Cabelos tingidos

cabelos tingidosHá diversos motivos que levam as pessoas a adotarem os cabelos tingidos. As vezes é para mudar o visual, ou usar uma cor que fique melhor que a natural ou simplesmente para cobrir os fios brancos que começam a aparecer.

Independente dos motivos que levam as pessoas a tingirem as madeixas, é necessário ter uma rotina de cuidados com os cabelos, já que eles serão modificados quimicamente. A intenção é fazer com que eles continuem brilhantes, bonitos e saudáveis, mesmo após a química, que se repetirá conforme o cabelo for crescendo, com o retoque da raiz.

O que são cabelos tingidos?

São considerados cabelos tingidos aqueles coloridos de alguma forma, com coloração permanente, semi-permanente ou temporária. Se utilizar tinta, tonalizante, pigmento ou henna para modificar a cor natural, seus cabelos são considerados tingidos.

É importante saber que o processo para ter os cabelos tingidos permanentemente envolve química e é agressivo aos fios. Se um profissional da beleza lhe informar que seus cabelos não irão sofrer nenhum dano com a tintura, pode mudar de cabeleireiro, ele não está sendo honesto. Por mais naturais que sejam os produtos e os elementos usados na composição da tinta o cabelo fica ressecado, pode ficar quebradiço e apresentar queda.

Como ter cabelos tingidos?

Para tingir os fios você poderá ir a um cabeleireiro ou fazer em casa mesmo, caso não vá alterar muito o tom dos cabelos. Se você pretende usar uma mistura de cores ou fazer mais tons, a recomendação mais sensata é ir até um profissional de beleza, pois ele saberá como fazer, em casa é arriscado. Deixar a tinta agir um tempo a mais ou a menos, misturar químicas, utilizar volumes diferentes de água oxigenada, tudo isso deve ser feito com o acompanhamento de um profissional para que o resultado seja mais garantido.

Informe todo e qualquer tipo de química que há em seus cabelos, para o profissional, seja um simples relaxamento ou escovas progressivas, se souber a marca do item melhor ainda.

Cabelos tingidos em casa

Se você for tingir os fios de tom próximo ao tom natural de seus cabelos, poderá fazer esse procedimento em casa mesmo, sem qualquer problema. É importante que você compre uma tintura de qualidade, como a L’oreal, por exemplo, mas existem muitas outras marcas boas no mercado, também as profissionais, e só escolher.

Essas tintas já vêm em kit completo, com a água oxigenada e as luvas plásticas para que as mãos não fiquem manchadas. Elas podem ser facilmente encontradas em perfumarias e farmácias.

Se for optar pela tinta profissional, são boas opções a Color Perfect (da Wella), a Evolution (da Alfaparf) e a Majirel (da L’Oreal Profissional). Nesse caso, os kits não vêm prontos e é preciso comprar a bisnaga da água oxigenada separadamente, geralmente a de 20 volumes. A água oxigenada de 30 e de 40 volumes deve ser usada quando o clareamento desejado é de três ou quatro tons.

Se for lavar os cabelos antes da aplicação da nuance, não esfregue a raiz, é importante manter esta área um pouco suja para proteger o couro cabeludo da química. Misture a tinta com a água oxigenada e aplique nos fios, e deixe agir pelo tempo indicado na embalagem, depois enxague.

Não precisa utilizar shampoo, caso não queira, apenas condicionador, finalize com um leave-in. Use roupas velhas, capa plástica e luvas, que são vendidas em perfumarias e em lojas que comercializam produtos para cabeleireiros, pois a tinta pode manchar o tecido e ser difícil de ser removida por completo.

Antes de tingir espalhe pela nuca, testa e orelhas, um gel especial para evitar que a pele se manche ao entrar em contato com a tintura. A possibilidade de manchas é ainda maior se a tinta aplicada for escura, na falta do gel, utilize um creme hidratante corporal.

Retoques em cabelos tingidos

As raízes podem ser retocadas de acordo com a necessidade, geralmente a cada trinta dias, em caso de cabelos tingidos com tons muito distantes do natural, ou com porcentagem muito alta de brancos, o retoque passa a ser feito aproximadamente a cada quinze dias. Durante o retoque aplique o produto na raiz, evite aplicar no comprimento inteiro do cabelo, pois isso deixará as pontas mais ressecadas e não há necessidade. Geralmente três retoques para uma coloração por completo, porque lá pelo terceiro retoque a cor já estará desbotada e precisará ser revitalizada no cabelo inteiro.

Os cabelos tingidos precisam de cuidados especiais para que a cor seja preservada e fiquem sempre bonitos. Utilize shampoo e condicionador especiais para cabelos tingidos, você encontra diversas marcas boas no mercado como Amend, Acquaflora e L’Oreal Profissional, por exemplo.

Se o seu cabelo for comprido e as pontas ressecadas devido à tintura, use máscaras de ação rápida no lugar do condicionador, já que elas agem melhor e mais rápido. Há algumas delas especiais para cabelos tingidos, como da Elseve, da Pantene e da L’Oreal Profissional, por exemplo.

Se as pontas ainda assim precisarem de uma hidratação profunda e rápida, há ampolas especiais para cabelos tingidos, que também agem rápido e deixam os cabelos hidratados e mais nutridos. Há excelentes opções da Amend e da Acquaflora, por exemplo.

Quem tem os cabelos tingidos não deve dispensar o leave-in. Claro que é uma dica, há produtos semelhantes que poderão ser usados, escolha o de sua preferência. Este serve para desembaraçar os fios, deixá-los mais hidratados, e no caso dos cabelos tingidos, mais protegidos dos efeitos do sol e da poluição. Sol e poluição fazem com que os cabelos fiquem desbotados mais rapidamente. Se você usar fontes de calor diariamente, como o secador e a prancha, o leave-in deve ser termoativado para proteger os fios do calor excessivo.

Hidratação nos cabelos tingidos

A hidratação dos cabelos tingidos deve ser semanal, mesmo que eles sejam originalmente oleosos, a tintura faz com que os fios fiquem menos oleosos mas com escamas um pouco abertas, e ainda é preciso evitar que as pontas se ressequem. Alterne as máscaras de hidratação com as de reconstrução e prefira use as toucas de alumínio ao invés das toucas térmicas, elas agem com o calor do próprio couro cabeludo.

Não é indicado o uso do shampoo anti resíduos para os cabelos tingidos, pois poderá fazer com que a sua tintura desbote ainda mais rápido. Depois aplique o produto, máscara ou creme, nas pontas dos cabelos, massageie para que possa penetrar bem, deixe agir conforme o tempo indicado na embalagem. Enxague bem e depois use um leave-in.

Gostaram do nosso artigo de hoje Cabelos Tingidos? Comentem no site.

Dica Importante!

O sucesso de um cabeleireiro está no quanto ele é conhecido e respeitado, assim é muito importante aprender e se manter atualizado, seja através de cursos presenciais ou cursos como o Curso de Cabeleireiro Pro Hair, onde é possível aprender em casa. Invista em você!


Comentarios

4 comentários sobre “Cabelos tingidos
  1. ariana disse:

    gostaria de saber como eu faco para adquirir o curso

  2. PRISCILA ANDRE disse:

    adorei as dicas com certeza vou segui a risca essas recomendaçoes.

    obriga !!!

  3. Ana disse:

    Queria pintar o meu cabelo da cor da raiz, mas sem pegar na raiz! Tem como?

    Tingi meu cabelo a um mês de 5.1 Castanho Claro Acinzentado porem meu cabelo puxa muito pros tons avermelhados, ninguém acredita que tingi dessa cor rs e estou detestando pq no sol fica mais claro…

    Estou pensando em descolorir meu cabelo inteiro e tingir da cor mais próxima ao natural que seria 6.1 Loiro Escuro Acinzentado da Imedia Excellence Creme pra nunca mais tingir!!!!!!!!!!

    Sei que meu cabelo vai desbotar e queria retocar so o comprimento pra manter a cor e conforme for crescendo ir cortando ate atingir o natural.

    O Dekacolor nao funciona no meu cabelo, ja tentei!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Curso de Cabeleireiro

Coloração

Tons de Cabelos

Tons de Cabelos...

Você já deve ter ouvido falar [...]

Como escurecer o cabelo

Como escurecer o cabelo...

Você sabe como escurecer o cab[...]

Tonalizante Loreal

Tonalizante Loreal...

O que é Tonalizante Loreal O T[...]

Tonalizantes para Cabelos

Tonalizantes para Cabelos...

Para quem quer ter cabelos col[...]

Cores de cabelo para morenas

Cores de cabelo para morenas...

No artigo de hoje trataremos d[...]

DVD Luzes e Mechas