Cabelos Afro

cabelos afroTer o cabelo crespo e ao mesmo tempo bonito não é tarefa fácil, é necessário muito cuidado e dedicação e quem tem os cabelos afro sabe muito bem o trabalho que dá. Hoje em dia já temos recursos para que os cachinhos fiquem lindos e o importante é que a beleza negra é cada vez mais valorizada.

Antigamente quase nenhuma mulher negra deixava o cabelo ao natural, submetendo os fios a alisamentos e relaxamentos com produtos nada agradáveis no aroma. A boa noticia é que o cenário no universo da beleza mudou bastante e atualmente mulher ou homem podem escolher a maneira que acham mais viáveis permanecer com os fios e que se sentem melhor.

Nos dias de hoje as coisas já mudaram bastante e há quem prefira os cabelos afro sem nenhuma intervenção química. Grande parte das pessoas pensa que o cabelo afro é exclusividade das pessoas negras e mulatas, mas com a alta miscigenação que temos no Brasil vemos pessoas morenas e brancas com o cabelo crespo. Independente da cor da pele, os cachos devem ser bem cuidados e sempre passar por procedimentos hidratantes.

Cuidados com cabelos afro e processos químicos

A moda atualmente é alisar os fios, mas nem todo cabelo irá passar pelo processo químico sem danos, o que é comum, e todo cuidado é pouco. A química é forte e pode mais danificar os fios que ajudar e ainda há o fato de que alguns profissionais não usam produto original, fabricam em casa, o que infelizmente não é nada incomum no Brasil.

Procure um salão com boas indicações e tente não tente economizar nesse momento, pois o resultado pode ser muito ruim, optar por serviços muito baratos não compensa pois produtos bons são caros, e para remediar algum dano, caso venha a ocorrer, serão gastos milhares de reais para ter cabelos lindos e com vida de novo. Peça sempre para o profissional fazer um teste de mecha com o produto que será utilizado, pois se houver alguma incompatibilidade o cabelo não será danificado, apenas a mecha que ficará embaixo.

É importante lembrar que existem químicas de relaxamento não são compatíveis com tintura.  Por isso o mais recomendado é escolher entre uma delas para que o seu cabelo fique bonito, saudável e evite quedas e danos a longo prazo. Quem tem fios brancos ou quer dar uma leve mudada na cor, pode usar o tonalizante, que não há problemas de ser aplicado ao mesmo tempo que o relaxamento.

Tonalizantes são usados com ox de 10 volume, também conhecido como revelador, e por isso não tem o poder de deixar uma pessoa ruiva ou loiríssima, por exemplo.

O ideal é que antes de processos químicos vá hidratando os cabelos semanalmente em casa, pois ao serem submetidos a algum processo químico os fios vão estar bem mais resistentes.

Alisamento em cabelos afro

Os processos de alisamento são técnicas químicas chamadas de definitivas, que significa que não saem mais do cabelo só à medida que ele for crescendo, podendo ser feito um retoque de raiz somente. Já o relaxamento deixa os fios mais controlados e o volume menor.

O cabeleireiro irá conversar com você e decidir sobre a química que deverá ser aplicada de acordo com a análise do seu cabelo e do efeito que você deseja. Para fazer a manutenção e deixar o seu cabelo sempre bonito após a química, use produtos para cabelos que passaram por alisamentos e processos químicos, sempre se lembre das hidratações semanais e da aplicação do reparador de pontas, para evitar que elas se ressequem.

Os cabelos afro são naturalmente secos, mas isso não faz com que eles fiquem livres das lavagens. Não há necessidade de lavagem muito frequente, mas ao menos uma ou duas vezes por semana em casos de cabelos bem secos. Não deixe a raiz do seu cabelo suja para manter a escova, pois o sebo pode entupir os folículos do couro cabeludo e fazer com que eles caiam.

A escova progressiva é um método de alisamento dos fios que não é indicado para o caso dos cabelos afro, pois ela não tem o poder disciplinante que esse tipo de cabelo exige, sendo mais indicada para casos de apenas cabelos volumosos e levemente ondulados. O alisamento e o relaxamento são mais eficazes para esse caso.

Há quem preferia usar a escova progressiva em combinação com o relaxamento ou o alisamento, aí sim obtendo um resultado bastante superior. Converse com o seu cabeleireiro e veja se essa dupla é válida no seu caso.

Existem pessoas, que na tentativa de controlar o volume dos cachos do cabelo crespo, usam vários produtos ao mesmo tempo e em grande quantidade, deixando os fios pesados. Use apenas bons produtos e em pequena quantidade, pois o excesso pode deixar a raiz oleosa, provocar a caspa e a queda. Nunca deixe produtos no cabelo como condicionadores, pois isso pode prejudicar os fios ao invés de ajudá-los.

Cabelos afro ao natural

Ultimamente o cabelo afro natural, sem a utilização de qualquer tipo de química, está sendo valorizado e incentivado. Os cachinhos, que por tanto tempo foram alisados, hoje em dia estão em alta e super na moda, deixando as portas abertas para quem curte os penteados black.

No mercado existem uma série de produtos, nacionais e importados, apropriados para os cabelos crespos com propriedades hidratantes e umectantes, além disso, há excelentes cremes sem enxague que dão forma aos cachos, deixando-os bonitos e definidos. Eles devem sempre ser usados para os adeptos do cabelo crespo natural, para que o visual fique bonito e bem cuidado.

Deixe os cabelos secarem naturalmente e quando já estiverem secos não os penteie, pois isso destruirá os seus cachos e os deixará feios. Penteie os cabelos com pentes e escovas apenas quando estiver ainda molhado e no momento de desembaraçar, e depois de seco apenas deslize os dedos sobre os fios.

Cabelos afro em crianças

Desde pequenas as meninas querem de fato alisar os fios pela tendência da moda propagar os fios lisos. Contudo, é importante saber que os médicos pediatras não indicam que alisamentos, relaxamentos e quaisquer outros tipos de química sejam usadas em crianças, podendo causar alergias e até problemas respiratórios.

A dica é que se deixe os cabelos das crianças ao natural e as químicas podem ser cogitadas só a partir da adolescência, após os 13 anos, pois o organismo já está mais preparado. Essas químicas devem ser feitas por um cabeleireiro bastante experiente.

Gostaram do artigo Cabelos Afro? Comentem no site.

Dica Importante!

O sucesso de um cabeleireiro está no quanto ele é conhecido e respeitado, assim é muito importante aprender e se manter atualizado, seja através de cursos presenciais ou cursos como o Curso de Cabeleireiro Pro Hair, onde é possível aprender em casa. Invista em você!


Comentarios

10 comentários sobre “Cabelos Afro
  1. DJALMIRA disse:

    O artigo está muito bom, explica prefeitamente as caracteristicas dos cabelos crespo, gostaria de uma dica como deixa os cabelos black arrumado depois de uma noite de sono, quais os cuidados para não precisar molhar todos dias. grata

  2. GLEICE disse:

    EU TENHO CABELOS AFROS,E BEM REBELDES.JÁ USEI HIDRÓXIDO DE SÓDIO,LINTHIUM EM CASA,UMA AMIGA PASSAVA,POIS QUERIA CACHINHOS E QUE MEU CABELO CRESCESSE,MAS ELA DECIDIU MUDAR PARA GUANIDINA POIS ACHARA QUE ELE CRESCERIA COM O USO DELA…E POR SER MAIS POTENTE DO QUE AS ANTERIORES QUE SÓ RELAXAVAM SUAVEMENTE,E PASSOU A ESCOVAR MEU CBELO,COM DIVERSS ESCOVAS ALIZADORAS.ATÉ QUE DECIDI DEIXAR TUDO ESPERAR UM TEMPO E IR EM UM SALÃO ESPECIALIZADO EM CABELO AFRO. ME INDICARAM UM QUE TRABALHA COM HIDROXIDO DE CALCIO,FIQUEI TRATANDO LÁ UNS 4 OU 5 MESES,MAS MEU CABELO NÃO SE DEU COM O PRODUTO POIS TEM CAÍDO MUITO,NÃO SÓ O MEU MAIS O DA MINHA MÃE E IRMÃ TAMBÉM…ESTOU HIDRATANDO,E ESTOU A UNS 3 MESES SEM USAR NADA,MAS NÃO AGUENTO MAIS OLHAR MEU CABELO HORRENDO.QUE QUIMICA ME ACONSELHA,DESEJO VOLTAR PRA GUANIDINA MAS ESTOU RECEOSA DEVIDO A ULTIMA QUE USEI,TÔ LOCA PESQUISANDO UM LUGAR QUE EU ME ENCAIXE MAS….ME AJUDE!

    • mirella disse:

      Gleide tem que fazer um diagnostico antes de indicar a química. Químicas como hidróxidos são as mais compatíveis entre si, o que não pode é tioglicolato de amonio ou amonia depois dos produtos que utilizou, de maneira alguma. A guanidina alisa bem.

  3. meire disse:

    OLA!PRECISO DE AJUDA JA DEIXEI MEU CABELO CRESCER 7 DEDOS SOMENTE HIDRATANDO MUITO AGORA NAO TENNHO MUITO MENOS CONHEÇO UM PROFISSIONAL QUE POSSA DEIXAR MEU CABELO SEMELHANTE AO DA SHERON MENESES OU DA QUELA CANTORA QUE NO FINAL TEM SOBRE NOME LIMA AS CABELEREIRAS DAQUI NAO SABEM E NEM INDICAM E AINDA ACHAM QUE ESTOU LOUCA FAZENDO COM QUE EU DESISTA DE DEIXAR MEU CABELO BLACK ENROLADO POXA TANTO TEMPO MAIS DE UM ANO E AGORA NAO TEM NINGUEM CAPASITADO A ME AJUDAR.

  4. lucy disse:

    Olá,faço relaxamento nos meus cabelos, eles são crespos,quero muito ficar com efeito liso chapado se eu utilizar a progressiva depois do relaxamento ele ficara com efeito liso sem ter que utilizar chapinha sempre?

  5. Marines Felisberto da Silva disse:

    Sou cabeleireira, trabalho com permamente-afro.

  6. LETÍCIA disse:

    Olá me ajudem, quero mudar de hidróxido de sódio para o permanente a fim de deixa-lo cacheado, estou dando o tempo da raiz crescer, mas estou em dúvida será que esses permanente com o bigudinho cacheia mesmo??

    • mirella disse:

      Não pode processar o que já foi alisado ou relaxado o cabelo não aguenta outra mudança na estrutura, tem que trabalhar as regiões naturais, quanto a cachear eu particularmente acho que cabelos com textura afro tem resultado mais satisfatório para permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Curso de Cabeleireiro

Cabelos crespos

Cabelos Crespos

Cabelos Crespos...

O cabelo crespo é um dos tipos[...]

Cuidados com os cabelos crespos.

Cuidados com os cabelos crespos....

Cabelos crespos. Os cabelos c[...]

Cabelos afros e sem definição

Cabelos afros e sem definição...

Seus cabelos são afros e sem d[...]

Cabelos crespos e armados

Cabelos crespos e armados...

Dicas para quem possui cabelos[...]

DVD Luzes e Mechas