Cabelos Castanhos

cabelos castanhosÉ fato que os cabelos castanhos, quando falamos de fios naturais, são a maioria no Brasil. Com exceção das regiões de forte influência dos loiros europeus, as tonalidades do castanho é o considerada “normal” no país, pela quantidade de mulheres que tem os cabelos naturalmente dessa cor já que faz parte do biotipo misto que o Brasil apresenta em seu povo.

O fato de ser o normal não significa que não é bonito ou que não pode ser valorizado. Pelo contrário: pela diversidade de tons que o castanho possui para os fios é possível variar sem mudar a cor. As tonalidades vão beirando desde o louro escuro até o quase preto.

Existem quatro tons de castanho oficiais, que são os vendidos nas embalagens de tinta. Contudo, é possível fazer variantes destes por meio de misturas de tinta, mas para isso é necessário a ajuda de um profissional. Este sabe exatamente quanto tempo os fios devem ficar com a tinta, quanto deve ser aplicado nos cabelos e como, para se obter resultado perfeito na coloração.

Cuidados com os cabelos castanhos

Como todo tipo e tonalidade de cabelo os castanhos possuem seus cuidados especiais. O principal problema para quem possui esta tonalidade na fibra capilar é a perda do brilho, e desbotamento da cor, que geralmente tende ao alaranjado.

Normalmente com a ação do tempo os cabelos castanhos vão perdendo o brilho e “desbotando”, o que exige alguns cuidados.

Os cabelos castanhos possuem pigmentos mais granulados que os loiros, por exemplo, isso faz com que o brilho seja mais perceptível e intenso ao invés de difuso. Porém, da mesma maneira como possui mais brilho, perde mais fácil também. E pior: é mais visível. Os fios ficam opacos e sem vida, com a aparência de quebradiços.

Para manter o brilho é necessário o uso constante de hidratações e o tratamento com vitaminas tipo A, E e B. As vitaminas ajudam a fortalecer o fio e devolver o brilho natural dos cabelos. Já o uso de produtos com silicone, favorece a formação de uma camada protetora ao longo dos cabelos que revitaliza a cor, deixa o fio uniforme e com aspecto saudável. Além disso, recomenda-se um enxague com chá preto – bem forte – para renovar a cor dos fios.

No caso do desbotamento da cor, aplicar uma coloração semipermanente (tonalizante), entre o espaço de tempo dos tingimentos permanentes, ajuda a reavivar a cor. Misturar um pouco de mix cinza a tintura também ajuda a neutralizar o alaranjado.

Hidratação para os cabelos castanhos

Em teoria a maioria, dos produtos, é voltada e serve muito bem, para cuidar deste tipo de fio, mas é preciso avaliar o tipo de fibra capilar que se possui. As hidratações não precisam ser de acordo com a cor, mas sim com seu tipo de cabelo. Misturadas às vitaminas, elas manterão os fios saudáveis e hidratados.

É preciso avaliar que tipo de cabelo se tem: se quebradiço, sem vida, opaco, com química ou tingidos. Vale informar que os cabelos tratados com química superam qualquer um dos outros problemas que se possa ter nos fios. Se eles são secos ou opacos, ainda assim a química supera todos eles porque exige um cuidado bem mais especial com os fios.

Hidratar os cabelos em casa e fazer uma visita mensal ao salão de beleza são medidas bem vindas. Os fios precisam de cuidados especiais de um profissional, mas, se o tempo é problema, basta fazer o uso eventualmente, ao menos uma vez por semana, de uma boa hidratação voltada para o seu tipo de cabelo.

Fazer hidratação para cabelo em casa é simples. Aplique o produto, deixe agir pelo tempo indicado na embalagem, mais que isso pode deixar os fios oleosos, mesmo que fiquem sedosos.

Os demais cuidados com cabelos castanhos são aqueles indicados para todos os tipos de cabelo: lavar com shampoo específico para seu cabelo, hidratar com vitaminas para manter o fio estruturado, cortar as pontas com frequência, tanto para manter a aparência saudável quanto o corte.

Para quem tem os cabelos castanhos à base de tintura alguns cuidados especiais deverão ser empregados: os cabelos tingidos precisam de cuidados específicos com a cor, por isso, escolha bem a tintura e/ou o tonalizante que será usado. Alguns deles causam ressecamento nos fios, o que nos cabelos castanhos são bem aparentes. Para evitar isso, intensifique o processo de hidratação e a aplicação de silicone. Evite utilizar outras químicas associadas à tintura. Quanto mais química nos fios, maior a tendência deles não resistirem e caírem ou quebrarem!

Cuidados com cabelos castanhos tingidos

Aquelas que não possuem cabelos castanhos ao natural sabem que não conseguem manter a mesma tonalidade o ano todo. O motivo é bem simples: a cor cai. A tintura ou pigmento também tingem o cabelo de forma superficial, o que quer dizer que com o tempo ele vai saindo, principalmente com a lavagem.

O ideal é que se lave os cabelos tingidos apenas a cada dois dias, para manter os fios coloridos e para deixar o cabelo manter sua própria oleosidade. Use e abuse de produtos para os fios que devem hidratar, e tenha em mente que quanto mais lavar os cabelos mais rápido a cor vai desbotar.

Para manter os cabelos castanhos sempre belos o ideal é fazer uma manutenção a cada 20 dias. Sempre opte por pintar os fios com a ajuda de um profissional, é o mais recomendado. Caso vá ousar em casa, leia cada linha da recomendação do fabricante e não deixe no cabelo a tinta mais do que o indicado na embalagem, ou os fios podem ficar extremamente secos e a cor alterada.

Também tenha cuidado quanto a escolha da nuance para cabelos castanhos e demais tonalidades. A qualidade da tinta e intensidade dos tons e reflexos podem variar, algumas pessoas se dão muito bem com tintas que ninguém gosta e outras apenas com marcas caras, mas opte pela dica de um profissional e veja se não há alergia a alguma substancia na formula química. Na duvida, faça sempre um teste de mechas para ver como a fibra capilar reage.

Email * First name Origem

Dica Importante!

O sucesso de um cabeleireiro está no quanto ele é conhecido e respeitado, assim é muito importante aprender e se manter atualizado, seja através de cursos presenciais ou cursos como o Curso de Cabeleireiro Pro Hair, onde é possível aprender em casa. Invista em você!


Comentarios

4 comentários sobre “Cabelos Castanhos
  1. Sandra Rodrigues disse:

    Quero saber tudo sobre cabe, retocar o loiro, hidratacao, progressiva, meu cabelo e bem pouquinho.

  2. MARCIA HELENA SOARES DE OLIVEIRA disse:

    Olá eu tento uma duvida a respeito que devo pintar o meu cabelo,meu cabelo é virgem castanho escuro gostaria de pinta de loira mais escuro 3d sera que sera ficaria bom?

  3. Tininha disse:

    Olá eu amo cabelos castanhos eu tenho preto natural sabe aquele catsanho que é marronzinho chocolate sem ser alaranjado geralmente aparece em menina bem branquinha de cabelo liso (aquela cor é a mais perfeita do mundo!!) gostaria de saber se tem como meu cabelo ficar daquela cor se descolorir nao vai fica alaranjado depois passo qual castanho me ajudem por favor..:)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Curso de Cabeleireiro

Coloração

Tons de Cabelos

Tons de Cabelos...

Você já deve ter ouvido falar [...]

Como escurecer o cabelo

Como escurecer o cabelo...

Você sabe como escurecer o cab[...]

Tonalizante Loreal

Tonalizante Loreal...

O que é Tonalizante Loreal O T[...]

Tonalizantes para Cabelos

Tonalizantes para Cabelos...

Para quem quer ter cabelos col[...]

Cores de cabelo para morenas

Cores de cabelo para morenas...

No artigo de hoje trataremos d[...]

DVD Luzes e Mechas