Colorimetria capilar

colorimetria capilarA colorimetria é a ciência que estuda as cores e se torna capilar quando o assunto são os cabelos, com suas combinações de cores, composições de cores, neutralizações de cores e contrastes. A colorimetria capilar é um dos conhecimentos mais utilizados pelos cabeleireiros e aprender a domina-lo com sabedoria é de extrema utilidade para quem está começando na profissão.

No artigo de hoje falaremos um pouco sobre colorimetria capilar, quais são as cores primárias, secundárias, terciárias, quentes, neutras, frias, como utilizar a estrela de Oswald, alturas de tons, etc.

Colorimetria capilar- as cores primárias

As cores primarias ou também denominadas fundamentais, são o azul, vermelho e amarelo. São as cores primarias que dão origem as demais. A soma destas três cores é o marrom.

Colorimetria capilar- as cores secundárias

As cores secundárias, ou também denominadas complementares são o resultado da mistura das cores primárias, mas em proporções iguais, são elas o verde, o alaranjado e o roxo. Estas três cores são resultantes das seguintes misturas:

Azul + amarelo = verde

Vermelho + azul = roxo

Amarelo + vermelho =alaranjado

Colorimetria capilar- as cores terciárias

As cores terciárias são originadas da mistura de cores, sejam elas secundarias ou primárias, e em proporções variadas.

Colorimetria capilar- cores quentes

As cores também são classificadas conforme a vibração. As cores quentes são as com base no vermelho, laranja e amarelo, e reflexos róseo, acaju, dourado, vermelho, acobreado. São cores que quanto utilizadas nos dão a impressão de expandir as formas, e também aproximar.

Colorimetria capilar- cores frias

São as cores com base no azul, verde, violeta e cinza. São cores que quando utilizadas nos passam a impressão de reduzir e distanciar as formas.

Colorimetria capilar- cores neutras

Geralmente utilizadas para produzir fundos, porque são pouco visíveis e vibrantes, estas cores são o resultado da mistura dos tons frios e dos tons quentes.

Colorimetria Capilar- altura de tom

A altura de tom dos cabelos está descrita em uma tabela universal de cores, que classifica o cabelo conforme o seu tom, seja ele natural ou artificial.

A tabela contem nove tons, que são claros, escuros e médios. A altura de tom na caixa de tinta é indicada pelo primeiro número impresso na caixa, como 6 por exemplo que indica que a tintura é loiro escuro. Confira os números correspondentes a altura de tom:

altura de tom 1 corresponde ao preto

altura de tom 2 corresponde ao castanho escuríssimo

altura de tom 3 corresponde ao castanho escuro

altura de tom 4 corresponde ao castanho

altura de tom 5 corresponde ao castanho claro

altura de tom 6 corresponde ao loiro escuro

altura de tom 7 corresponde ao loiro médio

altura de tom 8 corresponde ao loiro claro

altura de tom 9 corresponde ao loiro muito claro

Colorimetria capilar- cores reflexo

Além da altura de tom os cabelos ainda poderão ter uma cor reflexo. Nas caixas de tinta estas cores reflexo são identificadas pelo número que vem depois da altura de tom, após a vírgula ou ponto. Ex: 6.1 corresponde ao loiro escuro acinzentado- onde loiro escuro é altura de tom e o acinzentado a cor reflexo. Para as cores reflexo também existe uma tabela, padronizada, confira:

A cor reflexo cinza corresponde a numeração 1 após a vírgula ou ponto

A cor reflexo irisado corresponde a numeração 2 após a vírgula ou ponto

A cor reflexo dourado corresponde a numeração 3 após a vírgula ou ponto

A cor reflexo acobreado corresponde a numeração 4 após a vírgula ou ponto

A cor reflexo acaju corresponde a numeração 5 após a vírgula ou ponto

A cor reflexo vermelho corresponde a numeração 6 após a vírgula ou ponto

A cor reflexo esverdeado ou mate corresponde a numeração 7 após a vírgula ou ponto

Colorimetria capilar- neutralização de cores

Este é um procedimento que gera muitas dúvidas entre os profissionais, consiste em anular uma cor, trazendo para o tom neutro (marrom), utilizando outra ou outras cores. Para que o cabeleireiro se oriente, quanto as cores que anulam umas as outras, existe a tabela de Oswald para consultar, esta poderá até ser encontrada em catálogos de tinta que informam direitinho as nuances que neutralizam umas as outras.

Colorimetria capilar- Estrela de Oswald

estrela de oswald

Colorimetria capilar- dicas

A prática e experiência do cabeleireiro são muito importantes nestes processos pois estes sabem perfeitamente que  nuance e em que quantidade, ou intensidade, se deve utilizar para alcançar uma cor que para neutralizar outra.

Dica legal para quem está começando no ramo é fazer tais misturas de cores utilizando tinta guache, e ainda, antes de partir com seus conhecimentos para os cabelos de alguém, fazer as neutralizações de cores, com tintura apropriada, em mechas descartadas pelas clientes, que sobram de cortes que você executou, dá para brincar muito com as cores. Para praticar e aprender sobre a intensidade das cores, que você deverá aplicar nas madeixas, adquira as tinturas mix, mixtons, estas são os pigmentos puros de tinta de cabelo nas cores violeta, amarelo, azul, verde, vermelho, alaranjado, vá acrescentando á tinturas de cor base (somente altura de tom, sem reflexo) para fazer os experimento.

Gostaram do nosso artigo de hoje Colorimetria Capilar? Comentem no site e para maiores esclarecimentos adquira já o Curso Pro Hair disponível no site.

Dica Importante!

O sucesso de um cabeleireiro está no quanto ele é conhecido e respeitado, assim é muito importante aprender e se manter atualizado, seja através de cursos presenciais ou cursos como o Curso de Cabeleireiro Pro Hair, onde é possível aprender em casa. Invista em você!


Comentarios

38 comentários sobre “Colorimetria capilar
  1. gardene disse:

    Ola tenho meu cabelo no tom 7.2 e gostaria de mudar para o 8.3 o que posso fazer o

    • jeferson disse:

      eu recomendo uma mordassagem leve antes da pigmentacao lave todo o seu cabelo com oxi de 10 vol espere 10 minutos enxague seque e faca a pigmentacao da cor escolhida so para lembrar tinta nao clareia tinta ok abracos!!!

  2. val disse:

    eu amei as dicas,gosto muito de misturar as cores do meu cabelo.agora gostaria de saber porque sempre q pinto o meu cab….com7.0 ele na raiz fica a vermelhado ou alaranjado a cor natural dele é castanho escuro.

    • mirella disse:

      Porque o tom quente da base natural está interferindo no resultado, utilize misturas diferentes (OX) caso a diferença de tons seja muito alta. A raiz é mais quente descolori mais rápido, além dos cabelos da região serem virgens.

  3. val disse:

    eu coloco a água de 20 + acho q deve ser com a de 10 na verdade???

  4. eliana disse:

    adoreia as dicas.

  5. Edna Maria Santos Xavier disse:

    Boa tarde. Tenho mais de 70% de fios brancos e pinto o meu cabelo na tonalidade 6.7. Entretanto, percebo que na raiz não há a fixação da cor como no resto do cabelo, ficando ou mais clara ou ainda totalmente branca. O que faço para fixar o tom 6.7?

  6. Edna Maria Santos Xavier disse:

    Em tempo: quero fixar o 6.7 NA RAIZ, também. Grata pela atenção. Aguardo resposta.

  7. LUANA disse:

    credo, complicado heim!!! :(

  8. helena eto disse:

    Ja estou fazendo curso, mas vc ajudou tirar minhas duvidas, obrigada…espero k vcs continuem e nos ajudando…

  9. Ana Claudia Maria da Silva disse:

    Éobrigado depois de descolorir, usar uma pigmentçao na cor desejada.

  10. luciana disse:

    colori oscabelos de uma cliente com pigmento azul e agora quero retirar sem danificar o cabelo dela e curto o0que faco?…bjs;;

  11. Cândida Maia disse:

    Amei as dicas!
    Agora é só segui-las!
    Bjos***

  12. Eliene Lacerda disse:

    Gente, quero pintar igual o cabelo da Nicole de “amor a vida”. Meu cabelo esta num tom de loiro dourado, fiz muitas luzes e depois pintei com 10.1

    • jeferson disse:

      procure tintas boa de marcas profissionais eu recomendo a loreal ou ytalyan color procure a cor ruivo natural quando a cor for saindo ela ficara igual a da nicole mas se o caso for de urgencia e melhor vc procurar um bom profissional ok abracos!!!

  13. zoraide disse:

    bom dia tenho uma raiz no tom 3.0 e quero ter um tom 8.3 o que faço

  14. Jéssica disse:

    Uso a tinta color touch 6.7, gostaria de clarear o meu cabelo. Que cor devo colocar??

  15. Elaine disse:

    Muito legal estas resposta.

  16. cibely disse:

    por favor alguem me ajuda é urgente pois quero uma dica , meu cabelo ta com a tinta 6.0 e quero eu castanho tipo o da “amelia”da novela joia rara qe numeraçao devo passar?

  17. bella disse:

    que numeraçao eu passo ? e outra perguntinha , meu cabelo parou de crescer mais hidrato ele toda semana o que posso fazer para ele voltar a cresce ?

  18. Cibelly disse:

    Quero ele castanho mais ele tem tendencia a escurecer , e tenho medo porque esta loiro escuro , tenho medo de passar castanho claro e ele escurecer .. me ajuda
    bjuuz

  19. Cibelly disse:

    Quero ele da cor aproximadamente da atriz que faz “amelia” na novela joia rara , oque posso passar , ou melhor voçe acha que posso chegar ao tom do cabelo da dany bolina tanto a cor da raiz ,quanto as pontas ? o que posso fazer ? Me responda as 2 por favor bjõz

  20. Rita de Cássia disse:

    Boa noite, gostei das dicas muito legal.

  21. jamilly disse:

    olá boa noite! gostaria de saber qual o fundo de clareamento de um cabelo tingido de 5.0 em um reflexo ?

  22. Alessandra disse:

    Bom dia gostaria de saber como faço para mudar a cor natural 2(castanho escuríssimo) para 9.13?

  23. camila rodrigues disse:

    adorei o site de vcs, dicas muito boas! estou iniciando no ramo e o meu curso esta no estagio de colorimetria, ja estou fazendo alguns trabalhos mechas, colorações, esses dias mesmo minha cliente tinha o cabelo 6.0 e queria ficar com umas luzes platinadas, graças a Deus deu tudo certo, consegui descolorir, cobrir os fios brancos, e deixar o cabelo dela num tom que ela gostou! mais uma cliente satisfeita! tbm fiz um cabelo preto, que ela queria umas mechas vermelhas, cnsegui descolorir e tingir com uma boa coloração, n ficou agredido o fio e nem teve akele efeito borracha, tbm deu certo!

  24. yone graça dos reis disse:

    Boa noite! passei o 6.7 no meu cabelo que avermelho me de uma dica para corrigir.

  25. Angela welsch disse:

    Adorei essas dicas podem me enviar novas…….vcs sao demais bjs

  26. luzinete de jesus santo disse:

    estou a pouco tempo neste profissão adorei estas dicas,gostaria de recebe mais obrigado bjs

  27. Maria de Nazaré disse:

    Desde já tenho que agradecer pelas dicas, pois estou fazendo curso de cabeleireiro, estou na fase de colorimetria, faço quase tudo nos meus cabelos, rsrsr coitados são “cobáia”.Vamos ao que me interessa e aos meus colegas de profissão que estão iniciando: Tentos meu cabelos com 100% dos fios brancos, já dei reflexos, colori com tonalizante 6.0 + 7.1 na proporção 1/2 a 1/2 blza.Só que na semana de carnaval inventei de mudar um pouco, coloquei casting na cor ameixa, não lembro o nº, ficou bonito, meus cabelos estavam hidratados, só que com esse tonalizante deixou um pouco ressecado.Menina com uns 15 dias após uso desse casting pense nos cabelos meio que uva, tenho 55anos e confesso em matéria de cabeloss sosu vaidosa sim, andando pela net encontrei esse blog, resolvi comprar materiais profissionais oxi 30vol.coloração 6.0, 989 pretendendo dar reflexo, muito bem coloquei touca e comecei a puxar os fios com ajuda da minha irmã, pena que antes do tempo correto p/chegar tom que gosto p/colocar a 989 aconteceu um incidente e tive q correr p/banheiro e retirei touca e tudo bem, ficou foi bem laranja,vermelho, sei lá que cor era aquela, pareceu cabelo de albino.qdo secou menina q coisa feia, horroroooosa, nossa então inventei e fiz decapagem kkkkkk não aguento nem me olhar no espelho, ficou 35min.e a cor final tá mistura tipo: laranja com rosa vc acredita, e agora o que devo fazer? me oriente por favor, estou muito desesperada.Olha o pó que usei é azul, e oxi 30 vol. azul tbm. Dá p/ antes de td fazer a mordaçagem uma vez que foi descolorido todo couro cabeludo? o que vc me aconcelha? Estou no aguardo, e que sirva de exemplo p/muitos colegas, ainda bem que foi nos meus cabelos. Bjossssssssss e muito obrigada Mª Nazaré

  28. isabel. disse:

    amei as dicas eu esto fazendo ocurso de coloremetria
    mas a pergunta e eu descolori meu cabelos com aox de 30vl.
    isto quer dizer abri todo o cabelo de cima enbaicho a gora esta caindo
    quebrando .elastico . faso hidratacao 3 ves por semana..
    o que devo faser a gora com este cabelo vermelho aguardo
    sua resposta bjs ….

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Curso de Cabeleireiro

Cabeleireiros

Tons de Cabelos

Tons de Cabelos...

Você já deve ter ouvido falar [...]

Como escurecer o cabelo

Como escurecer o cabelo...

Você sabe como escurecer o cab[...]

Tonalizante Loreal

Tonalizante Loreal...

O que é Tonalizante Loreal O T[...]

Tonalizantes para Cabelos

Tonalizantes para Cabelos...

Para quem quer ter cabelos col[...]

Cores de cabelo para morenas

Cores de cabelo para morenas...

No artigo de hoje trataremos d[...]

DVD Luzes e Mechas