Como descolorir o cabelo

como descolorir o cabeloUma das técnicas que mais se exige do conhecimento e experiência do profissional cabeleireiro é a decapagem. Decapagem é o método que tem por finalidade remover a pigmentação dos fios que já foram coloridos. No artigo de hoje ensinaremos como descolorir o cabelo, e mais, quando se torna necessário descolorir o cabelo, o passo a passo da decapagem, porque a descoloração prejudica o fio de cabelo, como fazer o diagnóstico dos cabelos e couro cabeludo para se certificar de que estes poderão passar pela química.

Quando é necessário descolorir o cabelo?

A decapagem é necessária sempre que se desejar retirar ou clarear a cor das madeixas, nos cabelos que já foram tingidos.
A coloração permanente, coloração de oxidação, nos fios age da seguinte forma:
- A amônia da tintura quando entra em contato com o oxidante (também denominado água oxigenada, loção reveladora, ox) libera o oxigênio,
- O oxigênio que é liberado irá clarear os cabelos, já que este remove a pigmentação do fio,
- O oxigênio também tem como finalidade formar e fixar a coloração contida na tintura.
Portanto, esse tipo de coloração possui duas etapas simultâneas, colore e também pode clarear. Todo este processo é bem sucedido em cabelos virgens, ou seja, aqueles que nunca foram tingidos.
Se os cabelos já foram tingidos, consequentemente os pigmentos da coloração já se instalaram no fio, comprometendo a ação de uma outra coloração por oxidação, no clareamento um pigmento certamente influenciará na revelação do outro se a pretensão é o clareamento da cor nos fios, as manchas inevitavelmente aparecerão (escurecer é possível, só fique atenta quanto às regrinhas de colorimetria) por essa razão é necessário fazer a descoloração do cabelo, ou seja, decapagem.

Como descolorir o cabelo- passo a passo

A descoloração total, ou decapagem dos fios, é feita da seguinte maneira:
- Tenha em mãos um produto específico para a decapagem e água morna,
- Penteie os cabelos e divida-os,
- Comece a aplicação do produto pelas pontas dos cabelos,
- Espere até quase alcançar o clareamento desejado (no máximo até a altura de tom da nova coloração, não é necessário clarear mais que isso se o tom desejado já foi alcançado, poupe os fios dos danos causados pela descoloração do cabelo),
- Em seguida aplique no comprimento, pause e observe, faça da mesma maneira que fez com as pontas,
- Por último aplique o produto na raiz.
É necessário que o profissional tenha em mãos uma toalhinha úmida, por isso me referi a água morna, para ir removendo o produto das áreas que já atingiram o resultado final, ou estão mais sensibilizadas.
- Atenção é fundamental,
- Quando todo o cabelo estiver com a altura de tom almejada enxague as madeixas.

Porque a descoloração prejudica o fio de cabelo?

Quando descolorimos os cabelos estamos destruindo a melanina, responsável pela pigmentação, mas também afetamos a estrutura interna e externa do fio de cabelo.
“Dentro” do fio de cabelo a descoloração age e altera as cadeias de queratina, pontes salinas, pontes de hidrogênio e de enxofre.
“Por fora” do fio a descoloração altera estruturalmente as cadeias de queratina, por esta razão o cabelo fica difícil de pentear, sem brilho e mais poroso.
Portanto, a decapagem remove os pigmentos de cor, mas também carrega os de melanina, proteínas, aminoácidos e vitaminas.

Como descolorir o cabelo- aprenda a fazer um diagnóstico antes do processo de decapagem

Primeiramente analise o couro cabeludo da pessoa que passará pelo processo de decapagem, saiba quando foi a ultima vez que este foi lavado, o ideal é que tenha sido há mais de vinte horas. Verifique se existem manchas vermelhas ou algum tipo de irritação no couro.
Analise o fio de cabelo, pergunte quais as químicas que foram processadas neste cabelo anteriormente, cheque a compatibilidade.
Separe alguns fios e teste a elasticidade destes, verifique se estão quebrando com facilidade ou quando esticados passam a impressão de emborrachados.
Verifique também a porosidade dos cabelos, você notará que o cabelo é poroso pela aspereza dele, geralmente são cabelos que já passaram por muitos processos químicos, ou aplicações incorretas deles.
Faça o teste da mecha, também observe se existe alguma reação alérgica.
Caso constate algum destes sintomas suspenda a aplicação da química, espere até que este cabelo esteja recuperando para fazer a decapagem.
Gostaram do artigo de hoje, Como descolorir os cabelos? Comentem no site, nos enviem suas dúvidas teremos o maior prazer em compartilhar nossos conhecimentos e experiências.

Dica Importante!

O sucesso de um cabeleireiro está no quanto ele é conhecido e respeitado, assim é muito importante aprender e se manter atualizado, seja através de cursos presenciais ou cursos como o Curso de Cabeleireiro Pro Hair, onde é possível aprender em casa. Invista em você!


Comentarios

6 comentários sobre “Como descolorir o cabelo
  1. suely Silva disse:

    boa Tarde,

    As informações contidas em cada topico deste site me ajudou muito, estou fazendo praticamente uma reciclagem.
    Está ótimo.
    Obrigada

  2. Joana Oliveira disse:

    Gostaria de saber qual a melhor marca de descolorante?

  3. girlene Oliveira disse:

    Gostei muito dos comentários deste site parabens!

  4. valeria carvalho disse:

    adorei enconta este site

  5. valeria carvalho disse:

    adorei as explicaçoes de voces tem me ajudado bastante a mim aprimorar com profissional de beleza obrigado.

  6. Cristina Santos disse:

    Gosto muito das novidades desse site

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Curso de Cabeleireiro

Coloração

Tons de Cabelos

Tons de Cabelos...

Você já deve ter ouvido falar [...]

Como escurecer o cabelo

Como escurecer o cabelo...

Você sabe como escurecer o cab[...]

Tonalizante Loreal

Tonalizante Loreal...

O que é Tonalizante Loreal O T[...]

Tonalizantes para Cabelos

Tonalizantes para Cabelos...

Para quem quer ter cabelos col[...]

Cores de cabelo para morenas

Cores de cabelo para morenas...

No artigo de hoje trataremos d[...]

DVD Luzes e Mechas