Como fazer mechas no cabelo

Como fazer mechas no cabeloOs cabelos com mechas e com luzes estão super na moda e já figuram entre os mais pedidos pelas mulheres nos salões de beleza há certo tempo, ao menos desde os anos 2000. Portanto, elas já fazem parte do visual de várias mulheres e dificilmente sairão de moda tão cedo. No artigo de hoje daremos dicas de como fazer mechas no cabelo.

As tiras de fios coloridos dos cabelos com mechas podem ser bem discretas ou bem aparentes, de acordo com a vontade de cada pessoa e de todas as formas ficam bem bacanas, mas é importante ter cuidado, assim como se deve pensar em todos os métodos que envolvem química nos cabelos.

Cabelos com mechas para iniciantes

Para quem nunca fez é recomendável começar com poucas mechas e de pouca largura para ir se acostumando e ver se gosta, depois aumentá-las se quiser, o que é totalmente possível. As mechas podem ser feitas de diversas cores, e inclusive o cabeleireiro pode usar até três cores no mesmo cabelo, e fica muito bonito e moderno o tom sobre tom.

Os cabelos com mechas podem ser como listras coloridas bem fininhas ou mais largas, dependendo do cabelo e do gosto de cada um. Para quem fará no cabelo pela primeira vez, o recomendável é fazê-las mais finas, para ir se acostumando se achar muito discreto poderá fazer mais depois, caso queira.

O ideal é que um cabeleireiro experiente e realize o processo, mas se você for bastante cuidadosa também pode fazer as suas em casa mesmo, ficar com o cabelo super na moda e ainda economizar um pouco. Mas se lembre de seguir rigorosamente o passo a passo e de sempre usar produtos de boa qualidade e de marcas conhecidas. Para quem nunca ao menos pintou o cabelo em casa, a ida a um salão de beleza é recomendável, pois descolorir os fios pode ser um processo danoso a fibra capilar quando não feito corretamente.

Material necessário para fazer as mechas no cabelo

Você irá precisar de uma touca de silicone, uma agulha, pó descolorante, água oxigenada e tonalizante na cor que você desejar (pode ser chocolate, marrom, loiro, ruivo, etc.).

Todo esse material pode ser encontrado facilmente em perfumarias e em lojas que vendem produtos para cabeleireiros. Há quem pense que as mechas são sempre loiras, mas essas são as luzes, as mechas podem ser de qualquer cor. Existem mechas que são puxadas no papel alumínio e mais largas, mas como elas são mais complicadas de serem feitas, recomendamos que você faça em casa as mais simples e com a touca.

Passo a passo- Como fazer mechas no cabelo

Pegue a touca de silicone e a prepare, fazendo buracos com a agulha, e vá puxando aos poucos os montinhos de cabelo. Para começar, puxe poucas mechas e não muito grossas, pois se você não gostar do resultado será mais fácil de tentar consertar. Se você adorar, na próxima vez é só puxar mais mechas e mais grossas, e dar um up no seu visual.

Depois que tiver puxado os fios, passe neles a mistura feita com a água oxigenada e o pó descolorante. Se você quiser um loiro mais discreto ou for fazer mechas marrons ou vermelhas, use a água oxigenada de 20 volumes, e se você quiser um loiro mais claro use a água oxigenada de 30 volumes, já que ela tem um poder clareador maior. Se você preferir, use os dois produtos da mesma marca, o resultado é melhor.

É importante que a mistura não fique muito líquida, pois pode escorrer e manchar todo o seu cabelo. Aplique nos cabelos e deixe agir, a descoloração acontece geralmente por volta de 45 minutos, e é importante ficar de olho em como anda o clareamento, sempre monitorando. Não deixe essa mistura ficar tempo demais nos seus cabelos, pois pode danificá-los. Em seguida lave os cabelos com shampoo, até que tire todo o produto aplicado, aplique condicionador desembarace os cabelos e retire a touca, caso não queira tonaliza-lo.

Use condicionador apenas se você quiser os fios bem loiros e não for tonalizá-los. Nesse caso, depois da lavagem é só aplicar um leave-in e secá-los normalmente. Se você irá fazer a suas mechas de outra cor, aplique o totalizante nos seus cabelos, já misturado com o revelador, e deixe agir por 20 minutos ou o tempo indicado na embalagem. Não se preocupe, pois ele só irá pegar pra valer onde já está descolorido, caso já tenha retirado a touca. Depois, enxague bem o seu cabelo e use um leave-in.

Se você quiser mechas em um tom de mel, que estão muito na moda e são lindas, use um tonalizante 8.32, que ficará excelente o resultado. É importante que você sempre se lembre que de agora em diante o seu cabelo tem química, e cabelos com química precisam ser muito bem cuidados para continuarem bonitos, especialmente os compridos, já que as pontas têm tendência a ressecar.

Cuidados com cabelos com mechas

Procure usar shampoos e condicionadores especiais para cabelos tingidos, e sempre de boa qualidade. Além disso, após a lavagem, aplique sempre um leave-ín sem enxague nas pontas, isso ajudará no desembaraço e na hidratação dos cabelos. De preferência a produtos com filtro solar em sua formulação, eles ajudarão a proteger os cabelos do sol e da poluição do dia-a-dia.

Caso seque os cabelos com o secador e use a chapinha, procure sempre usar um leave-in termoativado, para que ele proteja os fios do calor do secador. Além disso, procure sempre usar um reparador de pontas, para evitar o ressecamento e as pontas duplas. Caso a raiz do seu cabelo seja oleosa, não exagere na quantidade do produto.

Procure também hidratar o seu cabelo, de preferência semanalmente, para que ele continue brilhante e bonito, pois os cabelos com mechas mal cuidados podem ficar opacos.

Intercale máscara de hidratação profunda com de reconstrução, para que o seu cabelo receba os nutrientes de que precisa. Use uma touca de alumínio para potencializar o efeito da sua hidratação, e aplique o creme apenas nas pontas do cabelo, pois na raiz os seus cabelos podem ficar oleosos e com caspa. Cuidando bem do seu cabelo você poderá amenizar os danos da química e mantê-lo saudável.

Gostaram do nosso artigo Como fazer mechas no cabelo? Comentem no site.

Dica Importante!

O sucesso de um cabeleireiro está no quanto ele é conhecido e respeitado, assim é muito importante aprender e se manter atualizado, seja através de cursos presenciais ou cursos como o Curso de Cabeleireiro Pro Hair, onde é possível aprender em casa. Invista em você!


Comentarios

7 comentários sobre “Como fazer mechas no cabelo
  1. MariA soneide vieira disse:

    Meu maior problema e matizar cabelo depois do reflexo, vcs tem fita de viideo ensinando.

  2. MariA soneide vieira disse:

    Cabelos loiros, como matizar

  3. waneska disse:

    oi mirela , preciso de sua opinião tenho uma cliente q esta com o cabelo da raiz ate o meio virgem castanho e o resto do cabelo preto azulado e ela quer fazer californianas o q devo fazer para uniformizar essa cor , se posso fazer? que marca de descolorante vc indica p abrir e com numeração posso matizar algumas mechas bju obg…

  4. rosa disse:

    sou morena que mecha posso fazer

  5. Maria Cristina de Almeida disse:

    Matéria nota DEZ sobre mechas. Adorei as dicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Curso de Cabeleireiro

Coloração

Tons de Cabelos

Tons de Cabelos...

Você já deve ter ouvido falar [...]

Como escurecer o cabelo

Como escurecer o cabelo...

Você sabe como escurecer o cab[...]

Tonalizante Loreal

Tonalizante Loreal...

O que é Tonalizante Loreal O T[...]

Tonalizantes para Cabelos

Tonalizantes para Cabelos...

Para quem quer ter cabelos col[...]

Cores de cabelo para morenas

Cores de cabelo para morenas...

No artigo de hoje trataremos d[...]

DVD Luzes e Mechas