q frenquentar salao e uso produtos caríssimo meu cabelo ta um lixo curto e cai abessa. Vou voltar a usar a babosa. Ah sou cabeleireira vou comecar a usar em minhas clientes. Oq acham. Kkkk

  26. Daniele Silva disse:

    Eu mesma faço relaxamento e sempre uso a babosa nos cabelos para recuperar a maciez e brilho é muito bom mesmo custei a conseguir uma muda agora tenho bastante babosa em casa gostei muito do artigo sobre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Curso de Cabeleireiro

Cuidados

Cabelos Saudaveis

Cabelos Saudaveis...

Não seria maravilhoso, se você[...]

Cabelo Emborrachado

Cabelo Emborrachado...

Cabelos extremamente secos, fr[...]

Pontas duplas - como combater

Pontas duplas - como combater...

Você apela para um monte de tr[...]

Pintar o cabelo na gravidez

Pintar o cabelo na gravidez...

São inúmeras as dúvidas postad[...]

Mitos e verdades sobre tratamento capilar

Mitos e verdades sobre tratamento capilar...

No artigo de hoje falaremos a [...]

DVD Luzes e Mechas