Cabelos Quebrados

cabelos quebradosOs cabelos precisam ser cuidados para estarem bonitos e saudáveis. Quando os fios não recebem os cuidados que necessitam, o resultado é cabelos quebrados, com queda, caspa, pontas duplas e ressecamento. Os cabelos quebrados são os responsáveis por destruir qualquer visual e por esse motivo é preciso saber o que fazer para evitar que os fios fiquem desse jeito. E se o seu cabelo já estiver quebrado, não se desespere, pois cuidando bastante, até mesmo em casa, você verá que aos poucos ele irá se recuperando e mostrando mais brilho e viço.

O que são cabelos quebrados?

Cabelos quebrados são aqueles que não chegam ao comprimento final do fio, na altura em que o cabelo deveria estar, eles quebram antes e geralmente se partem durante o ato de pentear, pois estão frágeis para suportar qualquer pequeno atrito.

Os motivos pelos quais os cabelos quebrados existem são diversos. Os fios podem ser partir também pela utilização de químicas, especialmente se elas forem incompatíveis entre si. Para que você não tenha problemas, peça ao cabeleireiro para fazer um teste de mecha antes de aplicar qualquer produto no cabelo inteiro. Ele pegará um pouco do seu cabelo que fica embaixo, perto da nuca, e irá aplicar o produto e observar a reação. Se o cabelo quebrar, partir, esquentar ou derreter, o produto não deverá ser aplicado no cabelo inteiro em hipótese nenhuma, e por isso seja prudente e faça o teste de mecha sempre que julgar necessário.

O choque entre químicas incompatíveis pode ocasionar sérios danos ao cabelo. Em alguns casos, a quebra é mais leve e pode ser recuperada, mas em outros o cabelo simplesmente se parte, e o que pode ser feito é esperar que o cabelo cresça novamente.

Um produto bastante usado nos anos 90 e que até a hoje tem seus fãs e é responsável por muitos cabelos quebrados é o henê. Vendido em sachês, o henê é um produto que alisa e tinge os cabelos de preto ou castanho escuro ao mesmo tempo. Nada pode ser usado no cabelo além deste determinado produto, pois ele não é compatível com mais nenhum tipo de química, e o seu cabelo poderá literalmente se partir ou derreter.

Se você alisa os cabelos, para cobrir os fios brancos só o tonalizante é compatível, a tintura tem amônia e fará com que os seus fios se quebrem. Nesse caso, fazer luzes ou mechas com descolorante á base de amônia nem pensar.

È recomendado para quem faz alisamento ou relaxamento no cabelo que seja retocado de pelo menos três em três meses, pois se esse intervalo não for cumprido, o couro cabeludo pode ficar irritado e o cabelo quebrado. Quem trata os fios com henna também deve ter cuidado, pois como ela tende a deixar os fios mais ressecados, se eles não forem cuidados adequadamente, podem ficar secos e quebradiços.

Para aquelas ou aqueles que são adeptas da escova progressiva ou escova definitiva também devem ter cautela e se lembrar de tratar bem os fios. Essas escovas funcionam como uma espécie de “maquiagem” nos cabelos, fazendo-os parecer lisos e bonitos. Mas á medida em que o produto vai saindo, ele pode ir se mostrando feio, seco e quebrado, já que não recebeu o tratamento adequado devido à “ilusão” que a escova progressiva proporciona, de que o cabelo está lindo e saudável.

Por isso, caso você seja adepta desse alisamento temporário, tenha atenção e não deixe que os fios cheguem a uma situação complicada. Continue sempre usando leave-in, shampoos e condicionadores de marcas boas e hidratando, além de um bom reparador de pontas para que elas não fiquem com aspecto de “espigados”.

Cuidados com os cabelos quebradiços

Todos os cabelos estão suscetíveis à quebra, mas os cabelos compridos estão entre os mais atingidos, pois as suas pontas são maiores e mais expostas e tendem a quebrar mais. Muitas vezes, mesmo sem usar química nos cabelos eles acabam se quebrando, por não serem bem tratados no dia-a-dia.

Quem tem o costume de usar diariamente o secador de cabelos, a chapinha ou o baby liss deve ter bastante cuidado e aplicar leave-in com protetor térmico, para proteger os fios do calor do secador. Alem disso, usar produtos para evitar o ressecamento é sempre recomendado.

Para quem já está com os fios quebrados, esses aparelhos devem ser evitados ou usados de vez em quando, para não agravar os danos. Passe a usá-los com maior frequência depois que os cabelos já estiverem recuperados.

Quando os fios já estiverem quebrados, você precisa tomar as providências para que fiquem bonitos e saudáveis novamente, cuidando deles em casa e se for necessário no salão de beleza também.

Se a quebra não for muito acentuada você pode cuidar dos cabelos em casa mesmo e logo terá ótimos resultados. O básico é a boa e velha hidratação constante. Hidrate toda semana, e reveze com uma máscara reconstrutora e uma máscara com alto poder de hidratação.

Faça massagem nos cabelos para que o produto penetre bem e deixe agir no tempo indicado pela embalagem. Use touca de alumínio, que age com o calor do próprio couro cabeludo, ela é vendida em perfumarias, farmácias e lojas que vendem produtos para cabeleireiros. Se o seu cabelo estiver bem quebrado use um shampoo e um condicionador reconstrutor, até que ele apresente melhora significativa. Quando os fios já estiverem melhor, comece a revezá-los (shampoos e condicionadores reconstrutores e os normais) nas suas lavagens, até que o cabelo se mostre completamente recuperado.

Quando o dano é muito intenso é preciso seguir essa rotina, que descrevemos, na sua casa, mas há necessidade de tratamentos no salão. O profissional avaliará o seu caso e lhe indicará os tratamentos que irão recuperar os seus cabelos. Pode ser que ele use cauterizações, hidratações profundas e até a plástica capilar, que são tratamentos que prometem recuperar os fios de dentro para fora.

O ideal é que sempre se vá a um cabeleireiro experiente e de confiança, para que ele indique o que realmente vai valer a pena para o seu caso. Não é hora de economizar, pois o barato pode sair caro, e após o cabelo já estar recuperado, mantenha a rotina de cuidados para que isso não aconteça novamente.

Gostaram do artigo Cabelos Quebrados? Comentem no site e nos enviem dicas.

Dica Importante!

O sucesso de um cabeleireiro está no quanto ele é conhecido e respeitado, assim é muito importante aprender e se manter atualizado, seja através de cursos presenciais ou cursos como o Curso de Cabeleireiro Pro Hair, onde é possível aprender em casa. Invista em você!


Comentarios

4 comentários sobre “Cabelos Quebrados
  1. leda disse:

    quero saber como mudar de amonia para qual produto sem estragar um cabelo

  2. suelen disse:

    nossa depois se eu fazer mechas e luzes meu cabelos coeçaram quebra eu tou até hoje com meu cabelo quebrado
    mais tou fazendo masagem no cabelo
    lavo meu cabelo sempre com shampoo e condicionador (só q o shampoo e condicionador só compro no salao)preciso muito de ajuda o que eu faço ,quero relaxa ele sera q eu posso ?

  3. Marines Felisberto da Silva disse:

    usa aminoacido apos lavar com shampoo que tem na composição argenina

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Curso de Cabeleireiro

Produtos

Perucas naturais

Perucas naturais...

As pessoas usam perucas por in[...]

Shampoo violeta

Shampoo violeta...

Muitos de vocês já se deparara[...]

Pomada para cabelo

Pomada para cabelo...

Um dos melhores finalizadores [...]

Óleo de Macadâmia para os cabelos - o que é e como utilizar
A água oxigenada guia completo

A água oxigenada guia completo...

Água oxigenada? A água oxigena[...]

DVD Luzes e Mechas