Coloração para cabelos

coloração para cabelosAs pessoas tingem os cabelos por diversos motivos, como mudar a cor natural dos fios, ter um visual novo ou cobrir as madeixas brancas que começam a aparecer com a idade, em alguns mais cedo que em outros, no geral a partir dos 30. Por isso é importante saber como usar a coloração para cabelos, conhecer os produtos e saber como colorir os seus fios sem danificá-los.

Colorir os cabelos não é uma tarefa difícil e pode ser realizada em casa mesmo, salvo se você quiser mesclar mais de um tom, aí é preciso recorrer a um cabeleireiro para que o resultado seja o aguardado. Antes de decidir sobre como colorir os cabelos, é importante saber sobre qual é o produto correto para fazer esse procedimento.

Tonalizante para coloração nos cabelos

Existem os tonalizantes e as tinturas e é fundamental saber qual é a diferença entre esses dois produtos. O tonalizante é um produto sem amônia e por isso é mais suave e não agride tanto os fios. Ele age juntamente com o revelador, que na verdade é uma água oxigenada de 10 volumes.

A bisnaga do tonalizante deve ser misturada ao revelador e passados no cabelo molhado logo após ser lavado apenas com shampoo. Deixe o produto agir de acordo com o tempo indicado na embalagem que normalmente é de 20 minutos. Depois enxague bem o cabelo, aplique o condicionador e use um leave-in para finalizar.

É importante lembrar que o tonalizante não é o mais indicado para quem quer mudar o visual radicalmente, como ter o cabelo castanho e ficar loiríssima, por exemplo. Ele não tem poder suficiente para esse tipo de mudança, é preciso recorrer à tintura para esses casos.

Se você pretende usar tonalizante para cobrir os fios brancos é preciso analisar a quantidade de fios grisalhos e também o tipo de cabelo, eles geralmente dão cobertura se no caso tiver 70% dos cabelos brancos, mais que isso o resultado poderá ficar a desejar.

O tonalizante é uma ótima opção para pessoas que não possuem muitos cabelos brancos e para quem quer clarear ou escurecer o cabelo de leve ou para quem quer deixar o cabelo com mais brilho e uma cor mais viva.

O tonalizante pode ser bastante interessante para pessoas que usam químicas como o alisamento e o relaxamento, que são incompatíveis com a tintura, podendo provocar a quebra dos fios. O tonalizante também está liberado para as grávidas e para quem está amamentando, pois como ele não contém amônia em sua formulação, não existe o perigo de prejudicar o bebê de alguma forma.

Use produtos de qualidade, boas indicações de tonalizantes são o Color Touch (da Wella) e o Richesse (da L’Oreal Profissional). Procure usar o revelador da mesma marca do tonalizante, para que o resultado seja ainda melhor.

Para quem utiliza o tonalizante em maior quantidade, nas grandes perfumarias podemos encontrar o revelador de litro, que sai bem mais barato que o vidro pequeno.

Tintura para coloração nos cabelos

Outro produto do mercado para colorir os fios é a tintura. Esta age em conjunto com a água oxigenada, seja a de 20, de 30 ou a de 40 volumes, dependendo do caso e do efeito desejado.

Este produto possui amônia em sua formulação e por isso não é indicada para mulheres grávidas, já que ela pode causar alguma interferência na formação do feto e também na lactação, quando a mulher está amamentando o bebê. Também não é indicada a utilização de tintura por pessoas que possuem em seus cabelos químicas como henê, alisamento ou relaxamento, já que os fios podem se quebrar ou se partir. Quem faz uso da escova progressiva está liberado para usar tintura, sem problema algum.

Para tingir os cabelos em casa siga algumas dicas para obter o resultado bom. A indicação passo a passo geralmente está na embalagem de como usar.

Primeiramente use luvas para que as suas mãos não fiquem manchadas e passe um gel especial para proteger a pele da tinta nas orelhas, testa e nuca. Faça isso especialmente se a tinta que será usada for escura ou vermelha, pois essas são as que mancham mais. Esse gel é vendido em perfumarias, na falta, você pode usar também um creme hidratante corporal.

Use uma longa toalha ou capa para tintura, vendida em lojas de produtos para cabelos, a coloração mancha a roupa. Aplique nos cabelos, secos e com raiz relativamente suja, a mistura tinta com a água oxigenada. Deixe o produto agir de acordo com o tempo indicado na embalagem, geralmente cerca de 40 minutos. Depois enxague bem os cabelos até o produto ser retirado completamente, não é necessário utilizar o shampoo, apenas condicionador e logo após um leave-in sem enxague para finalizar.

Utilize produtos de qualidade, em farmácias e perfumarias podemos encontrar a Alfaparf,  L’Oreal, entre outras, por exemplo. A maioria das tintas já são vendidas em uma caixinha com um kit que contém a bisnaga com a tinta, a água oxigenada e luvinhas plásticas, além de um condicionador protetor da cor.

Para quem prefere usar produtos profissionais, você poderá encontrar em perfumarias grandes e em lojas que vendem produtos para cabeleireiros tinturas como a Evolution (da Alfaparf), a Majirel (da L’Oreal Profissional) e a Color Perfect (da Wella), por exemplo. Nesse caso, a bisnaga da tinta é vendida separadamente do vidro de água oxigenada.

Henna para coloração para cabelos

Outro produto muito usado é a Henna. Este é um produto de base natural e por isso com tons mais fracos, por isso utilizado apenas por quem quer cobrir os fios brancos. Pode ser comprado em farmácias, supermercados e lojas de itens para cabelo por preços bem em conta.

A henna deve ser aplicada da mesma forma que os demais produtos para fios, apenas com alguns cuidados como na manutenção. Ela sai mais rápido e por isso pintar o cabelo a cada 20 dias é o recomendado com este produto. A cor é mais leve, e geralmente é para uso da mesma cor dos cabelos naturais.

Gostaram do artigo Coloração para cabelos? Comentem no site.

Dica Importante!

O sucesso de um cabeleireiro está no quanto ele é conhecido e respeitado, assim é muito importante aprender e se manter atualizado, seja através de cursos presenciais ou cursos como o Curso de Cabeleireiro Pro Hair, onde é possível aprender em casa. Invista em você!


Comentarios

4 comentários sobre “Coloração para cabelos
  1. Rizia disse:

    Boa noite! comprei o tonalizante loreal richesse 8.0 com o revelador nº 9 que ja uso ha alguns anos e nunca mudei! + dessa vez foi horrivel, meu DEUS!!!! Ha anos tenho os cabelos em um tom + ou – louro, e dessa vez ficou praticamente preto, castanho bem escuro. Infelizmente não guardei a cx , nem a nota fiscal, mais os frasco sim, pois n uso todo de uma vez, pq meu cabelo é bem vazio. agora n sei o q fazer!!!!! Estou chocada!!!!!

  2. JOSIMEIRE SILVA VIEIRA disse:

    gostei muito das esplicaçaoes sobre as tintas para cabelo.

  3. andreia dos santos disse:

    quero descolori meu cabelos para fazer menchas vermelha como fazer se uso guaridina o que usar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Curso de Cabeleireiro

Tintas para cabelos

Tintura para Cabelos

Tintura para Cabelos...

Há alguns anos era comum encon[...]

DVD Luzes e Mechas