Colorimetria Capilar- avançada

Colorimetria Capilar- avançadaDepois de aprender o be á ba da teoria de colorimetria capilar é necessário que o cabeleireiro se aprofunde um pouco mais no assunto para sobressair como profissional.

Nunca é excesso explorar a colorimetria capilar, muito pelo contrário, enquanto mais se aprende e exercita as técnicas, maiores são as oportunidades para criar e mais segurança  se adquiri para trabalhar.

No artigo de hoje explicaremos o quanto o universo das cores é maravilhoso e imenso, de que forma é possível explorar suas possibilidades, combinações e contrastes, confiram.

Colorimetria Capilar- a técnica

Poucas pessoas reconhecem o artista que existe em um bom colorista capilar, ele sabe exatamente qual o resultado de seu trabalho, diga-se de passagem é perfeito, deixa a cliente admirada,  entende o que é necessário para neutralizar uma nuance, pigmentar um cabelo ou acrescentar um toque de reflexo, além é claro de ousar com as mais maravilhosas formas de combinações de tons de mechas, levando sempre em consideração a cor de pele e estilo da pessoa em questão.

Passear pelo mundo das cores, experimentar, ousar, reunir tons de forma harmoniosa, tudo isto vai além do que é considerado bom, é excelência, o diagnóstico da fibra capilar e uma coloração bem feita é o que há de básico dentre os procedimentos de um cabeleireiro, o colorista capilar sabe o poder e a influencia das cores na vida das pessoas por isso vai mais além.

Colorimentria Capilar- Harmonia entre os tons

Para que uma coloração fique espetacular, além de total cobertura, ela também deverá ser harmônica.

A harmonia dos tons é formada quando existe equilíbrio entre as cores dominantes, tônica e intermediáreas.

A cor dominante é a que se sobressai nos cabelos, que está em maior quantidade de fios. A cor tônica é considerada a mais forte e por fim a intermediária é a cor que forma uma passagem entre as cores dominantes e tônica, esta busca atenuar o contraste entre as duas.

Colorimetria Capilar- treinando a harmonização de cores

É bem simples treinar a harmonização de cores, inicialmente poderá parecer muito complexo, mas com tempo você pega o espírito da coisa.

Para simplificar utilizaremos como exemplo a natureza, nada é mais perfeito que ela na harmonização de cores.

Separe papel e lápis de cor.

Comece seu desenho, pinte o céu azul, por quase toda a folha de papel, repare que esta é a cor dominante.

Depois faça um sol amarelinho e ao seu redor um sombreado alaranjado, agora veja que o sol é a cor tônica.

Desenhe folhagens verdes, que funcionarão como cores intermediáreas.

Pronto, observe como o verde ajuda a fazer o meio termo entre o azul do céu e o amarelo do sol, esta harmonia é agradável, tem personalidade e movimento.

Tipos de harmonia de cores:

  • Consonante- conjunto de matrizes próximas, como amarelo, vermelho, laranja.
  • Dissonante- formado por tons complementares, como verde, amarelo e azul.
  • Assonante- formado por múltiplas cores tônicas em que se predominam as cores primárias, como amarelo, vermelho, azul.

Agora que conhece a harmonia de cores, traga todo esta teoria para seu cotidiano e trabalhe um cabelo, imagine o quanto movimento e beleza possuiria se mesclasse as três cores nas madeixas, dominante, tônica e intermediaria, combinando ainda com o seu tom de pele.

É uma técnica bem bacana e pode ser utilizada para criar outros efeitos como profundidade e volume nas madeixas, por exemplo .

Pois é, o profissional capacitado é ou não é um artista?

Gostaram de nosso artigo Colorimetria Capilar- avançada? Comentem no site, nos enviem sugestões, experiências, dúvidas, estamos a disposição.   Para mais informações confiram nosso Curso de Cabeleireiro Pro Hair, agora também com vídeo Luzes e Mechas.

Dica Importante!

O sucesso de um cabeleireiro está no quanto ele é conhecido e respeitado, assim é muito importante aprender e se manter atualizado, seja através de cursos presenciais ou cursos como o Curso de Cabeleireiro Pro Hair, onde é possível aprender em casa. Invista em você!


Comentarios

6 comments on “Colorimetria Capilar- avançada
  1. ana paula disse:

    Estou gostando muito , quero me especializar nessa área, mas gostaria de entender melhor como faz as continhas das cores pra chegar em uma determinante cor, é de grande importancia para meu crescimento nessa como cabeleireira.

  2. tabita lima disse:

    costaria muito de aprender mas sobres mechas,coloração e outros.agradeço muito si vc mandarem dicas para mim…bjs.

  3. carina disse:

    o que significa 1/2 1/5 tenho um pouco de duvida nesse aspecto…,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Curso de Cabeleireiro

Cabeleireiros

Corte químico

Corte químico...

O corte químico é a reação ine[...]

Sobrancelha perfeita

Sobrancelha perfeita...

Para conseguir a sobrancelha p[...]

Cortes de cabelo para gordinhas

Cortes de cabelo para gordinhas...

O artigo de hoje traz dicas pa[...]

Colorimetria capilar

Colorimetria capilar...

A colorimetria é a ciência que[...]

Problemas no couro cabeludo

Problemas no couro cabeludo...

Quando identificamos problemas[...]

DVD Luzes e Mechas