Como descolorir o cabelo

Você Sabia?!
Você sabia que é possível fazer um Curso de Cabeleireiro com certificado através da Internet? Clique Aqui para se tornar um cabeleireiro profissional em 3 simples passos.

como descolorir o cabeloUma das técnicas que mais se exige do conhecimento e experiência do profissional cabeleireiro é a decapagem. Decapagem é o método que tem por finalidade remover a pigmentação dos fios que já foram coloridos. No artigo de hoje ensinaremos como descolorir o cabelo, e mais, quando se torna necessário descolorir o cabelo, o passo a passo da decapagem, porque a descoloração prejudica o fio de cabelo, como fazer o diagnóstico dos cabelos e couro cabeludo para se certificar de que estes poderão passar pela química.

Quando é necessário descolorir o cabelo?

A decapagem é necessária sempre que se desejar retirar ou clarear a cor das madeixas, nos cabelos que já foram tingidos.
A coloração permanente, coloração de oxidação, nos fios age da seguinte forma:
– A amônia da tintura quando entra em contato com o oxidante (também denominado água oxigenada, loção reveladora, ox) libera o oxigênio,
– O oxigênio que é liberado irá clarear os cabelos, já que este remove a pigmentação do fio,
– O oxigênio também tem como finalidade formar e fixar a coloração contida na tintura.
Portanto, esse tipo de coloração possui duas etapas simultâneas, colore e também pode clarear. Todo este processo é bem sucedido em cabelos virgens, ou seja, aqueles que nunca foram tingidos.
Se os cabelos já foram tingidos, consequentemente os pigmentos da coloração já se instalaram no fio, comprometendo a ação de uma outra coloração por oxidação, no clareamento um pigmento certamente influenciará na revelação do outro se a pretensão é o clareamento da cor nos fios, as manchas inevitavelmente aparecerão (escurecer é possível, só fique atenta quanto às regrinhas de colorimetria) por essa razão é necessário fazer a descoloração do cabelo, ou seja, decapagem.

Como descolorir o cabelo- passo a passo

A descoloração total, ou decapagem dos fios, é feita da seguinte maneira:
– Tenha em mãos um produto específico para a decapagem e água morna,
– Penteie os cabelos e divida-os,
– Comece a aplicação do produto pelas pontas dos cabelos,
– Espere até quase alcançar o clareamento desejado (no máximo até a altura de tom da nova coloração, não é necessário clarear mais que isso se o tom desejado já foi alcançado, poupe os fios dos danos causados pela descoloração do cabelo),
– Em seguida aplique no comprimento, pause e observe, faça da mesma maneira que fez com as pontas,
– Por último aplique o produto na raiz.
É necessário que o profissional tenha em mãos uma toalhinha úmida, por isso me referi a água morna, para ir removendo o produto das áreas que já atingiram o resultado final, ou estão mais sensibilizadas.
– Atenção é fundamental,
– Quando todo o cabelo estiver com a altura de tom almejada enxague as madeixas.

Porque a descoloração prejudica o fio de cabelo?

Quando descolorimos os cabelos estamos destruindo a melanina, responsável pela pigmentação, mas também afetamos a estrutura interna e externa do fio de cabelo.
“Dentro” do fio de cabelo a descoloração age e altera as cadeias de queratina, pontes salinas, pontes de hidrogênio e de enxofre.
“Por fora” do fio a descoloração altera estruturalmente as cadeias de queratina, por esta razão o cabelo fica difícil de pentear, sem brilho e mais poroso.
Portanto, a decapagem remove os pigmentos de cor, mas também carrega os de melanina, proteínas, aminoácidos e vitaminas.

Como descolorir o cabelo- aprenda a fazer um diagnóstico antes do processo de decapagem

FIQUE ATUALIZADO!

Receba Dicas Especiais Sobre Cortes, Coloração e Penteados Diretamente no Seu E-mail!

Primeiramente analise o couro cabeludo da pessoa que passará pelo processo de decapagem, saiba quando foi a ultima vez que este foi lavado, o ideal é que tenha sido há mais de vinte horas. Verifique se existem manchas vermelhas ou algum tipo de irritação no couro.
Analise o fio de cabelo, pergunte quais as químicas que foram processadas neste cabelo anteriormente, cheque a compatibilidade.
Separe alguns fios e teste a elasticidade destes, verifique se estão quebrando com facilidade ou quando esticados passam a impressão de emborrachados.
Verifique também a porosidade dos cabelos, você notará que o cabelo é poroso pela aspereza dele, geralmente são cabelos que já passaram por muitos processos químicos, ou aplicações incorretas deles.
Faça o teste da mecha, também observe se existe alguma reação alérgica.
Caso constate algum destes sintomas suspenda a aplicação da química, espere até que este cabelo esteja recuperando para fazer a decapagem.
Gostaram do artigo de hoje, Como descolorir os cabelos? Comentem no site, nos enviem suas dúvidas teremos o maior prazer em compartilhar nossos conhecimentos e experiências.

 

Dica Importante!

O sucesso de um cabeleireiro está no quanto ele é conhecido e respeidado, assim é muito importante aprender e se manter atualizado, seja através de cursos presenciais ou cursos como o Curso de Cabeleireiro Pro Hair, onde é possível aprender técnicas profissionais em casa. Invista em VOCÊ!

7 COMENTÁRIOS

  1. boa Tarde,

    As informações contidas em cada topico deste site me ajudou muito, estou fazendo praticamente uma reciclagem.
    Está ótimo.
    Obrigada

  2. Passei quimica no meu cabelo.tem mais de 20 dias e eu quero descolorir uma mecha embaixo .. mas eu vou descolorir Daki uns 6 dias .estou com medo d meu cabelo cair .. s eu fizer isso ele cai ???

DEIXE UMA RESPOSTA