Cabelos fracos

cabelos fracosExistem diversos tipos de cabelos, os lindos e os saudáveis e os danificados, fracos e sem vida, mas para todos há uma forma de cuidar, seja para manutenção da beleza ou recuperação da fibra capilar. Os cabelos fracos estão no grupo dos danificados, mas com cuidado e carinho podem sim ficar fortes e saudáveis.

O que são cabelos fracos?

Chamamos de cabelos fracos os que se partem com facilidade, não necessariamente na raiz mas nas pontas ou ao longo do comprimento. Na maior parte das vezes eles começam a se partir sem que dê para perceber que isso está acontecendo, e quando já estão visíveis os danos são maiores.

Os cabelos também começam a enfraquecer com o passar do tempo se notamos essa mudança devemos entrar em ação e imediatamente tomarmos providências para que o problema não se agrave.

Se os cabelos se partem com facilidade ou estão com queda considerável é recomendado identificar o que pode estar ocasionando essa situação e começar, assim que possível, um tratamento intenso de recuperação da fibra capilar.

Se o problema for no couro cabeludo ou a quebra for constante, após alguma aplicação mal sucedida de química, a situação é mais séria, sendo necessário consultar um médico dermatologista ou tricologista para que ele analise o seu caso e lhe receite o tratamento que irá fazer com que apresente melhorias. Estes tratamentos normalmente tem como base alguns medicamentos que são tomados oralmente, shampoos e loções, as vezes todos em conjunto ou separadamente, mas o importante é procurar o auxilio do profissional.

Cuidados com os cabelos fracos

Para recuperar a saúde de seus cabelos, fracos e fragilizados, é importante ter uma rotina de cuidados diários e constantes com eles.

Cabelos fracos não devem ficar expostos a agressões, como o sol excessivo ou a fontes de calor como a prancha, o secador de cabelos e o baby liss.

Quem vai muito a piscina e à praia e está com cabelos fracos deve evitar molhar o cabelo na água, pois o sal e o cloro deixam os cabelos ainda mais frágeis e para esses casos a recomendação é proteger os fios com protetor solar, assim como fazemos com a pele. O protetor solar deve ser do tipo específico para os cabelos, uma ótima opção é o da marca Sundown. Aplique o produto antes de se expor ao sol e reaplique se necessário, especialmente se molhar os cabelos, e capriche nas pontas, que são as que acabam sofrendo mais danos.

Para quem faz uso do secador ou prancha recomendo o leave-in termoativado sem enxágüe ele é aplicado nos cabelos ainda molhados, logo depois do banho, só deve ser retirado o excesso de água. Ele deixará os seus cabelos mais hidratados, emolientes, menos embaraçados e ainda melhor, protegidos do calor.

Se os cabelos andam muito enfraquecidos, mesmo com a utilização do leave-in, a recomendação é que você não use fontes de calor diariamente, para poupa-los. Sempre que  possível deixe os cabelos secando ao natural, deixe para secar com secador ou pranchar somente em ocasiões especiais. São boas marcas de leave-ins a Bioextratus, a Amend e a Paul Mitchell.

Você pode usar e abusar da velha touca, que apesar de ser antiga funciona e deixa os fios bem lisinhos. Em perfumarias há bobes grandes com velcro, que são do tipo que alisam também. O velcro ajuda os fios a ficarem fixados no bob, e por esse motivo não há a necessidade da utilização de grampos, que acabam marcando os cabelos.

Hidratação para cabelos fracos é a melhor pedida

O cabelo que está fraco precisa ser hidratado e revitalizado e por isso a recomendação é que as hidratações sejam aplicadas duas vezes por semana até que o cabelo se recupere e depois passe a ser realizada uma vez por semana como manutenção.

Dê preferência a touca de alumínio, a térmica geralmente trás efeitos prejudiciais pois estimula as glândulas sebáceas, deixa a raiz mais oleosa e as pontas mais secas, além de expor o cabelo ao calor desnecessariamente. Use a touca de alumínio, ela age com o calor do próprio couro cabeludo.

Quanto as máscaras são boas alternativas as de hidratação da L’Oreal Profissional, a Kerastase e a Redken.

Se for para fazer algum tratamento em um cabeleireiro opte por uma reconstrução ou uma hidratação profunda que certamente valerá a pena. Os produtos com ação reconstrutora são super indicados, e não apenas a máscara de hidratação, mas também o shampoo e o condicionador. Faça uso de tais itens até que o cabelo apresente sinais de melhora, depois comece a revezar com os indicados para o seu tipo de cabelo. São ótimas opções de linhas reconstrutoras a da Amend, L’Oreal Profissional, Alfaparf e da Kerastase.

Cabelos fracos e com queda

Se por conta da fragilidade você notou que os seus cabelos começaram a cair é preciso atenção. É normal a queda de até 100 fios de cabelos todos os dias. Existem bons shampoos anti queda no mercado como o da Phytoervas, da Nativ e da Farmaervas.

Mas há casos em que esses shampoos comerciais, que são mais leves, não resolvem sozinhos. Nessa situação é preciso ir a um médico dermatologista que lhe indicará o tratamento mais adequado e fará o acompanhamento para perceber a melhora do problema.

Para evitar que os cabelos se partam ou caiam, também é preciso prestar atenção no tipo de escova e de pente que usamos em nosso dia a dia. É recomendado que os dentes sejam largos e um bom material é a madeira, pois ela não puxa os fios e nem os deixam elétricos. Pentear  os cabelos não apenas os mantêm em ordem, mas também estimulam a circulação do couro cabeludo.

Gostaram do artigo Cabelos Fracos? Comentem no site.

Email * First name Origem

Dica Importante!

O sucesso de um cabeleireiro está no quanto ele é conhecido e respeitado, assim é muito importante aprender e se manter atualizado, seja através de cursos presenciais ou cursos como o Curso de Cabeleireiro Pro Hair, onde é possível aprender em casa. Invista em você!


Comentarios

3 comentários sobre “Cabelos fracos
  1. Marlon Bruno disse:

    Interessante matéria.

  2. elizangela disse:

    Quero saber oque e bom para cabelo fragilizado

  3. Aline Machado disse:

    Muito bacana a matériaa…..gostei

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Curso de Cabeleireiro

Cuidados

Saúde dos Cabelos- Perguntas e Respostas

Saúde dos Cabelos- Perguntas e Respostas...

No artigo que preparamos hoje [...]

Cabelo quebrado e com queda

Cabelo quebrado e com queda...

O cabelo quebrado é resultado [...]

Cabelos Saudaveis

Cabelos Saudaveis...

Não seria maravilhoso, se você[...]

Cabelo Emborrachado

Cabelo Emborrachado...

Cabelos extremamente secos, fr[...]

Pontas duplas - como combater

Pontas duplas - como combater...

Você apela para um monte de tr[...]

DVD Luzes e Mechas

Email * First name Origem
Email * First name Origem