Cabelos quebradiços

cabelos quebradiçosUm dos tipos de cabelos que mais causam preocupação as mulheres são os cabelos quebradiços. Estes são caracterizados por se quebrarem ao menor esforço exercido sobre eles, como por exemplo, ao passar do pente, ou apenas ao prende-los ou quando se vai tirar a amarra e ainda pior, sozinhos. Eles se rompem, não na raiz mas na metade dos fios, por isso causam tanto alvoroço.

Os cabelos podem ficar quebradiços por diversos motivos como maus tratos no dia a dia, química em excesso, química incompatível, muito secador e prancha, dentre outros. Por isso a principal dica para cuidar deste tipo de cabelo é observar com bastante atenção os fatores que podem estar deixando-os quebrados para poder evitá-los, além de ter a preocupação de estar cuidando constantemente das madeixas.

É preciso tratar os cabelos quebradiços para evitar que se rompam novamente ou para recuperar os fios que já se encontram danificados. Há alguns casos em que o cabelo realmente está muito estragado e quando não tem como recuperar os fios é preciso cortar um pouco do comprimento. Melhor um cabelo mais curto e saudável que um cabelo comprido e com pontas completamente quebradiças, isso estraga qualquer visual.

Cuidados com os cabelos quebradiços ao pentear

Para evitar que os cabelos se rompam é importante ter delicadeza ao desembaraçá-los, faça logo após a lavagem ou quando ainda se encontrarem molhados. Opte por escova com os dentes largos ou pente de madeira com os dentes bem espaçados, pois evita que os cabelos fiquem elétricos, causado pelo atrito entre os fios e o pente de plástico, minimize a quebra durante a escovação. Os cabelos finos tem maior tendência à quebra, esse tipo de fio, portanto, merece cuidado redobrado.

Cuidados com os cabelos quebradiços na lavagem

Para ajudar a manter os cabelos bonitos, bem cuidados e brilhantes, não os lave com água muito quente. A água escaldante irá deixar os cabelos mais elétricos e quebradiços, além das pontas ressecadas. Há ainda o agravante que com a água quente as glândulas sebáceas são mais estimuladas e a raiz fica oleosa. Por isso prefira lavar os cabelos com água fria e para os dias frios use água morna, para que os fios continuem saudáveis.

Para secar os fios não os esfregue com força na toalha de banho, pois também pode deixar os cabelos quebradiços. Enxugue delicadamente, retire o excesso de água com as mãos, apertando os fios da raiz até as pontas para depois começar a secar com uma toalha.

Se for usar secador, baby liss ou chapinha aplique nos cabelos com temperatura mais amena, evite que estejam muito quentes, pois o excesso de temperatura pode deixar o cabelo danificado e não apenas criar cabelos quebradiços mas também secos e opacos. Sempre use  spray protetor térmico apropriado para escova ou um leave-in termoativado para que o cabelo fique protegido do calor excessivo.

Se o seu cabelo já estiver muito danificado tente não utilizar fonte de calor todos os dias ou com tanta frequência, só ocasionalmente. Experimente alisar os fios com bobes, você os encontra em tamanho grande e com velcro, eles também deixam os cabelos mais lisos e bonitos sem danificá-los e o velcro ajuda o cabelo a ficar preso no bobe sem que exista a necessidade de usar grampos, que normalmente marcam os fios.

São bons produtos os da Elseve, Paul Mitchell e Kerastase e muitos outros no mercado, para os cuidados com os fios, basta testar e observar o resultado no dia a dia.

Como recuperar cabelos quebradiços

Para que os cabelos quebrados se recuperem é necessário deixá-los bem hidratados. Faça hidratações semanais revezando a máscara de hidratação profunda com a máscara de reconstrução.

Você também poderá estar lavando os cabelos com shampoo anti resíduos antes das hidratações, retire o excesso de água com as mãos ou ajuda de uma toalha e aplique o produto (creme ou mascara) no comprimento dos cabelos e deixe agir pelo tempo indicado na embalagem. Ao passar o creme no cabelo massageie bem para que penetre nos fios e faça o efeito esperado.

Não passe a máscara ou creme na raiz, se aplicados nesta região deixarão os cabelos oleosos e pesados.

Procure utilizar a touca de alumínio, esta faz com que o creme haja melhor, porque usa o calor do couro cabeludo para potencializar o seu efeito, estas toucas podem ser encontradas em perfumarias e farmácias.

São boas máscaras de hidratação profunda para cuidar de cabelos quebradiços as da Amend, da Acquaflora e da L’Oreal Profissional. Já sobre as máscaras de restauração para o uso nos cabelos quebradiços são ótimas opções as da Alfaparf, da Kerastase e da Amend.

Há ainda as ampolas para tratar de cabelos quebradiços e as máscaras de reconstrução capilar com efeito reconstrutor que são aplicadas como leave-in no cabelo com ótimo efeito de reconstrução para os fios que se encontram muito quebrados. Uma ótima dica é a ampola Midollo di Bambu da Alfaparf que pode ser aplicada nos cabelos com um pequeno borrifador, como se fosse um leave-in.

Usar queratina em cabelos quebradiços

Contra os cabelos quebradiços outra importante arma é a queratina que pode ser encontrada em spray e usada juntamente com o leave-in sem enxague, eles fazem com que o cabelo vá se recuperando. Não deve ser aplicado todos os dias mas pode ser usado com frequência quando os fios estão bastante danificados. São boas marcas de queratina a Wella e a Lacan.

Dicas de produtos para cabelos quebradiços

Para evitar que as pontas dos cabelos se quebrem e que ainda surjam as pontas duplas você também poderá apelar para o reparador de pontas. Mas não use o produto em excesso para não deixar o cabelo pesado. São boas opções o reparador da Avon, da Alfaparf e da Alta Moda.

Para cabelos que já se encontram quebrados ainda existe a possibilidade do tratamento noturno, os cremes de tratamento noturno. Eles devem ser aplicados durante á noite,  e retirados no outro dia, hidratam bem o cabelo. Dê atenção especial ás pontas, as partes quebradas e ressecadas. São boas opções o hidratante noturno da Natura, da Kerastase e da L’Oreal Profissional.

Dica Importante!

O sucesso de um cabeleireiro está no quanto ele é conhecido e respeitado, assim é muito importante aprender e se manter atualizado, seja através de cursos presenciais ou cursos como o Curso de Cabeleireiro Pro Hair, onde é possível aprender em casa. Invista em você!


Comentarios

20 comentários sobre “Cabelos quebradiços
  1. lucia disse:

    meu cabelo e fino sem volume pouco adoro luzes mas quando faço ficam secos e rebeldes costariade saber de um produto que não
    cause tantos estracos

    • mirella disse:

      Lucia luzes estragam mesmo, vc poderá estar remediando os danos com tratamentos á base de queratina para repor um pouco de “massa” a fibra capilar ou ainda optando por descolorante sem amônia.

  2. josefa ramos viana disse:

    ola, estou desespera meu cabelo e muito fino nao suporta nada alem disso e semi crespo ,faço relaxamento na raiz mais as pontas ficam quebrando numca crescem o que eu faço so vejo crescimento n raiz, me ajudem, beijos JOSEFA

  3. Tainá disse:

    Meus cabelos estão super ressecados e quebrados e eles são lisos , como posso tratar eles , para que votem ao normal ?

  4. Luana disse:

    Meu cabelos é liso, longo e loiro, está muito ressecado e quebrado, só pintei ele duas vezes mas n sei se isso pode ter interferido ,quero ajuda de como resolver esse problema. Um abraço, Luana.

  5. marilia gabriela disse:

    ola,meus cabelos é bem fino,estou cm muita queda,esta quebradiços,gostaria de saber o que eu faço para amenizar,a queda,e dar brilho…

  6. jamila nandara disse:

    eu tenho luzes e fiz uma selagem a um mes meu cabelo esta muito quebradico e da nificado nao sei mais o q fazer me ajud por favor

  7. rose ferreira disse:

    ola,bom dia adorei suas dicas, estou tambem com problemas,sou ex gestante a um ano tive minha filha no periodo de gestaçao fiz ferro aquele mesmo do fogo e alisantes depois e progressivas meus cabelos estao se partindo do meio para baixo o que faço? nao esta caindo nao so se partindo da metade para baixo( sos)

    • mirella disse:

      Rose estão se partindo após o procedimento, progressiva? Vc sabe quais foram as químicas? Pode ter ocorrido incompatibilidade de químicas, o ideal é investir em tratamentos de reconstrução capilar e de preferencia sem a utilização de chapa.

  8. neusa disse:

    meu cabelo estáquebradiço porque faço balaiage sempre,o que fazer p.recuperar os fios quebradiços,eles são finos e lisos,será que a queratina ajuda,e o shampoo sem sal?

    • mirella disse:

      Neusa hidratações, banhos de nutrição, óleo de argan. A queratina que é comercializada nas farmácias não é a mesma utilizada por nós profissionais, precisa de um prévio diagnóstico dos cabelos para saber se é indicado.

  9. Lyara disse:

    Meu cabelo é bem liso, fino e com pouco volume. Eu fiz mechas californianas há um ano e elas estragaram totalmente o me cabelo. Eles quebraram, ficaram com menos volume ainda e deram uma leve enrolada. Como faço pra recuperálos?

  10. Valéria Nascimento souza disse:

    É POSSÍVEL O CABELO QUEBRAR SOMENTE DAS PONTAS PRA BAIXO?

  11. Bruna silva disse:

    Meu cabelo quando esta molhado e bem bonito, mas e muito quebradiço, e fino e quanto penteio ele fica espantico e muito ressecado, oque eu posso fazer?

  12. Souza disse:

    Faço chapinha a 4 anos, pois n gostava das madeixas cacheadas, comecei utilizando a chapa durante 2 vezes na semana ate chegar a dia sim, dia nao. meus cabelos eram longos, abaixo dos seios, por causa da chapinha perdi a metade do cabelo, alem disso, ficaram quebradiços, secos, opacos, e esticados numa determinada parte do cabelo. Estou determinada a mudar a historia do meu cabelinho, porem ainda quero mante-lo liso. O que devo fazer ?

  13. Vanessa disse:

    Ola, estou apavorada, meu cabelo natural e claro mais acostumei pintar sempre de preto azulado, e agora ele estar caindo muito não sei mais oq fazer, estar opaço e sem vida, e agora esta voltando a cor e não posso pintar! o q fazer???

  14. jaqueline disse:

    gostei dessa dica :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Curso de Cabeleireiro

Cuidados

Cabelos Saudaveis

Cabelos Saudaveis...

Não seria maravilhoso, se você[...]

Cabelo Emborrachado

Cabelo Emborrachado...

Cabelos extremamente secos, fr[...]

Pontas duplas - como combater

Pontas duplas - como combater...

Você apela para um monte de tr[...]

Pintar o cabelo na gravidez

Pintar o cabelo na gravidez...

São inúmeras as dúvidas postad[...]

Mitos e verdades sobre tratamento capilar

Mitos e verdades sobre tratamento capilar...

No artigo de hoje falaremos a [...]

DVD Luzes e Mechas