Cortar o próprio cabelo

Você Sabia?!
Você sabia que é possível fazer um Curso de Cabeleireiro com certificado através da Internet? Clique Aqui para se tornar um cabeleireiro profissional em 3 simples passos.

Cortar o próprio cabeloUma pessoa pode realmente cortar o próprio cabelo em casa?

– Sim. Uma pessoa pode cortar o próprio cabelo em casa, mas esteja avisada que é muito difícil e só deve ser realizado se você estiver confortável com a ideia, e disposta a arriscar porque existe a possibilidade de erro.
De um modo geral, cortar o próprio cabelo é mais fácil quando eles estão longos, ou muito curtos. O cabelo longo é fácil de manusear, e a pessoa com cabelos longos geralmente só quer aparar as pontas, mantendo o corte e comprimento.
Se você está pensando seriamente em cortar o próprio cabelo, recomendo que leia tudo o que puder sobre técnicas básicas de corte de cabelo, em primeiro lugar, para que entenda os princípios antes que comece cortando o próprio cabelo de forma errada.

Aprender os princípios irá ajudá-la a compreender os ângulos de corte, elevação e criação de camadas, bem como a forma de posicionar corretamente as mãos usando os seus dedos como guia.

É muito mais simples (e seguro) procurar ajuda de um profissional, especialmente, se você gosta de estilos sofisticados ou algo diferente, superior à altura dos ombros. Uma segunda pessoa tem a vantagem de ter acesso a todas as áreas da cabeça, onde você precisaria usar espelho para saber o que está fazendo na parte de trás da cabeça.
Devo ressaltar, no entanto, que a finalidade das informações que ofereço não é incentivar o visitante a cortar o próprio cabelo, mas sim dar-lhe informações adequadas e recursos para obter bons resultados.

Muitos cabeleireiros profissionais, mesmo sendo bons em criar cortes e penteados, têm dificuldade em determinar a forma de recriar um estilo que vê em uma fotografia.

4 Dúvidas Sobre Luzes e Mechas Respondidas
  • Como consigo obter a cor natural dos meus fios após várias descolorações?
  • O cabelo emborrachou e agora? Porque a descoloração ficou irregular?
  • Porque a raiz do cabelo que descolori ficou alaranjada?
  • Matizei um cabelo e ele ficou verde, o que fazer?
>>> Esclareça estas e outras 20 dúvidas sobre coloração.

O “como” é a informação que passamos, o entendimento de alguns termos básicos que permitem que o cabeleireiro visualize melhor o que ele / ela deve fazer para alcançar a aparência que o cliente quer.
No entanto, se você tem conhecimento suficiente e habilidade, então pode usar as instruções para tentar algum estilo em si, mas repito, muitos considerariam a execução das instruções difíceis quando se trabalha a parte de trás de suas próprias cabeças.

Como cortar o próprio cabelo passo a passo

-O primeiro modo de cortar o próprio cabelo é:

Fazer um rabo de cavalo com todo o cabelo na parte frontal da cabeça, acima da testa, e com uma tesoura própria para corte de cabelo apare as pontas, de uma só vez, soltar os cabelos e conferir o resultado, se preferir repita todo o processo para cortar mais um pouco, este estilo não retira muito comprimento, o cabelo vai ter caimento em camadas.

-O segundo modo de cortar o próprio cabelo:

É  para aparar as pontas duplas dos cabelos que estão em camadas, faça um rabo de cavalo, convencional mesmo, na parte posterior da cabeça, torça todo o cabelo e corte com a tesoura as pontas dos fiozinhos que estiverem espetados. Este corte apara os cabelos e retira todas as pontas duplas.

-O terceiro modo de cortar o próprio cabelo:

É dividir todo o cabelo em três partes, duas na frente, e uma atrás. Incline a cabeça para o lado que irá trabalha, como por exemplo, incline a cabeça para o lado esquerdo estique a mecha e corte na vertical, repita com as outras partes, da direita e atrás. Se lembre de separar uma mechinha do lado que já foi trabalhado e juntar à que irá cortar,  para que ela sirva de guia no comprimento. Observe as ilustrações:

cortar o próprio cabelo exemplo 1cortar o próprio cabelo exemplo 2cortar o próprio cabelo exemplo 3

 

 

 

 

 

Este corte de cabelo tem caimento em camadas também, porém, menos marcadas (e mais nas pontas) que as de nosso primeiro exemplo.

Existe no mercado uns clips que prendem os cabelos para que você possa firmar as mechas e cortar o próprio cabelo.

Gostaram de nosso artigo que ensina como cortar o próprio cabelo? Se você já executou algum dos cortes de cabelos dos exemplos acima, comentem no site. Se também executam outros tipos de cortes nos próprios cabelos nos enviem o passo a passo de suas técnicas.

 

Dica Importante!

O sucesso de um cabeleireiro está no quanto ele é conhecido e respeidado, assim é muito importante aprender e se manter atualizado, seja através de cursos presenciais ou cursos como o Curso de Cabeleireiro Pro Hair, onde é possível aprender técnicas profissionais em casa. Invista em VOCÊ!

56 COMENTÁRIOS

  1. Gente, eu tenho cabelos cacheados. Este corte da primeira dica (…rabo de cavalo com todo o cabelo na parte frontal da cabeça, acima da testa…)se adequa ao meu tipo de cabelo??? Tenho medo que fique mais volumoso. Obrigada. 🙂

  2. achei muito interessante e util.tenho cabelo liso comprido e pretão, vou fazer o corte da primeira dica, mas, o que acham de eu acrescentar uma franja?queria tambem uma dica de como fazer essa franja…obrigado

  3. Eu já corto meu cabelo sozinha a muito tempo, e com a 1º opção, uma vez vi a cabeleireira fazendo isso e gostei do resultado então testei no meu cabelo, deu super certo
    só a franja que ainda tenho um pouco de dificuldade mais sempre sai certinho haha

  4. Sempre cortei os meus cabelos sozinha, mas com a terceira opção foi que mais gostei. Super prático. Com três tesouradas e meu cabelo ficou ótimo. Obrigada

  5. Adorei! Fiz o corte número três porque meu rosto é oval e ficou excelente! e ainda dei uma desfiada com um barbeador pois não tenho a tesoura de desfiar e ficou muito bom. Não tenham medo com relação ao comprimento pois tive até que repetir o procedimento para ficar do tamanho que eu queria. Coragem meninas!Obrigada!

  6. Quero tirar uma dúvida, na primeira opção que faz um rabo de cavalo acima da testa… puxa o cabelo para cortar para frente ou para cima???

  7. sou morena clara gostaria de fazr luzes entao gostaria de daber posso matizar essas mechas ate que tom tipo 8 ou um 9 nao quero ficar loira dinasi pra a minha pele quero harnonia

    • Marta depende da altura de tom de seus cabelos, e do fundo de clareamento. A cabeleireira tem que analisar seus cabelos pra só então optar pela nuance para matizar.

  8. Sou formando em cabeleireiro..
    E quero agradecer e parabéniza-lo por este incrivel site!!…
    Ele me fornece muitas dicas tira minhas duvidas e me ajuda muito com novidades!!
    Obrigado!.

  9. Meu cabelo é encaracolado e ja fiz progressiva . Resolvi parar a uns 8 meses , mas o enrolado ta crescendo com muito volume. Meu cabelo ja esta quase todo natural mas um palmo dele ainda esta com progressiva . Pensei em cortar meu cabelo curto ,mas daria mais volume . entao qual é o melhor corte pra resolver o problema ? Obrigada

  10. no primeiro intem quando diz pra cortar tudo de uma vez, dá serto para cabelo cabcheado, e eu devo cortar em partes ou tudo da mesma autura de uma só vez??

  11. Muito boa as dicas de vocês,mas eu mesmo corto o meu cabelo,e é curtinho,um pouco Joãozinho,para cortar atrás,eu olho com outro espelho,do que estou cortando de frente.

  12. Gostei muito das dicas, com certeza vou adotar, fico muito triste porque quando vou ao cabelereiro, peço que eles corte pouco, nao gosto de cabelos muito curto, quando volto a olhar no espelho tenho vontade de chorar, ja sei que vou ficar 3 meses sem aparecer por la, porque o profissional cortou tao curto que provavelmente meu cabelo levara muito tempo ate crescer, vai ficar sem corte, mas tenho medo de voltar porque sei que provavelmente ele vai me deixar quase careca.

  13. fiz o primeiro corte e gostei do resultado alem de nao ter tirado o comprimento ficou com o caimento bem repicado as pontas duplas desapareceram … no começo eu fiquei com medo de errar e ficar torto mas depois acabei cortando o cabelo da minha prima tb depois que cortei so corto o cabelo em casa porque nenhuma cabeleleira acertava o corte !!

  14. Já fiz este corte da primeira opção e deu certo, fiquei contente com o resultado. Mas fica a dica, cortem pouco da primeira vez e depois se preferirem repitam o processo, eu cortei bem pouco e já deu um resultado bem bom. Se eu tivesse cortado mais, já que não tenho muito comprimento, a franja ficaria muito curta. Bjos

  15. Adorei as dicas. Vou cortar o meu amanhã. Durante a gravidez deixei ele crescer bastante e sempre amei.o corte dele que é repicado. Ele é bem encaracolado e armado e acho lindo. Mas fui a um salão e pedi para o profissional tirar só as pontas. E manter o repicado dele. O cara cortou um palmo e deixou ele reto. Que odio. Agora vou cortar ele sozinha. Irei fazer a primeira opção. Espero que fique bom!

  16. Olá! Adorei as dicas! Uma pergunta: se eu fizer o primeiro corte ao contrário (fazer um rabo baixo para cortar) qual será o resultado? Será que ele fica mais comprido na frente do que atrás? Abraço!

DEIXE UMA RESPOSTA