Cabelos com Progressiva

cabelos com progressivaTer cabelos lisos é a onda do momento, cabelos com progressiva então, nem se fala. Já passamos pelos caracóis livres dos anos 80, quando o volume era algo permitido e necessário, pelos totalmente cacheados e agora estamos nos cabelos lisos, sejam eles naturais ou não. E quando pensamos em métodos para alisar os cabelos um dos mais populares é a escova progressiva, que promete e de fato cumpre um alisamento permanente e não apenas durável até o próximo banho, no caso da escovação com secador.

Os cabelos com progressiva nada mais são que cabelos tratados com química, e esta permite que os fios fiquem lisos por bem mais tempo que um alisamento com escova de pentear e secador, método tradicional. Até o momento este é considerado o método mais eficiente para deixar os fios lisos naturalmente e duradouros, podendo permanecer até mais que os três meses indicados pela maioria dos profissionais da área.

Como é feita uma escova progressiva

O método é considerado um dos mais agressivos, no trato dos cabelos, se em sua composição houver combinação química forte com o uso de formol e alguns produtos, que é o responsável pelo alisamento do cabelo. A aplicação consiste em passar o produto da raiz às pontas, deixando agir por alguns minutos para em seguida escovar e logo após se passar uma chapinha ou prancha alisadora para modelar os fios. Essa ordem não varia mas algumas etapas podem ser acrescentadas como relaxamento e hidratação algumas semanas antes, tudo vai depender do estado do cabelo e avaliação de um profissional da área com conhecimento.

Os métodos mais antigos para deixar os cabelos com progressiva consistiam em deixar os fios sem prender  transpirar para que o produto não fosse eliminado mas são consideradas aplicações mais antigas. Hoje em dia existem as escovas progressivas inteligentes, para serem removidas na mesma hora e conferindo mesmo assim o efeito liso.

Outros métodos para alisar cabelo no mercado existem, mas são derivados do primeiro, a progressiva. A escova inteligente, por exemplo, é uma variante do mesmo alisamento apenas com produtos mais moderno. O uso do formol também é considerado atualmente dispensável, pois já existem métodos que não usam a substancia e também são considerados escova progressiva.

Cuidados com cabelos com progressiva

A escova progressiva é um dos métodos mais agressivos ao fio para que seja eficiente e não é qualquer cabelo que de fato suporta. Cabelos fracos não podem ser alisados com tais produtos e por isso recomenda-se algumas hidratações semanais ou até mensais, dependendo do estado, para que se possa aplicar o produto.

É importante ir até um cabeleireiro profissional de responsabilidade porque o resultado por ser catastrófico. São incontáveis os relatos de pessoas que informaram que seus fios partiram porque estavam fracos ou o produto foi aplicado em dosagem errada. O formol também é uma substancia toxica e não pode ser manuseado por ninguém que não seja um profissional, pois causa danos diversos à saúde, já ocorreram até mortes por inalação em excesso do produto.

Os cabelos com progressiva merecem bastante cuidado por diversos motivos. O principal é que a química enfraquece os fios e uma hidratação semanal após a aplicação é crucial. Ao menos a cada sete dias aplique uma hidratação em casa e uma vez por mês em salão de beleza, pois nada substitui o trato de um profissional nos fios.

Nos primeiros dias da aplicação do produto é preciso mesmo evitar que se prenda o cabelo. A progressiva está dando um novo molde aos fios, o de liso, e prender pode gerar uma marca que irá ficar permanentemente caso você não cuide. Eles devem ficar soltos até mesmo na hora de dormir, que é um longo período para que os cabelos fiquem marcados.

 A lavagem dos cabelos com progressiva

Algumas revistas e comentaristas de televisão já falaram que o cabelo após uma escova progressiva não é mais o mesmo e é verdade. É preciso saber que, seus fios agora deixam de ser oleosos, secos, com volume, crespos ou tudo o que ele for para serem considerados cabelos tratados com química e produtos para tal uso devem ser consumidos de agora em diante.

Os produtos para cabelos com química não abusam de substancias para que desta forma a química do seu cabelo não combine uma reação e assim cause a quebra dos fios. Eles também são próprios para a desidratação que a química traz ao cabelo e por isso são recomendados no uso do dia a dia como shampoos, condicionadores e cremes para pentear.

Deve ser feita a lavagem dos cabelos com progressiva a cada dois dias ou até mais para evitar retirar a hidratação natural dos fios. Contudo, se sua raiz for oleosa melhor manter os fios lavados a cada dois dias mesmo ou dia a dia caso sinta necessidade para evitar caspas e um efeito de sujo na cabeça. Lave sempre com shampoo sem sal, que será obrigatoriamente seu companheiro de todas as horas de agora em diante para o dia a dia e antes das hidratações.

As primeiras lavagens do cabelo com progressiva assustam um pouco porque na maioria das vezes sai um pouco de produto que lembra caspa. Não, não é caspa ou seborreia, é uma película protetora que se forma no couro cabelo por conta da aplicação do produto que sumirá totalmente após a lavagem.

Dica Importante!

O sucesso de um cabeleireiro está no quanto ele é conhecido e respeitado, assim é muito importante aprender e se manter atualizado, seja através de cursos presenciais ou cursos como o Curso de Cabeleireiro Pro Hair, onde é possível aprender em casa. Invista em você!


Comentarios

4 comentários sobre “Cabelos com Progressiva
  1. sueli monteiro disse:

    sou cabelereira,faco progressiva com carbocisteina,e os cabelos loiros estao ficando alaranjado,o q faco …obrigado.

    • mirella disse:

      Sueli um dos incovenientes da carbocisteína é isto mesmo, já existem progressivas que vem com o tonalizante para misturar a formula. Você tambem poderá estar matizando os cabelos depois da progressiva.

  2. jackeline da silva disse:

    Boa tarde, fiz uma progressiva sem formol, não gostei do resultado. Quero saber se posso alisar meus cabelo novamente com tiglicolato de amonia que ja passava a mais de 25 anos. Minha cabelereira falou que não posso passa novamente por que o ph do tiglicolato e mais forte que da progressiva. Por favor me ajudem que volta por tiglicolato.Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Curso de Cabeleireiro

Alisamento e Relaxamento

Produtos para relaxamento

Produtos para relaxamento...

É muito comum observar danos [...]

Guanidina

Guanidina...

Alisantes á base de guanidina [...]

Selagem no Cabelo

Selagem no Cabelo...

O uso do formol nos cabelos te[...]

Como fazer escova progressiva passo a passo

Como fazer escova progressiva passo a passo...

Quer aprender como a maioria d[...]

Escova Progressiva - Guia Completo

Escova Progressiva - Guia Completo...

Volume e frizz dominados, made[...]

DVD Luzes e Mechas