Cuidados com os cabelos

cuidados com os cabelosPara que seus cabelos fiquem sempre bonitos e saudáveis é preciso saber que eles precisam ser submetidos a uma rotina intensa de cuidados, especialmente se forem compridos, já que as pontas têm maior tendência a ressecar, esta região, portanto, acaba dando mais trabalho.

Os cuidados com os cabelos devem ser ainda mais intensos se estes foram submetidos à químicas como escova progressiva, luzes, alisamento, relaxamento, escova definitiva, tintura, entre outros. Tais métodos deixam os cabelos expostos a danos severos, se recebem os cuidados necessários tendem até a cair por completo. Cabelos mal tratados derrubam qualquer visual, não vai adiantar estar bem arrumada, com a pele bonita, bem maquiada e com os fios feios.

Métodos para cuidados com cabelos

Existem cuidados com os cabelos que devem ser realizados no cabeleireiro, por profissionais especializados, e a continuação destes cuidados em casa, para fazer uma manutenção. É preciso ir a um salão de beleza para fazer químicas mais complexas como escova progressiva, relaxamento, alisamento, luzes e tinturas em tons muito diferentes.

O cabeleireiro tem prática e o resultado do tratamento certamente será melhor, ele conhece os produtos mais afundo e o poder de cada substância. É indicado procurar um profissional quando o dano no cabelo for muito intenso, pois ele saberá analisar o caso e indicar qual o melhor tratamento. Procedimentos como a cauterização e a plástica capilar, que ajudam a recuperar os fios, são alguns dos processos mais utilizados nos salões de beleza.

É importante ter em mente que os tratamentos realizado no salão, precisam ter continuidade em casa. Alguns métodos, como lavagem dos cabelos e hidratação podem ser aplicados em casa mesmo, sem qualquer problema.

Produtos para cuidados com os cabelos

Para cuidar dos seus cabelos adequadamente em casa é preciso comprar bons produtos, de qualidade e marca conhecida ou recomendada, não precisam ser os mais caros. Há produtos excelentes, tanto de marcas comerciais quanto de marcas profissionais, basta escolher o que estiver ao seu alcance financeiro, e seus cabelos se adaptem melhor.

São boas marcas a Amend, Acquaflora e L’Oreal Profissional, mas há mais de 100 marcas diferentes a disposição no mercado. Para quem enfrenta problemas como a caspa excessiva, a calvície e a queda dos cabelos, é recomendado consultar um médico dermatologista, pois só ele poderá avaliar corretamente o problema e indicar um tratamento que solucione ou amenize a questão. Marcas que possuem ótimos produtos para esses problemas são a La Roche Posay e a Vichy, dentre muitas outras que podem ser experimentadas.

Como ter cuidados com os cabelos

Para lavar os cabelos tenha sempre a mão um shampoo que seja especial para o seu tipo de cabelo, seja ele oleoso, normal, misto, seco ou tingido. Os cabelos são diferentes uns dos outros, por isso possuem necessidades diferentes, a escolha é muito importante.

Não fique muito tempo sem lavar os cabelos, tal hábito deixa a raiz oleosa e os folículos dos cabelos podem se entupir de sebo, ocasionando a queda. Lave sempre que for preciso, mesmo que isso signifique todos os dias, no caso de cabelos bastante oleosos.

Até os cabelos secos não devem passar tanto tempo sem lavagem, pelo menos uma a duas vezes por semana. Nunca dispense o condicionador, pois ele fecha as escamas do cabelo, faz com que ele fique mais hidratado, com menos frizz e menos embaraçado.

A dica serve, inclusive, para as pessoas com o cabelo muito oleoso, que costumam usar o condicionador erroneamente. O condicionador deve ser utilizado sempre e em todos os tipos de cabelo, a aplicação deverá se concentrar no comprimento e pontas, ele não deve ser usado na raiz e nem no couro cabeludo, para não deixar o cabelo com aspecto pesado e sujo, além de provocar a queda dos fios por acabar entupindo o folículo. O único produto que deve ser utilizado e devidamente enxaguado na raiz é o shampoo, os demais devem ser preferencialmente utilizados nas pontas.

Depois de lavar os cabelos retire o excesso de água e aplique o leave-in, sem enxague, nas pontas, utilize pouco produto para que os fios não fiquem sem movimento e com cara de sujo. Ele ajuda a condicionar os fios, deixando-os ais maleáveis, desembaraçados e a melhorar o aspecto de frizz, além de protege-los do calor da prancha e secador, quando possui propriedades termoativadas em sua fórmula.

Cuidados com cabelos quebradiços

Para que os cabelos não quebrem com facilidade e nem fiquem elétricos use uma escova ou pente de madeira com os dentes mais largos. Procure desembaraçar os fios com bastante calma e cuidado sem pressa alguma para evitar nós e rompimento da fibra capilar.

Quando falamos do quesito hidratação use e abuse das ampolas de tratamento, que são ótimas e ajudam a repor os nutrientes que o cabelo perdeu. Muitas agem como uma hidratação instantânea, são boas opções a Amend, Alfaparf e a L’Oreal Profissional.

Existem outros tipos de ampolas que potencializam o efeito das máscaras de hidratação, estas devem ser misturadas junto a elas, como a ampola Arovit, que é rica em vitamina C e pode ser encontrada sem maiores dificuldades nas farmácias. Não deixe de hidratar os cabelos toda semana, revezando uma máscara de hidratação profunda com uma de reconstrução, para que os fios fiquem sempre saudáveis.

Cuidados com cabelos oleosos

Cabelos muito oleosos também precisam de hidratação, mas ela deve ser feita a cada quinzena. Já nos cabelos muito danificados ou desidratados, ela pode ser aumentada para duas vezes na semana.

Outros itens devem compor seus cuidados com cabelos como reparador de pontas, que é ótimo para quem tem fios longos e pontas desidratadas, o que é comum nestes casos porque a oleosidade dos fios não se estenda a todo o comprimento do cabelo. Uma dica é usar reparador de pontas com silicone, ele é menos gorduroso e absorvido mais rápido nos cabelos, deixando-os com brilho e sedosos. Evite aplicar este produto nas pontas, não é necessário.

Dica Importante!

O sucesso de um cabeleireiro está no quanto ele é conhecido e respeitado, assim é muito importante aprender e se manter atualizado, seja através de cursos presenciais ou cursos como o Curso de Cabeleireiro Pro Hair, onde é possível aprender em casa. Invista em você!


Comentarios

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Curso de Cabeleireiro

Cuidados

Cabelos Saudaveis

Cabelos Saudaveis...

Não seria maravilhoso, se você[...]

Cabelo Emborrachado

Cabelo Emborrachado...

Cabelos extremamente secos, fr[...]

Pontas duplas - como combater

Pontas duplas - como combater...

Você apela para um monte de tr[...]

Pintar o cabelo na gravidez

Pintar o cabelo na gravidez...

São inúmeras as dúvidas postad[...]

Mitos e verdades sobre tratamento capilar

Mitos e verdades sobre tratamento capilar...

No artigo de hoje falaremos a [...]

DVD Luzes e Mechas