Cabelos Naturais

cabelos naturaisHoje em dia temos tratamentos capilares à base de químicas como alisamento, relaxamento, escova progressiva, escova definitiva, entre outros. Há também alternativas para mudança da cor dos cabelos, as colorações, luzes, mechas e tonalizantes, por exemplo. Os métodos são numerosos e despendem um alto preço do usuário que almeja ter os cabelos como de estrelas de TV, o que é totalmente possível com a tecnologia atual.

Mas mesmo com tantas opções de mudanças no visual das madeixas, existem pessoas que optam por manter os cabelos naturais, sem nenhum tipo de química. De certa forma, deixar os fios naturais ajuda a manter a saúde e integridade da fibra capilar, que acabam por não sofrer agressões diretas das químicas. Mesmo assim é fundamental que os cabelos sejam bem cuidados para que fiquem bonitos e brilhantes.

Não é porque o cabelo não tenha química que os cuidados devam ser deixados de lado, de maneira alguma. Eles só não são tão intensos. Os fios podem ser secos sem jamais terem visto um salão de beleza ou alisamento na vida, é comum e aceitável, precisam apenas de tratamento.

Produtos para cuidar dos cabelos naturais

Para cuidar dos cabelos naturais é preciso analisar qual o seu tipo de cabelo, se ele é oleoso, normal, seco ou misto, raiz oleosa e pontas com tendência a ressecar, para que sejam usados  shampoo e o condicionador adequados, especiais para o seu tipo de cabelo.

Escolha uma boa marca, que seja de qualidade, pois refletirá diretamente na saúde dos fios. Há shampoos de má qualidade com efeito detergente exagerado, e condicionadores que não hidratam.

Vale informar que usar shampoo e condicionador de qualidade não significa necessariamente que os produtos sejam muito caros, pois há marcas populares que são boas como Elseve, Dove e Pantene, por exemplo. Para quem prefere usar marcas profissionais, que são vendidas somente através da Internet e em salões de beleza, a Alfaparf e Kerastase são excelentes opções, apesar de bem mais caras que as marcas populares.

Contudo, o uso de produtos para cabelos é bem individual. Assim como o corpo, os fios se comportam de forma diferente de acordo com o uso no dia a dia. Nem todo o shampoo que é bom para mim será bom para você, por isso é preciso experimentar, pois não é necessariamente o preço, mesmo que esse influencie bastante, que determina se um produto é ruim ou não.

Como ter cabelos naturais lindos

Para que os fios se mantenham saudáveis e bonitos é necessário lavar os cabelos com o shampoo, que tem a função de higienizar e o condicionador que hidrata e fecha a cutícula. O sebo excessivo nas raízes e no couro cabeludo pode fazer com que os folículos fiquem entupidos, desencadeando a queda do fio e facilitando o surgimento da indesejável caspa.

Tente manter os seus cabelos limpos, as lavagens são essenciais mesmo que os seus cabelos sejam secos. Se os cabelos são extremamente secos as lavagens recomendadas são de duas a três vezes por semana, para que dessa forma a raiz fique limpa e as pontas não se ressequem ainda mais.

Em cabelos secos ou compridos, as pontas tem maior facilidade de apresentar ressecamento e portanto elas merecem cuidado especial. Se precisar de uma hidratação extra use máscara de hidratação rápida no lugar do condicionador, ela age em alguns minutos. Existem também ótimas ampolas que dão hidratação rápida e profunda, agem também em alguns minutos. São cuidados que deixam os cabelos com mais vitalidade, balanço e bonitos.

Mesmo os cabelos livres de química poderão ser tratados com  leave-in. A aplicação deverá ser concentrada nas pontas dos cabelos, ainda úmidos após a lavagem. Não é necessário grande quantidade do  produto, pois corre o risco do cabelo ficar opaco e pesado. O leave-in ajuda a deixar os cabelos desembaraçados, protegidos do sol e da poluição e mais hidratados.

Os cabelos mais secos pedem leave-ins com alta capacidade hidratante, mais encorpados e densos, para hidratar e controlar as pontas. Também evitará o volume em excesso e os cabelos arrepiados como o frizz. Para os cabelos normais, oleosos e mistos o leave-in pode ser fluido e em gel, estes deixam os fios hidratados e ao mesmo tempo sem pesar. Deve-se lembrar que, assim como o condicionador, o leave-in não pode ser usado nas raízes do cabelo, pois irá deixá-lo com aspecto de sujo e oleoso.

Hidratação nos cabelos naturais

Mesmo para quem está livre da química nos fios o processo de hidratação é fundamental, especialmente se os cabelos são compridos. O cabelo pode ser lavado com shampoo anti resíduos, este eliminará o resto de produtos, como gel ou pomada, que se acumulam na superfície do fio.

Depois você poderá aplicar a máscara nas pontas dos cabelos e massageando para que o produto penetre bem nos fios. Deixar agir pelo tempo indicado na embalagem, enxaguar bem e usar o leave-in.

A hidratação pode ser semanal, nos cabelos secos e normais, e nos cabelos mistos e oleosos poderá ser quinzenal. Reveze uma boa máscara de hidratação com uma de reconstrução. Marcas como a Alfaparf, Acquaflora e Amend são excelentes opções.

Atualmente vemos muitas pessoas com os cabelos grisalhos ou brancos que optam por não tingir os fios, deixá-los ao natural. Os cabelos grisalhos são bastante charmosos e há muitas pessoas que ficam muito bem com eles, mesmo com os cabelos completamente brancos.

Para as pessoas que tem os cabelos grisalhos e brancos, temos no mercado alguns shampoos com ação desamareladora, que eliminam o amarelo que insiste em se instalar nessa cor de cabelo.

 Boas opções são as marcas Amend, Vult e L´Oreal Profissional, por exemplo. O shampoo desamarelador faz com que os cabelos tenham uma cor branca e clarinha, acinzentada e até um pouco prateada dependendo da cor original dos fios, deixa o cabelo muito mais bonito e com um ar elegante. Esses shampoos são encontrados facilmente em farmácias, perfumarias e supermercados, também há condicionadores, máscaras e leave-ins para este tipo de cabelo.

Gostaram do artigo Cabelos Naturais? Comentem no site.

Email * First name Origem

Dica Importante!

O sucesso de um cabeleireiro está no quanto ele é conhecido e respeitado, assim é muito importante aprender e se manter atualizado, seja através de cursos presenciais ou cursos como o Curso de Cabeleireiro Pro Hair, onde é possível aprender em casa. Invista em você!


Comentarios

9 comentários sobre “Cabelos Naturais
  1. Lorena disse:

    Meu cabelo é liso natural ,mas tá se ondulando ,pq isso tá acontecendo?

  2. Tay disse:

    Meu cabelo é ondulado bem leve,mas a raiz está TODA cacheada,está horrível!E da última vez em que coloquei química nele em 3 semanas já estava cacheando a raiz de novo,está feio,poroso e ressecado,o que faço? Quero eles naturais de novo.

  3. Karol disse:

    Bom dia, meu cabelo é totalmente natura nunca fiz nada. Porém ele é muito grosso e é longo, é liso más tem uma ondulação nas pontas. O problema é o volume dele, tem dias que não dá pra controlar e acabo passando chapinha, o que devo fazer pra reduzir o volume do meu cabelo ?

    Obrigada

  4. Ellen Roberta disse:

    Tenho o cabelo bem ondulado na raiz e natural sem tintura, castanho escuro,mais faço progressiva a 7% para conseguir calmar a raiz. Agora esta comecando a sair cabelos brancos e nao o que faço, se pinto somente com uma cor ou se faço mechas? Tenho a cor da pele morena clara, tem alguma ideia para me ajudar?

  5. ingrid disse:

    Adorei, brigado pelas dicas, pro meu cabelo que é super lisinho rsrs

  6. Deborah disse:

    Ooi,eu tenho cabelo totalmente natural. Nunca pintei, nunca fiz progressiva, e desde 2013 que eu não seco e não faço chapinha no meu cabelo.
    Meu cabelo é bem liso, lavo ele com água morna, mais pra gelada. Ele é um pouquinho pra cima da cintura e corto sempre que minhas pontas começam a ficar duplas. Só que de um tempo pra cá, as umas duas semanas, minhas pontas estão ficando duplas mais rápido e minhas pontas estão bem secas. Fiz hidratação hoje, meu cabelo ta bem macio, mais quero alguma coisa pra ele ficar mais brilhante e macio sem ter que fazer hidratação. Você tem alguma dica? Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Curso de Cabeleireiro

Cuidados

Saúde dos Cabelos- Perguntas e Respostas

Saúde dos Cabelos- Perguntas e Respostas...

No artigo que preparamos hoje [...]

Cabelo quebrado e com queda

Cabelo quebrado e com queda...

O cabelo quebrado é resultado [...]

Cabelos Saudaveis

Cabelos Saudaveis...

Não seria maravilhoso, se você[...]

Cabelo Emborrachado

Cabelo Emborrachado...

Cabelos extremamente secos, fr[...]

Pontas duplas - como combater

Pontas duplas - como combater...

Você apela para um monte de tr[...]

DVD Luzes e Mechas

Email * First name Origem
Email * First name Origem