Escova definitiva

escova definitivaO que é escova definitiva

A escova definitiva, ou alisamento japonês, deixa os cabelos lisérrimos e só saem quando os cabelos crescem ou são cortados. O componente que age e alisa os fios é o tioglicolato de amônia, o processo é longo, podendo levar cerca de cinco seis horas, e a maioria dos produtos são fortes devendo, portanto, ser manipulado por profissionais.

O produto para a escova definitiva é passado nos cabelos e depois de algum tempo de ação entra em cena a chapinha que definirá a nova curvatura do cabelo.

Quando a escova definitiva é recomendada

A escova definitiva é recomendada se a pessoa estiver certa de que deseja realmente um resultado liso chapado que dure muito tempo, como a escova definitiva usa produtos cujo princípio ativo é o tioglicolato de amônia, ela irá mudar a estrutura interna dos fios permanentemente.

Cabelos em que a raiz é relativamente lisa o resultado é melhor, porque os retoques serão menos constantes e o resultado mais natural, principalmente quando os cabelos começarem a crescer.

Quando a escova definitiva não é recomendada

A escova definitiva é contra indicada se os fios forem muito crespos porque conforme o cabelo natural cresce a raiz enrolada começa a aparecer e consequentemente a pessoa terá que fazer mais retoques, e mesmo com retoques constantes, nos intervalos, algum comprimento de raiz já estará aparente armando os cabelos e fazendo com que o resultado não pareça natural.

A melhor solução para os cabelos muito crespos é fazer primeiro um relaxamento, que tira o volume sem alisar, e depois uma progressiva.

passo a passo escova definitivaPasso a passo da escova definitiva

Como o agente alisante, tioglicolato de amônio, permite a ação mecânica do secador ou prancha, diferente dos outros componentes empregados em processos de relaxamento ou alisamento, para que aja o alinhamento perfeito dos fios ambos instrumentos são utilizados no processo.

Primeiro é necessário lavar os cabelos com shampoo de limpeza profunda, eles tem ação detergente com pH alcalino (pH acima de 7) que abrem as escamas dos fios tornando-os mais permeáveis, para melhor absorção do próximo produto, se for preciso seque os cabelos para o segundo passo.

Divida os cabelos em mechas finas para que seja aplicado o produto com auxílio de um pincel, é importante que se preserve a raiz, conte a partir de um dedo de distância da raiz para que a escova definitiva não altere o caimento dos fios.

È preciso duas etapas, primeiro o produto deverá agir próximo à raiz por 20 minutos e só depois no comprimento, por mais 20.

O excesso de água é retirado, então, faz-se a escova e passa-se a chapa, este procedimento altera definitivamente a estrutura dos fios conferindo a nova curvatura aos cabelos.

Por último deve ser aplicado o neutralizante por cerca de 10 ou 15 minutos nos cabelos, este finaliza o processo, forma um filme impermeável que recobre o fio, e faz com que o efeito liso dure por meses.  Terminado todo o procedimento o cabelo é lavado com shampoo e condicionador, para novamente ser escovado.

Onde fazer o procedimento

Como tudo na vida, existem vantagens e desvantagens para o alisamento definitivo dos fios e alguns cuidados precisam ser levados em consideração antes de usar o produto.

A primeira coisa que uma mulher que pretende alisar os cabelos definitivamente precisa ter em mente é: não tente fazer em casa sozinha e nem peça para amiga que não é uma profissional fazer para você. Economizar com o preço dos serviços de um cabeleireiro pode custar muito caro, como cabelos quebrando e caindo. Lembre-se que apesar de não ter formol na sua composição, se trata de um produto muito forte e somente um profissional sabe o tempo certo que deve agir em cada tipo de cabelo, além das compatibilidades de químicas caso os cabelos já tenham sido processados com alguma anteriormente.

Reserve pelo menos 5 ou 6 horas para ficar no salão, é o tempo necessário para aplicação do produto de forma correta, que é trabalhado primeiramente nos cabelos secos. Sua permanência no cabelo depende do tipo dos fios de cada uma, somente um bom profissional sabe deixar o tempo necessário para não danificar os fios. Depois os cabelos são lavados e escovados para em seguida ser aplicado o neutralizador para interromper a ação do produto.

Ele age por um tempo determinado e depois é só lavar e pronto, cabelos lisos.

Quais produtos são muito utilizados para o procedimento da definitiva?

Um dos produtos mais utilizados para o alisamento atualmente no mercado é o “X-Tenso da Loreal”, que não só deixa o cabelo sem por cento liso, mas dá brilho e nutre, e mais, o produto pode ser usado em cabelos pintados e até mesmo permite uma coloração (com colorante) no mesmo dia da sua aplicação. Normalmente, um bom profissional cobra entre R$ 350 e R$800 para fazer a escova definitiva, os preços variam de acordo com a “importância” do salão. Se alguém oferece por valores bem abaixo do informado, desconfie!

Definitiva vantagens e desvantagens

A escova é um sonho! Você pode lavar os cabelos quantas vezes quiser, ir na piscina, tomar chuva e ele continua liso, a única desvantagem é, você se torna “escravo do produto”. A parte lisa não tornará como antes, mas os cabelos continuarão nascendo enrolado, então, de 6 em 6 meses mais ou menos, depende do crescimento dos fios, você terá que retocar a raiz.

Duração da escova definitiva

A escova definitiva dura até que aja um contraste entre os cabelos naturais e os que estão com a escova, cerca de seis ou sete meses, como explicamos anteriormente, para quem possui cabelo com raiz lisa, e a manutenção é feita com retoques na raiz para quem não tem.

Para quem fez a escova definitiva e não quer mais fazer

Bem como toda química a escova definitiva também agride os cabelos, por isso se certificar de que esse é realmente o mais indicado para o caso em questão é extremamente aconselhado, juntamente com um diagnóstico dos fios. Cabelos que já foram tratados quimicamente merecem atenção especial, e os loiros redobrados, inclusive no momento de passar a prancha.

Para remover a escova definitiva dos cabelos eles deverão ser cortados, esperar até que os cabelos, com a escova definitiva, cresçam á ponto de serem removidos por completo, se não quiser cortar curto, terá que ser paciente e esperar o cabelo crescer mais.

E para amenizar o contraste entre os cabelos naturais e os que estão com a química, poderá ser feita escovação, chapar os fios ou babyliss.

Atenção: Todo o processo exposto de realização da escova, é a forma mais utilizada de se proceder, porém, poderá variar de acordo com a linha do produto utilizado, é aconselhado que se siga as instruções do fabricante da escova definitiva.

Gostou de nosso artigo então comente no blog.

Dica Importante!

O sucesso de um cabeleireiro está no quanto ele é conhecido e respeitado, assim é muito importante aprender e se manter atualizado, seja através de cursos presenciais ou cursos como o Curso de Cabeleireiro Pro Hair, onde é possível aprender em casa. Invista em você!


Comentarios

416 comentários sobre “Escova definitiva
  1. mria nilza disse:

    posso faser escova definitiva,encima de maroquina

    • mirella disse:

      Depende da composição dos produtos. Confira quais os componentes químicos das escovas e me informe pra saber se há compatibilidade, as escovas definitivas são formuladas á base de produtos muito fortes, cuidado.

    • vanessa disse:

      boa noite eu posso fazer no mesmo dia luzes californianas com selagem de cuticulas hdrataçao e proguessiva tudo no mesmo dia me responda por favor obrigado

  2. malu disse:

    a escova definitiva o produtoe é só a base de tioglicolato de amônia?

    • mirella disse:

      Sim, e os tioglicolatos de amônia são residuais ou seja a reação química só para quando o cabelo é oxidado com peróxido de hidrogênio ou bromato de sódio, que são os agentes neutralizantes.

  3. ana celia conceicao souza disse:

    adorei as dicas sob definitiva e gostaria de saber porque depois de passar o produtoe secar e pranchar e neutralizar tem que passar shpoo e condicionador .
    apesar que nao aprendir o passoa passo da definitiva e sim da progressiva .mais eu gostaria muito de receber informacao sob esses processo aguardo resposta ana celia de sao vicente sp…

    • mirella disse:

      Ana Celia é aconselhável que se utilize o shampoo e o condicionador ou máscara do fabricante após o procedimento, esses produtos balanceiam o pH dos cabelos após a química.

  4. malu disse:

    qual a marca boa do produto tioglicolato de amônia para fazer a definitiva?

  5. malu disse:

    Esse nutrahair,encontro na perfumaria ou com um representante?

  6. Débora Gonçalves Chiarato disse:

    gostaria de saber se posso fazer definitiva porque:
    tingi meu cabelo ha 4 meses e fiz progressiva a 2 . Faço progressiva ha muito tempo mas nao tem nenhum resultado diferente.Toda vez que eu chego no slao para fazer a definitiva volto a tras, pois morro de medo de meu cabelo cair. voce tambem poderia fazer uma pequena lista de produtos recomendaveis e baixo custo de preferencia? desde ja, obrigada.

    • mirella disse:

      Débora não existe incompatibilidades entre as químicas, mas faça o teste da mecha para checar a resistência dos fios, eu trabalho com produtos profissionais e dificilmente vc os encontra á venda em lojas. Nutrahair, Tec Italy, Alfaparf, Keune, Mutari, Maxline.

      • Débora Gonçalves Chiarato disse:

        ah tá. Então, eu liguei pra minha cabeleireira e perguntei o nome do produto que ela usaria no meu cabelo caso eu fizesse a definitiva, e ela disse o seguinte: 1º aplicaria guanidina do produto duetto.2ºlavaria.3ºescova com formol a base de aminoácido da watt (não sei como se escreve)…..
        O que você acha?Você conhece esses produtos? Eles são bons? Desculpa, é que são tantas duvidas.Obrigada.

        • mirella disse:

          Débora eu não faço definitiva com guanidina, utilizo uma linha, própria para o procedimento, com tioglicolato de amônia. A guanidina é incompatível com produtos á base de amônia, como tinturas por exemplo.

          • Débora Gonçalves Chiarato disse:

            Eu nao posso fazer com o produto que ela quer né?

          • mirella disse:

            É relativo, veja os prós e contras do procedimento e julgue, produtos á base de guanidina conferem efeito bem mais liso, em contrapartida são incompatíveis com outras químicas à base de amônia, então se vc tingi os cabelos já não recomendo. A progressiva após o procedimento confere efeito mais natural as madeixas, e diminuem o aspecto de pontas esticadas, não existe incompatibilidade entre os dois procedimentos, desde que a progressiva não seja á base de tioglicolato amônia.

  7. ana disse:

    como dar uma boa escova e rapida?

  8. penha disse:

    não entendi o passo a passo depois dos 20 min tire 0 exesso d0 produto ou lave do exesso me respodi por favor

  9. penha disse:

    tire o excesso de agua e escove ou tire todo excesso do produto e lave me respodi obrig.

    • mirella disse:

      Penha o cabelo deve ser enxaguado, e o que é retirado é o excesso de água, a etapa final (neutralização) é extremamente importante, garante a neutralização do produto (o produto para de agir) e o novo formato dos fios. O tempo de pausa poderá variar de acordo com a reação do produto nos cabelos, ou recomendações do fabricante, nunca ultrapasse os 40 min. e não leve mais que 10 para passar. Se não possui prática é indicado que passe o produto, nas mechas, em uma única etapa, e fique de olho na elasticidade dos fios.

  10. penha disse:

    mirella e só retirado o alizante e escovado ou precisa passa outro produto para ser escovado e chapeado e depois lavado e neutralizado

  11. penha disse:

    ou tire todo excesso do alizante e escove obrig

  12. Débora Gonçalves Chiarato disse:

    ah tá. Então, eu liguei pra minha cabeleireira e perguntei o nome do produto que ela usaria no meu cabelo caso eu fizesse a definitiva, e ela disse o seguinte: 1º aplicaria guanidina do produto duetto.2ºlavaria.3ºescova com formol a base de aminoácido da watt (não sei como se escreve)…..
    O que você acha?Você conhece esses produtos? Eles são bons? Desculpa, é que são tantas duvidas.Obrigada.

  13. Rose disse:

    Olá!! adorei o blog, a minha pergunta e o seguinte eu não lavo o cabelo antes da definitiva, eu faço sem lavar, qual é o certo??? eu aprendi sem lavar, obrigada. Abraços.

    • mirella disse:

      Rose depende da linha de produtos que utiliza. Qualquer química age melhor em cabelos sem resíduos, óleo, leave in, etc. O que deve ser preservada é a oleosidade natural do couro cabeludo.

  14. pollyana disse:

    onde posso encontrar!

  15. Jéssica disse:

    Olá fiz escova definitiva e gostaria de saber se posso lavar o cabelo antes de três dias? se eu lavar pode alterar algo no resultado final?

  16. ingrid disse:

    Mirella fiz a definitiva num ótimo salão de Araraquara SP, mas ficou horrível….depois fiz a plástica de fios em um outro salão q eu ja frequentava e ficou bem melhor, mas as pontas ainda estão bem feias, tem algum produto que deixe o cabelo com aparência mais natural?

  17. patricia disse:

    Oii,quantos grau deve ter a chapa para fazer a escova definitiva?

  18. Karina disse:

    No relaxamento ou alisamento passa se o produto, lava e neutraliza;
    Na Definitiva passa se o produto, lava e chapa e depois neutraliza; essa que é a diferença???

    Obrigada. Karina

    • mirella disse:

      Karina podem ser á base de tioglicolato de amônia, mas devem ser específicos, próprios para a definitiva, ou para o relaxamento, vc encontra o kit nas lojas do ramo.

  19. elisania disse:

    oi gostaria de saber se e dificil aplicar o produto e qual o produto mais indicado pro meu tipo de cabelo tenho cabelos ondulados que crescem muito rapido e quanto tempo depois vou ter que aplicar o produto novamente obrigada beijos

  20. mara disse:

    Fiz escova definitiva parece que os cabelos estao ficando quebradiços voce tem alguma sugestão.

  21. marina disse:

    nunka fiz escova progressiva e nem definitiva,meu cabelo é meio liso,agora estou com vontade de tentar fazer,mas queria um bom resultado e que durase mais tempo,mas tenho medo de danificar meu cabelo!o que faço.a progressiva ou a definitiva?pode me ajudar?
    obs:pinto meu cabelo a cada 2 meses!

    • mirella disse:

      Marina se seus cabelos são meio lisos o indicado é a progressiva mesmo (não confere resultado chapado), e se ainda assim não gostar do efeito, não precisará fazer mais, depois de algum tempo seus cabelos voltarão a ser como antes. Definitiva não tem volta e alisa mesmo.

  22. Mari disse:

    Olá gostaria de saber se após ter feito escova definitiva, se desejar fazer permanente afro (era o que sempre fazia)não há mais possibilidade? Obrigada.

  23. edineia disse:

    gostaria de saber sobre essa escova nova fithyni eu acho que é isso obrigada

  24. LETICIA disse:

    ola,fiz escova marroquina por 3 meses,nao tive o resultado esperado,pois pensei que nao precisaria mais fazer escova e pranchar.Meu cabelo é tingido de loiro a anos.quero um alisamento definitivo que me livre da escova.Posso fazer a definitiva?

  25. marina disse:

    Olá,
    eu faço escova definitiva com tig. amonia, mas como fiquei 4 meses sem fazer a definitiva eu fiz um selante de ureia e após 1 mes notei que meu cabelo esta caindo mais do que o comum, gostaria de saber se essas dua quimicas nao sao compativeis. E gostaria de saber tambem se o selante comum após a escova definitiva ajuda a hidratar mais o cabelo.
    obrigada

  26. Nathalia disse:

    Olá Mirella, amei o seu post e o seu blog. Gostaria de tirar algumas duvidas pois estou interessada em fazer a escova definitiva. Bom:
    (1)Eu já pesquisei em alguns salões pela minha cidade, e os profissionais me disseram que pelo me cabelo ser cacheado eles não recomendam a Escova definitiva pois eu posso me cansar do visual e ter que esperar muito tempo para o cabelo crescer de novo. Porém eu tenho plena certeza que eu quero meu cabelo liso. Quanto tempo em média leva para ter que fazer o retoque em uma raiz cacheada?
    (2)O efeito liso sai ao molhar os cabelos?
    (3)Nunca tingi meu cabelo mas gostaria de passar um tonalizante antes de fazer a escova, tem algum problema? Também tem problema retocar com o tonalizante após ter feito a escova?
    (4)Moro em São Paulo, capital. Gostaria de encontrar um bom profissional pra fazer a definitiva. Você trabalha em algum salão por aqui? Ou pode recomendar algum profissional que você conheça?
    Desculpe por tantas perguntas, estou mesmo na dúvida pois não quero me arrepender depois. :)

    • mirella disse:

      Nathalia, acabei de responder uma questão igual, confira. “a qualidade da escova depende dos produtos e do profissional, a definitiva alisa mesmo e sem possibilidade de volta, pois atua na estrutura dos fios, como relaxamento, quanto a este efeito que vc citou de capacete, isto acontece quando existe um contraste grande entre os cabelos que nascem, raiz, e o comprimento que está com a definitiva, aí tem que analisar seus cabelos, e a regularidade que deverá fazer os retoques. Quanto à outra escova por cima, como progressiva, até pode, mas se a intenção for alisar mais ainda, não tem por que. O que acontece com estes procedimentos mais invasivos como relaxamento ou definitivas é que as cutículas tendem a ficar muito abertas, o pH dos produtos são bem alcalinos, causando muitas vezes o efeito “espigado”, manutenção é importantíssima para quem faz uso destes procedimentos”. Não sai com lavagens, pode tonalizar, atendo em MG.

  27. Cristiana Rj disse:

    Olá Mirella, td bem? Eu faço escova de redução de volume(Turmalina, marroquina…) só que meus cabelos não fica liso, ele e liso ondulado, e quando lavo o cabelo, fica aquelas ondinhas no meio do cabelo. Gostaria de saber se a definitiva irá alizar meus cabelos mesmo,e quando tempo dura?
    Tenho medo de fazer, pagar caro e continuar igual as outras que faço no momento…Me ajuda por favor, pois tenho muito medo e duvida,pq uma cabeleireira me disse mesmo que a escova definitiva fica feia no cabelo, porque quando cresce fica parecendo um capacete as raízes crescendo, só posso fazer a definitiva para o resto da vida ou posso colocar por cima da definitiva outro tipo de escova? bjos e obrigado.

    • mirella disse:

      Cristiana a qualidade da escova depende dos produtos e do profissional, a definitiva alisa mesmo e sem possibilidade de volta, pois atua na estrutura dos fios, como relaxamento, quanto a este efeito que vc citou de capacete, isto acontece quando existe um contraste grande entre os cabelos que nascem, raiz, e o comprimento que está com a definitiva, aí tem que analisar seus cabelos, e a regularidade que deverá fazer os retoques. Quanto à outra escova por cima, como progressiva, até pode, mas se a intenção for alisar mais ainda, não tem por que. O que acontece com estes procedimentos mais invasivos como relaxamento ou definitivas é que as cutículas tendem a ficar muito abertas, o pH dos produtos são bem alcalinos, causando muitas vezes o efeito “espigado”, manutenção é importantíssima para quem faz uso destes procedimentos.

  28. Cristiana Rj disse:

    Mirella obrigado pela resposta…Então posso fazer a definitiva?, porque quero que o meu cabelo fiquem lisos e depois que lavados não precisarei alizar com a chapinha. Então a definitiva alisa mesmo os meus cabelos, mesmo se antes eu fiz escova progressiva sem formol? Meus cabelos estão brilhantes e alisou qualse 70% , se eu fizer a escova progressiva sem formol em vez da definitiva na 2º vez irão alizar mais? Ou devo mesmo fazer a definitiva? Meus cabelos irão ficar com aspecto “espigado” ou mais natural? Quanto tempo dura um escova Definitiva?Meus cabelos são lisos ondulados. Por favor me ajude e tire essa minhas duvidas. Deste já agradeço sua resposta e um Feliz 2012 para você..bjimss

  29. Paulinha disse:

    Olá Mirella qual a escova que e melhor para ser feita, a definitiva ou essas escova tipos marroquina, inteligente…? Me ajude por favor?

    • mirella disse:

      Paulinha depende do efeito que deseja para os cabelos e de como eles estão (ou são), a definitiva alisa mesmo e é pra sempre, estas outras escovas disciplinadoras, como progressivas, não conferem efeito chapado, diminuem bastante o volume, a cabeleira fica bem mais fácil de escovar, dependendo dos cabelos um simples jato de ar quente nas madeixas já proporciona efeito de cabelos escovados e bem finalizados.

  30. MARCIA ARAUJO DE SOUZA disse:

    OLÁ, TUDO BOM.
    GOSTARIA DE SABER SE POSSO FAZER ESCOVA DEFINITIVA, POIS TENHO GUANIDINA NO CABELO E ESTÁ MUITO DANIFICADO. QUAL O PRODUTO CERTO, E SE POSSO FAZER A DEFINITIVA?
    ESTOU AGUARDANDO A RESPOSTA. OBRIGADA.

  31. valdirene disse:

    Gostaria de saber se o tioglicolato de amônia é compativel com sódio ou guanidina se não for como proceder. Obrigada.

  32. Kellen disse:

    Olá, gostei muito do artigo e tenho umas dúvidas. Fiz tintura(preto azulado) e escova de verniz no meu cabelo há quase 5 meses, posso fazer definitiva OU passar HAIR LIFE?

    Eu amamento tem problema??

  33. Ana Clara disse:

    Oiii
    Gente td bem ?
    Meu nome é Ana Clara
    Gente eu fiz a escova definitiva e eu fiquei com alergia , e quem fez em min era profissional
    a minha pele fico cheia de caroço e a cabelereira não quer pagar pelo prejuízo e agora oque que eu faço ?

  34. joziane silva de jesus disse:

    meu cabelo era bem cacheado,mais eu alisei e dei muito relaxamento nele,agora ele ta com a raiz muito liza, mais as pontas não quer mais cachear,as pontas estão esticadas e ressecadas não sei porque isso aconteceu,meu cabelo tá muito feio,o que devo fazer para recuperar o meu cabelo? estou pensando em da uma escova definitiva,sera que é uma boa escolha? me ajude por favor.

    • mirella disse:

      Joziane são poucas as informações que me passou, teria que fazer diagnóstico dos cabelos para poder indicar qual procediemento mais indicado. Qual seu objetivo, alisar, hidratar, recuperar, etc? Segundo vc relatou, está com química nos cabelos, para aplicar outra é necessário checar a compatibilidade dos produtos.

  35. maria disse:

    eu nao entendi uma parte desse procedimento depois q aplica o tio vc lava para fazer a chapiha ou tem algum tio liquido?

  36. Maurícia disse:

    Oi, meu cabelo é ondulado mais para liso,é muito oleoso na raiz e costuma cair um pouco,
    e estou querendo fazer ou definitiva ou progressiva?
    Qual a sua indicação,qual danifica mais o cabelo?.
    Qual o valor em media das duas ?
    Obrigada:Beijos

  37. Lairane disse:

    Olá Mirella,
    Fiz a escova definitiva, menos de um mês, gostei só no início, mas me arrempendi, quero meus cachos de volta e minha liberdade com eles tb. Já me efetou emocionalmente.
    Não recomendos para quem tem cachos e ainda fios finos que davam volume.
    Será que este ano consigo recuperá-los?
    Abçs

  38. jefferson almeida disse:

    meu cabelo depois da escova comesou a cair, oq q eu faço..

  39. Dayane disse:

    Olá,tenho 14 anos e gostaria de saber se com a minha idade posso fazer a definitiva meus cabelos são cacheados e tenho medo dele cair apos a definitiva corro risco de mus cabelos cair ? mais eu tenho certeza que quero meus cabelos lisos,já fiz selagem 1 vez e não teve muito resultado meus cabelos só cresceram um pouco
    queria um cabelo liso pra sempre com a definitiva ele ficará liso pra sempre?Obrigada(aguardo uma resposta)

    • mirella disse:

      Dayane para indicar o procedimento eu teria que fazer o diagnóstico dos seus cabelos, mas já adiantando a resposta, a definitiva alisa pra sempre, é necessário retoque de raiz, o produto deve ser de qualidade e o profissional qualificado. A selagem realmente não tem a função de alisar como deseja, mas existem outras escovas disciplinadoras de efeito cumulativo e não permanente.

  40. Andrea Flores disse:

    Boa noite.. fui ruiva durante algum tempo e ha quase um ano venho clareando meus fios..no momento ele está castanho claro com luzes. Tenho muito cabelo e a progressiva dura muito pouco. É possível fazer definitiva em cabelos com luzes? Obrigada

  41. solange disse:

    Olá ,gostaria de saber se posso fazer definitiva no meu cabelo, pois a unica coisa que faço nele à 20 anos é a chapinha bahiana auela esquentada no fogo mesmo.Meu cabelo é um crespo armado a raiz não é dura é meio termo tanto que só aliso a cada tres ou quatro meses.
    E tbem. quero saber se é necessario fazer um bom tratamento de hidratação antes. Obrigado aguardo ansiosa sua resposta.

  42. lediane disse:

    oi gostaria de saber se o produto sfera de nazca e bom mesmo para fazer definitiva.e se eu posso pintar meu cabelo de loiro antes ou depois do denitiva.aguardo resposta por favor.

  43. daiane disse:

    meu cabelo é cacheado se eu fizer a definnitiva vai ficar armado?e tenho riscos de cair meu cabelo?

    • mirella disse:

      Daiane defitiva alisa, cachos novamente só quando os cabelos crescerem. O profissional qualificado fará diagnóstico dos fios e lhe oferecerá produto de qualidade.

  44. thaiz disse:

    Olá,estava interessada em fazer a escova definitiva,mais gostaria de saber se ela tem formol?

  45. Viviane disse:

    Eu aliso o cabelo desde 2010 com progressiva, a minha cabeleireira atual disse que o produto que usa em mim é sem formol, mas eu vi na TV que se não tiver formol o cabelo não fica liso.
    Estou um pouco preocupada, gosto do meu cabelo liso, não conseguiria deixa-lo cacheado novamente. A definitiva seria uma boa solução para mim? Não entendo muito de quimicas, o produto da definitiva pode causar algum mal a saude como na progressiva???

    • mirella disse:

      Viviane existem progressivas em formol que alisam, o mercado oferece inúmeras escovas disciplinadoras de ótima qualidade. Quanto a definitiva, esta confere efeito liso permanentemente, é mais forte, requer mais retoques (cacheados desde a raiz, ou crespos), tem que fazer diagnóstico dos fios e hidratar os cabelos com mais frequência.

  46. luzia disse:

    ola.gostaria de saber se a escova progressiva ela pode ser feita em cabelos com mechas,tinturas.

  47. Pathy Rocha disse:

    olá,nunca fiz escova progressiva nem definitiva.apenas pinto ele, meu cabelo esta muito quebrado qual vc recomenda q eu faça?posso fazer luzes depois? quais produtos vc m recomenda para usar depois q eu fazer algum desses?bjs obrigada…

    • mirella disse:

      Pathy depende dos cabelos, se são muito cacheados, crespos, cachos nas pontas, naturais, tingidos, etc. A progressiva aceita mais químicas posteriormente.

  48. karine machado disse:

    ola, tenho luzes no cabelo, posso fazer a definitiva?? e depois de feita a escova posso continuar fazendo as luzes?
    obrigada, grande abraço.

  49. lediane disse:

    gostaria de saber se posso pintar meu cabelo de loiro antes ou depois da definitiva.

  50. maria disse:

    gostaria que vcs me indicassem um produto pra relaxar meu cabelo ,pois uso guarnidina e com dois meses ja esta prescisando relaxar de novo a raiz fika alta tenho cabelos muito fino por isso enfraquce com facilidade,que devo usar pra dar um resultado melhor?

    • mirella disse:

      Maria acontece porque os cabelos crescem, o retoque é inevitável, trocar a química só se for por outra compatível, e com teste da mecha. Você tb poderá estar aliando ao relaxamento a progressiva (sem tioglicolato de amônia).

  51. Ingryd disse:

    Eu tenho um cabelo bem claro, em dezembro coloquei o loiro platinado, no caso, algumas mechas e ano passado fiz progressiva, no caso fiz a progressiva em maio e já e hoje faz 9 meses eu queria saber se já posso faze-la novamente, a progressiva eu poderia fazer porem como eu clariei mais o meu cabelo, tenho medo de cair ou de ser química de mais, posso fazer novamente a progressiva, pq apesar de se passar bastante tempo o problema é que clariei meu cabelo… Bjs

    • mirella disse:

      Ingryd pode sim, não existe incompatibilidade entre as químicas, porém o que certamente irá notar é um pouco de amarelamento dos fios, que poderá ser amenizado com matização, shampoos, tonalizantes, etc.

  52. Ingryd disse:

    E queria tambem saber se existe algum produto para intensificar o crescimento dos meus cabelos.. Bjs

  53. JAQUELINE GOMES MESSIAS FRANCO disse:

    Olá boa noite!! Pesquisando na internet após a reportagem do fastástico sobre as progressivas com formal encontrei seu blog. Estou muito na duvida, porque queria um cabelo liso sem tem que utilizar produtos com formol. Meu cabelo é loiro com mechas, será que posso fazer esta escova definitiva….acho que ela seria menos agressiva para o meu cabelo, pois depois é só retocar. Queria a definitiva porque vivo de escova mesmo….queria uma ajuda por favor!! estou com muitas duvidas =) Obrigada

  54. paula disse:

    ola ,gostaria de saber se posso fazer o relaxamento com o tioglicolato de amonio,faço progressiva a 4 anos e aultima que fiz foi em meados de outubro,,

    • mirella disse:

      Paula pode sim, mas faça o teste da mecha. Obs: Cabelos relaxados não suportam descoloração com amônia, ox 30, 40, nuance muito clara ou superclareadoras.

  55. JAQUELINE GOMES MESSIAS FRANCO disse:

    Olá boa noite!! Pesquisando na internet após a reportagem do fastástico sobre as progressivas com formal encontrei seu blog. Estou muito na duvida, porque queria um cabelo liso sem tem que utilizar produtos com formol. Meu cabelo é loiro com mechas, será que posso fazer esta escova definitiva….acho que ela seria menos agressiva para o meu cabelo, pois depois é só retocar. Queria a definitiva porque vivo de escova mesmo….queria uma ajuda por favor!! estou com muitas duvidas =) Obrigada

    • mirella disse:

      Jaqueline existem progressivas sem formol. A definitiva alisa permanentemente. Para manter os cabelos com aspecto mais natural invista em produtos para manutenção, shampoos mais ácidos, máscaras, etc.

  56. eliane disse:

    olá mirella tdo bem? uso tioglicolato de amonia para relachar os cabelos, mas fikei sabendo que posso fazer a definitiva com esse produto.meus cabelos são ondulados ate o meio e as pontas são lisas por causa desse produto.gostaria de saber se depois que fizer a definitiva meu cabelo vai ficar liso ou com aspecto de “alisado” como se tivesse passado so o alisante?

    • mirella disse:

      Eliane não é bem assim, existe compatibilidade mas os fios poderão não suportar. Mesmo com definitiva é bom finalizar com secador pra dar mais naturalidade aos cabelos.

  57. aline disse:

    o produto usado para alisar os cabelos e o mesmo que se usa na definitiva? ou seja o alisante a base de tioglicolato?

  58. Pamela disse:

    Olá, gostaria de saber se eu posso fazer definitiva??eu fiz 2 progressivas mais a segunda não deu muito resultado, meus cabelos estão ressecados e quebradiços. Você acha que deve hidratar bem os fios, para depois fazer a definitiva, tenho medo de fazer,danifica muito o cabelo? devo hidratar a cada qto tmpo? obrigada.

  59. sheimen disse:

    depois de eu faser a escova definitiva quando eu lavo o cabelo e’ necessario que eu fassa a chapinha ou passe o cecador para os cabelos ficarem lisos?

  60. Rita de Cássia disse:

    Mirella, passei henê por 2 anos no meu cabelo que é enrolado e a raiz bem armada. Parei com o henê há um ano e quatro meses e fiz duas vezes a escova inteligente e meu cabelo reagiu bem, mas o efeito liso acaba assim que lavo o cabelo. Meu cabelo está até o ombro enrolado e no restante ainda está sob o efeito do henê e com as pontas mastigas e quebradiças. Posso fazer a definitiva? Tenho medo de incompatibilidade das substâncias do henê + inteligente (com formol) + a definitiva. O que vc acha? Posso fazer sem problemas a escova definitiva? Aguardo, obrigada.

  61. cione disse:

    ola tenho cabelos castanhos porem prefiro eles loiros,gostaria de fazer definitiva posso pinta-los antes ou depois da definitiva ou seria melhor mante-los em um tom mais escuros como louro medio por favor me responda com urgencia e muito importante tenho me sentido horrivel ultimamente e preciso melhorar minha aparencia

  62. janaina disse:

    Olá! Faço definitiva a mais de 1 ano e sempre que vejo reportagens falando dos alisamentos fico preocupada. O tioglicolato de amônia tem alguma relação com formol ?
    Att,

  63. Milena disse:

    Eu uso guarnidina como relaxamento e fiz progressiva em Dezembro, gostaria de saber se posso fazer a definitiva. Meus cabelos são finos e a raiz é um pouco crespa.

  64. Micheli disse:

    Olá
    Tenho os cabelos descoloridos, com luzes, pretendo fazer a escova definitiva agora e depois de alguns dias fazer mais luzes, para ficar mais clarinho e platinado. Tem algum problema nisso?

  65. renata disse:

    oi,quero fazer mas tenho que lavar meus cabelos todos os dias pois faço academia,será que compensa fazer mesmo assim? queria fazer só na parte da frente(a franja toda) pois é a parte que mais tem ondas, se lavar muito o produto sai ou só sai à medida que cresce?
    obrigada

  66. Fabiana martns disse:

    quero fazer a definitiva mas estou com medo porque estou amamentando ,a minha filha está com 6 meses, será que já posso fazer?

    • Fabiana disse:

      não. De jeito nenhum pode fazer definitiva no seu cabelo amamentando. Espere este periodo de amamentação e depois faça o que achar necessário.
      obrigada

  67. Mari disse:

    Ola mirella, ja fix Escobar definitive 3 vexes, porem meu cabelo nunca fica liso, semipre continua muito volumoso e com algumas partes frisadas. O que pode estar errado? Fico frustada pois pago caro e nao tenho o resultado esperado. Obrigada

    • Fabiana disse:

      se fez escova definitiva e não ficou bom, tente mudar o tipo de corte.
      Dependendo do corte que o seu cabelo está, ele vai deixar o seu cabelo volumoso mesmo.
      Uma escova definitiva deverá deixar seu cabelo liso e só retoque a raiz depois de no minimo 4 meses.

  68. alcilea disse:

    fiz uma definitiva no meu cabelo com tioglicolato de amonia e o resultado ficou otimo pois meu cabelo era cacheado bem armado,ele esta liso,mais sempre finalizo com secador e chapinha,gostaria que me indique alguns produtos de manutençao,que posso comprar em perfumaria,meu cabelo tem um bom crescimento posso fazer retoque com 45 dias ou nao?

  69. Edilaine disse:

    ja faz mais de 2 anos qe eu faço progressiva, mas não deu o resultado qe eu qeria, pois quero fazer agora a escova definitiva sera qe eu posso fazer. faz tres meses qe eu fiz a progressiva e voltou tudo meu cabelo norma?

  70. denise disse:

    oi mirela primeiro adorei a materia minha duvida é vc diz que o preço varia muito mas a materia ja é meio antiga atualmente quanto esta saindo uma boa escova definitiva tipo que não seja muito barata pra não sair ruim e que não seja cara demais tambem obrigada

  71. PATRICIA disse:

    OI MIRELLA PAREI DE PASSAR HENE JA TEM UNS DOIS ANOS,MEU CABELO ATE O OMBRO ESTA SEM HENE O DEMAIS AINDA ESTA,SE EU CORTAR ONDE TEM HENE E FAZER ESCOVA DEFINITIVA VAI DAR CERTO???NAO VAI CAIR MEU CABELO???DESDE JA AGRADEÇO PELA SUA RESPOSTA,UMA BOA NOITE….

  72. Priscila disse:

    Oii MIRELLA estou querendo fazer uma escova japonesa definitiva i ela e com amonia e tenho cabelos pintado de Loiroo agoora da mediida que ele vai crescendo estou puchando luzes posso fazer ?
    e ta na hora de retocar ja as luzes se poder fazer a definitiva primeiro faço ou primeiro retoco as luzes? Me responda mais rapido possivel ‘ beiijoooos bom dia!

  73. sophia disse:

    Eu faço definitiva e queria saber se posso fazer luzes ..

  74. betania disse:

    fiz escova definitiva com tioglicolato de amonia da marca tanagra, gosttaria de saber se posso fazer alguma escova progressiva para para não ficar tão diferente meu cabelo se puder me fala qual? obrigada!

  75. Uliane disse:

    Oi. Pinto meu cabelo a uns dois anos e faço progressiva a cada dois meses. Gostaria de saber se posso fazer definita?

  76. fernanda disse:

    oi eu tenho cabelos loiros pintados com tinta,e eu gostaria de saber se eu posso fazer a definitiva com tioglicolatio da marca esfera se não qual o mais indicado para uma definitiva boua obrigada !!!!!

  77. Cintia disse:

    Mirella, eu tenho meu cabelo vermelho a uns 3 anos. no momento pinto ele com a tinta red airon na cor Papoula e para Nao ficar passando a tinta sempre uso o tonalizante Keraton na cor pimenta rosa. se eu fizer a escova definitiva vai interferi na cor do cabelo, ou ate mesmo prejuticar, pois pinto de 15 e 15 dias revesando entre a tinta e tonalizandte? e gostaria de saber o que eu posso passar em casa para meu acabelo para de cair e idratar? meu cabelo é liso mais tem muito volume.

  78. lais disse:

    ola parabéns pelo seu blog adorei tirei bastante duvidas, mas ainda tenho uma duvida eu uso guanidina mas achei que o meu cabelo esta ficando muito fraco e caindo bastante embora eu tenha o cabelo bastante cheio e parei de passar faz 1 ano e 2 meses será que eu posso trocar de quimica para o tiogliconato de amonia, e posso fazer definitiva ? atualmente só faço selagem mas só ela não abaixa o volume por isso quero voltar a passar quimica, ah outra coisa o hidroxido de sodio seria uma boa opção tmb ??? obrigadaa e aguardo sua resposta….

  79. sueli gonçalves disse:

    ola gostaria de saber porq eu so aplico o neutralizante depois de secar e pranchar,eu nao posso aplicar o produto no lavatorio depois de tirar o creme relaxante? E ddepois eu aplico o neutralizante com pincel ou borrifo nos cabelo seco?

    • mirella disse:

      Sueli depende do produto que adquiriu pra fazer a definitiva, de forma geral a química é aplicada nos cabelos e quando secamos e pranchamos estamos definindo a nova curvatura dos fios e tudo isto é finalizado com o neutralizante que sela o processo e “para” a química. O que não pode faltar é o neutralizante, porque se não aplica-lo a química continuará agindo, até a queda dos fios. O produto não é mesmo que utilizamos para relaxar os cabelos, ele é próprio para o procedimento.

  80. Débhora disse:

    Olá , preciso de AJUDA … fiz uma escova definitiva a quase 1 ano e meio , mas agora não quero mais fazer a definitiva por que quero fazer luzes no meu cabelo e pintar quando me der vontade, pois com a definitiva não posso fazer isso. Mas agora meu cabelo está muito feio pois até a parte da orelha meu cabelo já esta normal e da orelha para baixo estou com a definitiva ainda. Que tipo de alisamento posso fazer na raiz? Ou eu teria que fazer em todo o cabelo?

  81. lucelia disse:

    gostaria de saber se para neutralizar o tioglicolato de amonia posso aplicar somente peroxido de hidrogenio 10 volumes

    • mirella disse:

      Lucelia os produtos são á base de peroxido de hidrogenio, recomento um proprio para neutralização, se os cabelos esquentarem no momento da neutralização com este tipo de produto volte a cliente para o lavatorio e lave os cabelos novamente, o relaxante quando entra em contato com o neutralizante aquece e danifica os cabelos, neutralize quando os cabelos estiverem limpos, livre do relaxante, outra obs é que neutralizantes á base de de peróxido de hidrogenio clareiam as pontas. Os neutralizantes á base de bromato de sódio não clareiam as pontas mas requerem outros produtos aliados ás suas fórmulas pra fechamento da cutícula.

  82. Alessandra disse:

    Olá, Fiz uma definitiva com New Brush da hair Shine. Meu cabelo ficou chapado, pesado e sem volume. Isso por que eu já tinha pouco cabelo antes de fazer a definitiva e agora sumiu o pouco de cabelo que tinha.O que posso fazer para ele ficar mais volumoso?

  83. Stephani disse:

    Gostaria de saber se a escova definitiva é compativel com qualquer quimica no cabelo.

  84. ana scheffer disse:

    oi fiz escova vegetal no meu cabelo a HIDRALIZZE da bioderm e meu cabelo é muito enrolado, segui direitinho no modo de usar, mais nao ficou legal o meu cabelo ta meio engordurado, será que posso refazer todo o processo denovo ? fiz essa escova ontem mesmo . obrigada!

  85. Priscila disse:

    Oi mirella será que depois de 1 ano e tres meses sem fazer relaxamento com guanidina, posso fazer uma definitiva de amonia? desde já agradeço

  86. lucelia disse:

    mirella quanto tempo depois posso fazer novamente a definitiva de amonia nao tive o resultado esperado

  87. eduarda disse:

    eu tenho o cabelo muiiiiitttto emrolado emtão vou terde ficar retocando eles toda hora

  88. joice disse:

    a um ano atras eu fazia o super relaxamento do beleza natural, gostaria de saber se posso fazer definitiva em todo o cabelo. nao faco ideia de ql seja a quimica ativa desde relaxamento.

  89. CRISTIANE disse:

    oii gostaria de saber se posso fazer a escova definitiva,tinha luzes há uns 3 meses atrás agora dei um banho de brilho castanho medio e estou com progressiva,possso ou não fazer?obrigada.

  90. marcia disse:

    olá mirella tudo bem? há 2 meses usei hene,posso fazer escova definitiva? qual é o produto que vc me recomenda,obrigada.

  91. marcia disse:

    mirella meus cabelos sao ondulados e muito cheios,e passei hene cerca de 2 meses posso fazer escova ddefinitiva espero respostas muito obrigada.

  92. glaubia disse:

    meu cabelo estava em uns 45cm cortei mas as pontas estão muito feias não qro mas cota e men fazr outra definitiva qro meus cachos o q devo fazer com minhas pontas se eu corta vai ficar muito curto so ando com ele preço ou fazo escova quando vou sair

  93. glaubia disse:

    meu cabelo estava em uns 45cm cortei mas as pontas estão muito feias não qro mas cota e men fazr outra definitiva qro meus cachos o q devo fazer com minhas pontas se eu corta vai ficar muito curto so ando com ele preço ou fazo escova quando vou sair nao nunca entrei neste sait

  94. idila disse:

    oi!meu cabelo és cacheado,fino e a raiza dele é ondulada,se eu fizer a escova definitiva com quanto tempo eu deveria fazer um retoque,e ele é curto tipo chanel quanto custaria mais ou menos??bjokas

  95. Celia disse:

    Olá! faço a escova definitiva a 06 anos, com retoques a cada 03 meses, porém o profissional que fazia no cabelo foi embora do meu Estado e fiquei sem referencia de profissional para fazer, tenho um cabelo muito volumoso e a raiz cresce rapido demais, estou querendo para de fazer a definitiva, o que vc me orienta a fazer? será que a escova progressiva resolve? na definitiva estava usando o produto da Loreal Xtenso(extraforte) afinal meu cabelo e resistente, mais dou manutenção de hidratação constante, com linha da moroccanoiel e a base de argan.

  96. natalia disse:

    Olá boa tarde!
    Eu fiz duas definitivas.A primeira foi Setembro de 2011,e a segunda foi em Dezembro do mesmo ano,muitas pessoas comq uem comentei me chamou de maluca pelo fato de o intervalo ter sido pequeno,teve pessoas que dizem que posso até ficar careca,e tenho medo pois de lá pra ca meu cabelo cai muito,o que posso fazer para dar uma amenizada na queda.e tenho outra duvida meu cabelo é castanho escuro,gostaria de fazer uma luzes,tem algum problema….obrigada

  97. andressa disse:

    mre jutff

  98. luiza pontes tinoco disse:

    eu quero saber se pode lavar o cabelo e dps ele vai ficar liso dps de 5 dias ???????

  99. wanessa disse:

    no caso eu sou loira … eu tenho q pintar o cabelo de 2 em 2 meses, sera q nessas vezes q eu usar tinta o cabelo pod ir voltando ao normal ????? ou ate mesmo quebar com o uso da tinta em cima do tioglicolato?

  100. LUCIANA FERREIRA disse:

    bom dia ! uso o creme alizante forte luzan a muitos ano posso esta fazendo a escova definitiva.obrigodo

  101. Michele Costa disse:

    Mirella faço a escova definitiva há quase dois anos, mas há um tempo que não estou gostando, retoco a raiz mas mesmo assim na frente não fica completamente liso, gostaria de saber o porquê.

  102. Letícia disse:

    eu já fiz a escova definitiva 2 anos atras
    e não passo nada no meu cabelo de química só pintei tem 4 Mês ,eu quero passa um produto que comprei no mercado que o nome é Amacihair Liso
    sera que eu posso passa ele nos meus cabelos sem medo do meu cabelo cair ?
    me responde quem sabe me dizer isso por favor

  103. Tais disse:

    Gostaria de saber se posso fazer a escova definitiva ,já que tenho mechas californianas(somente nas pontas e algumas no triangulo)e gostaria de fazer mais mechas tb. Como seria o processo, primeiro fazer as mechas e depois a definitiva ou o contrário?
    Obrigada

  104. jacqueline disse:

    bom eu tenhu cabelos relaxados eu relaxo uma vez n vida outra mt tempo depois ,,, mais meu cabelo e cacheado e razoavel ondulado n raiz mais conforme eu uso mt chapinha o cabelo tendeu a perder um ppoko d volume mais o q me encomoda e q eu queria deixa a raiz ate o meio do cabelo bem liso sem te q me mata n chapinha a definitiva resolveria isso

  105. Sueli disse:

    Qual o corte ideal para rosto redondo e para cabelo liso com progressiva( louro com luzes), ah estou com 58 anos e 60 kgs.
    Grata

  106. Fabiane disse:

    Olá, boa noite!! Fiz duas inteligentes, uma em julho/2010 e a outra em junho/2011. A primeira ficou perfeita, lisérrimo e bem natural, do jeito que eu queria. Na segunda o meu cabelo já tinha crescido uns 10 dedos, e não ficou da forma que eu esperava (liso). O meu cabelo natural é ondulado, mas leve, qualquer coisinha bagunça. Nem se seu enchê-lo de creme ele fica sossegado! Na raiz ele é um pouco liso, fica comportado. Em junho (daqui a dois meses) fará exatamente um ano que apliquei a última inteligente, mas tive que começar a pranchá-lo logo após duas semanas da aplicação, e faço isso de duas a três vezes por semana (não possuo secador). Acho que chapinha estraga muito, por isso quero um alisamento com o qual não precisarei mais pranchá-lo. Moro na Bahia, interior. Será que aqui custa muito caro uma escova definitiva? Posso fazer? Pinto meus cabelos com muita pouca frequencia, a última vez foi em dezembro/2010, de preto. naturais eles são castanho-médio. Meus cabelos estão um pouco acima do meio das costas, pontas duplas, estragadas e sem brilho, por completo. Gosto dele repicado e em “v”. O shampoo e condicionador para quem faz a definitiva tem que ser sem sal ou não tem problema em usar os que contêm sal? Me desculpe pela mensagem enorme, li todos os comentários e respostas e mesmo assim ainda quero “ler” de você a sua resposta para mim. Me ajude, por favor! Quero fazer o alisamento antes de junho… Ah! Mais uma coisa: quando lavo os cabelos, vejo que uns cinco ou seis dedos das pontas estão lisos (creio eu que seja da primeira inteligente) e daí pra cima, com excessão da franja, estão completamente ondulados, horríveis. Ou os deixo naturais e amarrados, ou prancho e os deixo soltos (prefiro). Não vivo sem chapinha, o mal é que tá estragando muito o meu cabelo… Fiz as duas inteligentes com profissionais diferentes, e não tenho como voltar para a primeira, que foi quem fez melhor, pois ela agora está em outra cidade… Ajuudaaa!! Desde já muito obrigada, mais uma vez me desculpe e meus sinceros parabéns, o site é ótimo e aprendi muita coisa nele, inclusive como cortar o meu próprio cabelo!! Brigadão e tenha uma ótima noite! Beijos, flor!! =)

    • mirella disse:

      Fabiane o produto para as escovas faz tanta diferença quanto a mão de obra. As escovas disciplinadoras, como progressiva, inteligente, aminoácidos, cabocisteína, e etc, com cerca de três meses vão perdendo aquele efeito bonito dos primeiros dias, por isso devem ser refeitas. Pontas e comprimento vão ficando mais lisos porque o produto é depositado em maior quantidade nestas áreas, na raiz não, por este motivo quando a raiz é muito encaracolada nota-se uma diferença entre eles, comprimento e raiz. Quanto á valores estes poderão variar muito, de profissional para profissional. A definitva alisa permanentemente, mas ainda assim é bom finalizar o look pra conferir efeito mais natural. Gosto de indicar os shampoos e condicionadores, ou mascaras, da linha dos produtos que utilizo para definitiva, mas fica á seu critério, não precisa ser sem sal. Não se esqueça dos retoques, como relatou que sua raiz é encaracolada, eles deverão ser realizados assim que notar diferença entre raiz e comprimento.

  107. Fabiane disse:

    Ow, amore, só mais três perguntas: a definitiva estraga muito o cabelo? De quanto em quanto tempo devo hidratá-lo e com que tipo de produto? Obrigada! Beijos!! =)

    • mirella disse:

      Fabiana depende do produto, infelizmente ate hoje não invetaram algum que deixe o aspecto dos cabelos completamente natural, para fechar a cuticula invista em reconstrução ou cauterização.

  108. Luiza disse:

    Oii Mirella,eu fiz luzes no meu cabelo a 6 meses não gostei e pintei de vermelho,eu retoco meu cabelo de 15 em 15 dias sendo uma com tinta e outra com tonalizante da Keraton. Meu cabelo é liso mas tem um pouco de volume,ja fiz progressiva 3 vezes sendo duas antes das luzes e a última faz um mês q fiz.. Hidrato meu cabelo toda semana,e queria saber o nome de uma escova que eu lave meu cabelo e não precise ficar modelando a franja e as pontas do cabelo,pq eu não gosto daquele cabelo “chapado” e sim aquele que eu lave e fique com as pontas para fora,dando a iimpressão de um cabelo bem natural. Qual q vc me indicaria? Obg’ aguardo resposta..

  109. Ana Paula disse:

    oi, eu gostaria de saber se posso fazer a definitiva? eu fiz luzes no meu cabelo em 05/11/11 e não aguentei a mudança e já tingi o cabelo com preto desde então 2 vezes,eu posso fazer a definitiva da wella, já fiz uma vez mas não tinha luzes, e gostei muito e não vejo a hora de fazer de novo, obs: não há vestígio da escova no cabelo.

  110. Danielly disse:

    Quantos minutos deixa no cabelo a escova definitiva???

  111. Camila Macedo disse:

    eu queria saber uma coisa: Eu relaxava o meu cabelo na Naturales um salão pareçido com o Beleza Natural. Estou 3 meses sem relaxar o cabelo,mais faço hidratação em casa, e minha raíz esta bastande crespinha. Será que eu poderei fazer a escova Definitiva?

  112. Suzi disse:

    Boa Tarde, quem faz luzes pode fazer a definitiva?

    Obrigada
    Suzi

  113. natália disse:

    eu quero fazer a definita, mas meu cabelo tava muitoO fracoo pq antes eu fazia relaxamento mas nao cuidava..agora estou a 4 meses sem quimica nenhuma..hidratando 2 vezes por semana, usando cremes a base de aloe vera..e um shampoo desintoxicante..será que dentro de 6 meses nesse andamento meu cabelo estara forte o suficiente pra receber uma definnitiva??

  114. Vanessa de Oliveira disse:

    Boa noite.
    Gostaria de saber se vai Formol na Escova Progressiva.E quero saber tambem se algum componente da formula usada na progressiva interage com algum medicamento.
    Obrigada!!!

    • mirella disse:

      Vanessa depende da progressiva, alguns produtos não possuem formol em suas composições e tem resultado muito bom, olha já trabalhei com uma excelente da rugero, amazonas, uma outra lançamento da mutari para cabelos escuros e loiros testei e aprovei também.

  115. Ingrid disse:

    Boa noite, Mirella. Fiz a escova marroquina há 7 meses atras, depois que o efeito saiu, meu cabelo enrolou, ai passei o alisante (Amacihair da Embeleze), que já faz 2 meses; agora quero fazer a escova definitiva. Tem algum problema ? E a escova a base de formol é muito forte ou tem que ser a base de tioglicolato? Estou receosa do meu cabelo não aguentar e cair. Agradeço desde já.

  116. Daniela Z disse:

    olá, meu cabelo é liso na raiz e ondulado no comprimento. Fiz progressiva a seis meses ( a profissional disse que tinha pouquissimo formol), acreditei pois o efeito liso não durou nem 2 meses! Depois disso meu cabelo começou a cair muito, meu fio é bastante fino. Começei a fazer hidratação com creme para queda e melhorou um pouco, mas está bastante quebrado. Pela epoca que fiz a progresssiva (6meses), posso fazer a definitiva? Tem algum problema por causa das quedas, vai piorar?? To com muita vontade de fazr, mas estou muito receosa. Pode me ajudar? Se possivel me indique um bom profissional, em SP capital. Obrigada!! Aguardo resposta.

    • mirella disse:

      Daniela tudo depende do diagnostico nos fios, a definitiva não deixa de ser química, pode maltratar os fios tanto quanto a progressiva, o produto de qualidade tb é essencial.

  117. Bruna disse:

    Boa noite! Eu já faço definitiva faz mais de 3 anos, e sempre me disseram que eu não posso pintar o cabelo ( a única química que meu cabelo tem é do alisamento). Estou com muita vontade de clarear o cabelo, pois a cor do meu cabelo é castanho escuro. “Estragaria” muito o cabelo se eu o fizesse? Já que para clarear teria que usar água oxigenada né. Eu faço a definitiva que usa Tioglicolato de amônio.

    • mirella disse:

      Bruna tem que fazer o teste da mecha, mas realmente são dois procedimentos que aliados se tornam muito agressivos ás madeixas, tente descolorante sem amonia.

  118. aline araujo disse:

    Oi Mirella, fiz uma escova definitiva e meu cabelo tá com cheiro todinho do tioglicolato de amônia, Todos que passam perto de mim sente o mal cheiro do produto no meu cabelo e fala que té com cheiro de podre ,já lavei o meu cabelo varias vezes e só piora.O que eu faço pra esse cheiro ruim sair do meu cabelo? Me ajude por favor!!!Desde jé te agradeço.

  119. Amanda Lima. disse:

    Olá, fiz uma escova definitiva a menos de um mês, mas cada vez que lavo o cabelo, parece que a escova tá saindo, pois ele já está com partes onduladas. Ele é fino e era apenas ondulado antes da escova. Teve uma parte que não alisou. Gostaria de saber se poderia fazer a escova nele todo novamente.
    Att, Amanda. Qual a melhor marca de definitiva?

  120. alessandra disse:

    faço definitiva no meu cabelo a anos so q nunca me preocupei em saber os produtos. minha cabelereira n ker falar so flo q usa mutare e outros produtos.e flo q é a base de amonia keria saber o principio ativo; vc sabe me fla ?

  121. Ana Luisa disse:

    Olá,queria saber se tem uma idade certa para fazer definitiva.Queria saber quantos tempo depois da definitiva posso lavar o cabelo,e quando lavar vou precisar secar,fazer escova ou chapina pra ficar liso ou só esperar secar que vai ficar liso naturalmente?Posso fazer a definitiva e fazer babyliss ou chapinha as vezes?

    • mirella disse:

      Ana Luisa é aconselhado que a cliente tenha no mínimo 13 anos, os cabelos ficarão lisos, escova e chapa são para finalizar o look, já que nem sempre se consegue um liso natural.

  122. Janaína Àvila disse:

    Eu fiz a uns 8 meses uma escova chamada “fio de seda” e tbm pintei o cabelo!
    Eu posso fazer a definitiva? Se eu fizer meu cabelo pode cair?

    • mirella disse:

      Janaina cheque a composição da escova fio de seda, e da definitiva tb. A maioria das definitivas são á base de tioglicolato de amonia, se a escova que fez tb for a base de amonia ou formol, faça o teste da mecha, o profissional saberá avaliar se os cabelos poderão passar pelo processo.

  123. Mariela Viviane disse:

    Bom dia Mirella. Meu cabelo é castanho bem escuro ele e liso na raiza e aos poucos vai ondulando, vou fazer escova definitiva, mais depois de faze-la estava pensando em fazer balaiagem, com as cores: cinza,mel,e dourado talves. Gostaria de saber se seria apropriado fazer a balaiagem logo após ter feito a escova definitiva, a primeira e unica vez que usei quimica em meu cabelo apenas pintei mais a tinta nem pegou direito eu tinha 11 anos agora estou com 15, sou morena média meu cabelo é médio, Gostaria de saber se irá prejudicar muito meu cabelo, quais os produtos (champoo e condicionador) seriam mais adequados para serem usados após esta quimica e se as cores citadas por mim na (balaiagem) ficariam legais? Bjs e até mais, esperando por resposta. Obrigada pela atenção!

  124. Cléo disse:

    Mirella, vc costuma fazer progressiva na sequencia de uma definitiva?

  125. Helena disse:

    Olá, eu tinha o cabelo bem cacheado, fiz um relaxamento da loreal o X-TENSO, e depois dei uma escova progressiva da Glynet, só que eu me arrependii, faz 6 meses, meu cabelo até esta enrrolando com muuuuuuuuuuuuuito trabalho, mas são cachos sem forma, queria saber se eu posso dar permanente afro?????

  126. CLAU. disse:

    Olá, uso o Hené em meu cabelos, oq aliás é muito bem tratado. Já fiz a marroquina, a de mel, de flores, de vinho. A definitiva, eu poderia fazer, mesmo usando o Hené?

  127. Luiza disse:

    Olá, tenho 14 anos e fiz definitiva há uns 2 meses +/- .. eu queria saber se eu poderia colocar tinta no meu cabelo, tipo fazer californiana loira nas pontas, causa dano? Se sim, quais?

    • mirella disse:

      Luiza depende do produto que utilizou para definitiva, o cabeleireiro deverá estar fazendo o diagnóstico dos fios. Descolorantes sem amônia são mais compatíveis com cabelos alisados.

  128. Vanessa de Oliveira disse:

    Boa noite.
    Gostaria de saber se loiras podem fazer Escova Definitiva.
    Uso a tintura 12.11
    Obrigada!!!

  129. maria josilene gomes disse:

    uso guanidina mais ja tem uns seis meses q nao uso como faço pra fazer a definitiva? me ajude?

  130. anielly disse:

    ola gostaria de saber se posso fazer uma definitiva,estou amamentando um bebe de 5 meses.
    minha cabeleireira disse que não fazia mal pois não vai formol nem amônia ela é a base de queratina e alcool 70.agradeço se alguem tirar minha duvida..obrigada.

  131. Lari disse:

    Olá quero saber se aplico o neutralizante depois de chapar ainda com o creme alisante nos cabelos sem lavar?

  132. Mari disse:

    Oi Mirella, quero muito fazer a definitiva,so que tenho muito medo do meu cabelo cair,pois ele e fino, so que tem mais de 5 anos que não tem nenhuma quimica nele, quanto tempo dura ? E como vi nos comentarios, voce fala que definitiva nao tem volta, alisa mesmo, voce quiz dizer que ele nao volta mais como era antes ? Porq de acordo que ele vai crescendo o efeito vai saindo ne ? Ou não ?

    • mirella disse:

      Mari não vai saindo, a estrutura do fio de cabelo é alterada definitivamente, para retirar a química dos cabelos só cortando, os retoques deverão ser feitos assim que notar a diferença entre a raiz e o comprimento.

  133. Elen disse:

    Eu tenho vontade de fazer escova definitiva,mas nunca fiza nada no meu cabelo a não ser , tintura .
    Enfim, tenho o couro cabeludo Super sensivel, será que da problema?

  134. Marcela disse:

    OLá tudo bem?
    eu queria saber se é possivel fazer definitiva em cabelos com luzes? e qual marca de produto é melhor?
    obrigado

  135. maria do socorro m. s. barbosa disse:

    tenho o cabelo fino porém cacheado, tenho mechas californianas a mais ou menos seis meses, e fiz uma definitiva com amônia tem cinco dias, na hora ficou bem liso só que depois que lavei após três dias ele ficou liso só na raíz. Eu posso refazer a definitiva em menos de uma semana? E depois eu posso escurecer?

    • mirella disse:

      Maria não recomendo. Talvez progressiva, mas deverá fazer teste da mecha e checar os componentes do produto, para saber se há compatibilidade.

  136. clarissa disse:

    Gostaria de saber se posso fazer escova definitiva…já fiz a uns 6 anos atras hene…ja fiz progressiva, pintei diversas vezes.

    • mirella disse:

      Clarissa se já cortou esta parte dos fios que possui hene, pode sim. Faça o teste da mecha, e se certifique de que o produto é de qualidade.

  137. nete disse:

    qual o produto utilizado para fazer definitiva em cabelo com luzes

  138. sirlei pinto da silva disse:

    eu ja mandei o meu comentario eu estou esperando a resposta urgente do passo a passo da escova definitiva

  139. leila disse:

    Posso fazer a definitiva resfriada?

  140. Denise disse:

    Olá boa noite, Meu cabelo é fino e cacheado e estou querendo fazer a definitiva mas tenho algumas dúvidas, será que você pode me ajudar? bem queria saber se resseca muito o cabelo, e se eu posso continuar a pintar com a tinta que estou acostumada meu cabelo é castanho escuro e uso a imedia excellence,algumas pessoas me falaram que eu só vou poder pintar com tonalizante. E depois que eu fizer a definitiva vou poder fazer mechas?

  141. Misleine disse:

    Ola,tinha cabelos cacheados com cachos perfeitos lindos mas o friz era muito chato de tratar fui em mts cabeleireiras e a minha de confianca disse q nao iria fazer pois meus cabelos nao teria nescessidade pois ele era mt bonito entao mudei de cabeleireira e fiz definitiva me arrependi mt pois quebro mt e deu mt friz quero retirar o que eu faço?

  142. adriana disse:

    por favor me ajude fiz relaxamento com guanidina e depois plástica dos fios mas meu cabelo continua grosso áspero nem parece que alisei, queria tanto que meu cabelop ficasse liso mas nunca ficou do jeito queeu gostaria, no dia fica lindo mas fica grosso depois que eu lavo piorou, fica alto não fica baixinho e fica mais áspero. O que fazer?Qual melhor escova para o meu cabelo?Ele é grosso é ruim mesmo vc pode me ajudar?Muito obrigada,abraços.

  143. Anne disse:

    Gostaria de saber quem tem corte joãozinho pode fazer escova definitiva.

  144. vania disse:

    oi amei o blog, eu sempre fiz definitiva mas agora resolvi não fazer mais e deixar voltar os cachos, mas tenho uma duvida, posso mudar o shampoo para cabelos cacheados? Já estou com uns tres dedos de raiz crecida, ou ainda não? Qual shampoo devo usar? Se pouder me ajude.
    Obrigada.

  145. cleia santos disse:

    ola!gostei do seu site, e ao mesmo tempo tirei algumas duvidas que eu tinha,mas na verdade eu quero saber,eu faço definitiva no meu cabelo a tres anos,vejo que ele ta ficando um pouco ralo,tenho medo que com o passar do tempo ele ficar cada vez mais,o que voce acha?é mormal ou eu tenho que dar um tempo de fazer?se bem que eu gosto dele liso,mas tenho medo.por favor me responda….obrigada

  146. Juliana disse:

    Oi Mirella, procurando informações sobre escova definitiva, cheguei até o seu Blog, e adorei suas dicas, mais tenho uma duvida, fiz uma escova definitiva em meu cabelo com o Tioglicolato de Amonia, mais depois de uma semana mais ou menos que fiz a escova, meu cabelo parece estar voltando a ficar ondulado novamente, queria saber se posso fazer outra Escova Definitiva, com o Tioglicolato de Amonia em todo o cabelo!

  147. neide monteiro lima disse:

    olá! gostaria de tirar uma dúvida sobre á escova
    definitiva? é que estou querendo fazer em meus cabelos que é liso desde a raíz até as pontas e volumosos. mas um pouco ondulado no meio porque eu prendo muito e que foi pintado neste mês de setembro, á dúvida é? quando é que eu posso fazer a escova definitiva e se eu tenho que mudar de tinta, pois pinto meus cabelos á cada 2 meses e quais são os cuidados que tenho que fazer após fazer á escova? aguardo resposta, neide de Fortaleza-Ce.

  148. Gabriela disse:

    Olá, boa tarde … Uso guanidina , quero saber se posso fazer a definitiva ?
    Desde já agradeço ;
    Beijos :*

  149. isis disse:

    quero uma escova definitiva que deixe o cabelo lisserrimo por mto tempo! qual me indica??

  150. marileide disse:

    tenho feito definitiva a uns 4 anos ja fas uns 15 dias q fis um retoque e vou clarear meu cabelo quero saber sseposso clarea-lo mesmo ou corro o risco de danifica-lo por causa do produto da definitiva

  151. itamara disse:

    olá ,fiz a minha primeira definitiva em uma cliente minha ,mas nao alizou muita ,achei que não ficou boa ,gostaria de saber o passo a passo certo,pois acho que o meu está errado,tem que lavar com água morna?

  152. Glenda Guerra disse:

    Amei querida só queria realmente saber de quanto em quanto tempo devo retocar as raízes.

  153. karina sbc disse:

    gostei muito das dicas…………..

  154. Ingrid Silva Ilha disse:

    Oii Mirella, adorei seu post. É o seguinte a 3 semanas atrás descolori as pontas do meu cabelo, ficou alaranjado e pintei de loiro acizentado. Não pegou a cor. Simplesmente odiei.
    Agora quero cortar as pontas, pintá-lo de preto e fazer escova definitiva, minhas pontas estão um pouco descuidadas.
    O que deverá ser feito no meu cabelo antes desses procedimentos que quero?

  155. Tamires disse:

    quero fazer definitiva,posso pintar com uma tinta que contem amonia?

  156. voine disse:

    posso fazer definitiva em cabelos com luzes ou vice versa,e qual produto é indicado.

  157. Débora disse:

    Fiz mechas a uns três anos, e marquei uma definitiva para essa semana, tem algum problema ou não preciso me preocupar pois ja faz mt tmpo?

  158. Charlene disse:

    Gostaria de fazer definitiva e mechas , mas sei que nao pode , mas nem se espera 2 meses pra fazer a mechas dps pode nao?

    • mirella disse:

      Charlene além de já existir a definitiva que pode ser aplicada em cabelos loiros, tb existe descolorante sem amônia, apesar do tioglicolato de amonio ser o que mais aceita amonia.

  159. luciana disse:

    oi mirela!
    eu faço a escova definitiva mas quem me passou depois que passo o tio e aquardo o tempo necessario lavo e uso o reconstrutor depois o processo igual ao seu esta errado o uso do recostrutor deixo 15 minutos lavo e seco prancho e borrifo o neutralisante deixo 15 minutos e lavo sem shampoo so com condicionador nao tenho gostado do resultado me ajudem por favor!!!

  160. luciana disse:

    mais uma coisinha eu nunca fiz o processo de seca e prancha depois do tio so depois do reconstrutor.

  161. saah disse:

    ola eu tinha meu cabelo liso so que teve uma epoca q descuidei mt dele e ele ficou com mt volume e com algumas ondas. se ue fizer essa escova ele ficara liso de novo ou quase liso?

  162. Débora Mesquita disse:

    Olá Mirella, parabéns pelo post, muito interessante! ;)
    Então, gostaria de saber o seguinte, fiz a escova definitiva a mais de um ano, não gostei muito do resultado depois de um tempo, então comecei a fazer a escova progressiva. Agora, estou querendo fazer a plástica de fios (selagem térmica) e depois luzes, mas estou com medo das luzes não darem certo, por eu ter feito a escova definitiva. Mas como já faz um ano, e eu já fiz a progressiva duas vezes depois disso, será q ainda pode existir algum resquício (resíduo) da definitiva no meu cabelo? Ou após eu ter feito a progressiva, ela cobriu a definitiva e não tem mais problema? posso fazer luzes tranquila? rs…
    Obg pela atenção, beijo :*

  163. Jaqueline disse:

    Olá,gostaria de tirar uma dúvida…
    eu fiz a definitiva a poucos dias e ainda não lavei.Depois de lavado ele continua bem liso?

    Obs:meu cabelo eh bem crespo.!

  164. Dani disse:

    Olá mirella, meu cabelo é um loiro acinzentado, liso na raiz e ondulado no comprimento, fiz progressiva e californiana em setembro, mas foi só lavar o cabelo que voltou ao normal. Eu poderia fazer a definitiva com a californiana ou tenho que esperar ele crescer para tirar toda a tinta?
    Desde já agradeço.

  165. Fernanda Silva disse:

    Eu aprovo a escova definitiva, fiz ontem e além de hidratar o meu cabelo, deixou super liso mesmo, tirou o volume, e ficou muito brilhoso porém não posso lavar durante 3 dias e aprimeira lavagem a minha cabeleireira falou que a primeira lavagem seria com ela, pra retirar o restante do produto, e ela disse também que só sai quando os fios crescerem, e não sai com lavagem, e o bom de tudo é que quando molha não precisa passar chapinha nem escovar com secador, pois o efeito liso é pra sempre mesmo, eu ameiii.

  166. graziela disse:

    eu posso fazer uma definitiva em qualquer cabelo desde que a criente nao tenha guanidina.

  167. graziela disse:

    EU FIS UMA INTELIGENTE NO CABELO DE UMA CLIENTE E
    NA HORA FICOU UM LISO PERFEITO DEPOIS SO QUE DEPOIS DE UNS DIAS O CABELO DELA ENRROLOU PQ ISSO ACONTECEU ME RESPONDA POR FAVOR
    OBRIGADO

  168. Patricia Ferraz disse:

    Fiz uma progressiva tem uns 2 meses e não gostei, pois não reduziu o volume.Posso fazer uma definitiva em cima.

  169. Brunna disse:

    Oi Mirella, eu fiz a definitiva, ok ficou bom, so que eu so suei um pouco e algumas partes ondularam, isso pq foi feito recente? Pq eu quero molha-lo para ver como ele vai ficar se liso ou ondulado, meu cabelo era bem enrolado mesmooo, eu fiz ontem dia 11/12 e quero molha-lo, posso molha-lo quando???? Se poder me responder o quanto antes agradeço

  170. gilza disse:

    quero saber por que meu cabelo ficou duro nas pontas depois que fiz uma progressiva a dois dias e o que posso fazer para arrumar isso.

  171. marlucia perreira rocha disse:

    sou cabeleireira e gostaria de comprar a escova definiva onde eu encontro?

  172. Bruna Daniel disse:

    Oi, queria saber se eu posso fazer definitiva mesmo tendo luzes. Meu cabelo não é enrolado, mas é armado pois tenho muito cabelo… e quero mesmo o efeito chapado rs. Ia agredir mt o cabelo fazendo isso ? ou tenho que escolher entre o liso ou o loiro? Não curti só a progressiva.

  173. cacau castilho disse:

    Oi, Mirella, li algumas ponderações sobre o assunto, mas gostaria de tirar uma dúvida que me consome. rs
    Há mais de 7 anos, por ai, faço escova definitiva, sendo que refiz a raiz há uma semana, mas sempre quis muito clarear o cabelo. Estava olhando e resolvi que qro o loiro escuro, mas meu cabelo é castanho escuro e pra piorar faço a tal escova definitiva.
    Minha dúvida, então, é:
    Posso pintar o cabelo depois de quanto tempo de refazer a raiz?
    Corro o risco dele quebrar?
    Será que a cor loiro escuro ‘pegará’ no meu cabelo sem o uso de agua ox. ou amonia?

    obrigada

    • mirella disse:

      Cacau tem que fazer o diagnostico dos fios para checar se resistirão, depende tb do produto que utilizou para a defiitiva, geralmente eles são á base de tioglicolato de amônia, mas mesmo assim os descolorantes á base de amonia exigem muito dos fios e os cabelos não resistem, se rompem, existe o descolorante sem amônia, tem que fazer o teste da mecha, a descoloração com este tipo de produto é mais fraca, mas como relatou que pretende clarear uns dois tons pode ser que dê, lembrando-se que o fundo desta descoloração será o vermelho alaranjado, tem que neutralizar o efeito.

  174. Fernanda Souza disse:

    Olá, eu fiz escova definitiva há 4 anos atrás, desde então eu vinha retocando a rais a cada seis meses, logo no começo q eu fiz a escova definitiva eu amei, meu cabelo esta lindo e brilhoso, o tempo foi passando e o meu cabelo ressecando e surgindo muuitas pontas duplas, era tantas pontas duplas q quando eu penteava o cabelo, ele picotava todinho nas pontas e o pior ele não crescia, a rais crescia, mas como ele picotava nas pontas parecia q ele não estava crescendo, etão eu desesperada parei de fazer a escova definitiva e fui procura outro cabeleireiro q desse um jeitinho nas pontas duplas, no salão q eu fui o cabeleireiro disse q pra mim conseguir tirar toda a amônia(causadora das pontas duplas e do ressecado) eu tinha q fazer uma progressiva de aminoácido q ia tirar toda a amônia do meu cabelo, então eu fiz essa progressiva, e realmente, as minha pontas duplas sumiu (mas ainda tem algumas) e o meu cabelo esta crescendo e o meu cabelo ficou mais hidratado.
    Eu recomendo para aquelas q estão na duvida em fazer a escova definitiva, procuras outras escovas progressivas, q dão o mesmo resultado da definitiva e hidrata a cabelo, a escova definitiva é um método antigo q hoje em dia não se usa muito, existe varias progressivas ótimas no mercado como a progressiva zap, progressiva com óleo de argan,progressiva de aminoácido(ótima) entre outras. Pesquisem bem antes de se arriscarem de fazer a definitiva, eu fiz e não recomendo.

  175. herick disse:

    Qual o tamanho de cabelo minimo para de fazer escova definitiva MASCULINA?Eu tenho cabelo crespo fik natural?

    • mirella disse:

      Olá Herick, desde que se evite o contato do produto com o couro cabeludo, qualquer comprimento. Quanto ao efeito, este dependerá do seu tipo de cabelo e do produto utilizado.

  176. Dina disse:

    Gostaria de saber se é possível fazer escova permanente por cima de uma escova definitiva, cujo retoque foi feito cerca de seis meses atrás. Obrigada!

  177. saraiva disse:

    se uma escova definitiva nao ficou lizinho, posso fazer outra em sequida ?

  178. Cristiane disse:

    OLá, estou querendo fazer californiana em meus cabelos que são longos, mas tbm quero fazer a escova portier. Tem alguma contraindicação? Qual das duas faço primeiro?ou tenho que esperar fazer uma para depois fazer outra? GRta

  179. Jéssica Rodrigues disse:

    oi Mirella, adorei suas sugeistões no seu site, vc tbém, é muito sincera, Obrigada me ajudou muito a explicação sobre a Definitiva, agora sei que vale apena fazer mesmo, vou fazer sem medo, OBG bjs

  180. rosilene disse:

    Oi tudo bem, por enquanto eu não estou tendo tempo de uma boa alimentação por causa do meu trabalho e estudos, e sei que isso pode prejudicar meus cabelos, que estão mto ressecados e quebradiços, eu não sei o que fazer estou muito preocupada porque meu cabelo não cresce e se cresce ele quebra so ao pentiar, é horrivel. Por favor, vc tem uma alternativa que possa me dar para recuperar meus cabelos? parabéns pelos artigos, são otimos.Mto Obtigada

  181. rosilene disse:

    é verdade que se eu não cortar os meus cabelos eles não crescem??
    E qual um bom produto para fazer com que meu cabelo cresça rapido, por que não esta crescendo e quebradiço.Obrigada!!!

  182. Vanessa disse:

    Olá Mirela, fiz fazer escova definitiva há uma semana pela segunda vez, estou querendo tingir meu cabelo de vermelho, será que pode? Tenho que esperar alguns dias?

  183. Nayara disse:

    Oi, a um tempo atrás descolori metade dos meus cabelos, agora ele está loiro nas pontas, matizei e etc, a um mês fiz progressiva, mas meu objetivo/vontade e ter os cabelos lisos mesmo, meu único medo é os cabelos ficarem com aquele liso falso, e não sei também se posso fazer a escova definitiva depois da progressiva em pouco.tempo (1 mês). Como irá ficar meus cabelos? Será que ele agüenta? Aguardo respostas, bjsss

    • mirella disse:

      Nayara depende desta progressiva, a maioria dos produtos utilizados para progressiva são compatíveis com outras química, mas faça o teste da mecha, opte por produtos de qualidade e mão de obra qualificada. O efeito da definitiva é de liso mesmo, agora a naturalidade dele nas madeixas depende do estado de seus cabelos, tipo de fio, produto utilizado, etc.

  184. Tamires Aguirre disse:

    ola, eu fiz escova definitiva no meu cabelo, e quero cortá-lo, qual o corte mais indicado? Não vai encrespar de novo??

  185. juliane disse:

    oii,td bem …gostaria de saber se posse fazer definitiva em meu cabelo pois faço mechas ,luzes a ultima vez que fiz foi em dezembro, meu cabelo na riz e liso ele nao e cacheado so é volumoso e ja cansei de fazer progressiva queria fazer definitiva .é possivel ?

    obrigada

    • mirella disse:

      Juliane apesar da maioria dos produtos para definitiva serem á base de tioglicolato de amonio, compatível com amonia, muitos cabelos não resistem ao processo, então opte por produtos proprios para cabelos loiros.

  186. juliane disse:

    obrigada !!! ou seja ,definitiva não sera possivel ,qual progressiva que poderia dar bastante resultado ?

  187. Maithê disse:

    Bom dia,
    Fiz a definitiva no começo do ano passado (2012) e em novembro de 2012 fiz o retoque. Mas agora queria fazer californiana, mas também queria fazer o retoque, pois a raiz está feia. E meu cabelo não está muito bom. Oq vc recomenda que eu faça? Tenho medo de fazer a californiana e quebrar os fios e cair tudo, se lá… hehe… aguardo resposta urgente. obrigada.

  188. Damaris disse:

    Olá Mirella!!!
    voce tem um salao?
    pois se tivesse gostaria de estar agendando um horario com vcs!

    E gostaria de saber quanto tempo leva para fazer uma definitiva em cabelos médios
    obrigada!

  189. Damaris disse:

    Mirella!
    Qual a melhor hidrataçao pra quem faz luzes que é o meu caso. meus cabelos estao super ressecado e embaraçados
    Seria a Cauterizaçao?
    por favor me ajude!!!

    • mirella disse:

      Damares tem que fazer o diagnóstico, cabelos muuuuuuuito frágeis não poderão passar nem mesmo pela cauterização (alta temperatura da prancha), mas existem ótimos produtos para restauração da fibra capilar como pH balance da mutari por exemplo.

  190. LETÍCIA disse:

    Olá Mirella,
    ainda nao tive coragem de fazer a definitiva,quanto tempo depois de fazer a marroquina eu posso fazer a definitiva? Qual marca vc indica,pois meu cabelo é tingido e eu continuo fazendo escova ..ja nao aguento mais…
    :(

  191. Fabíola disse:

    Olá Mirella, faço a definitiva da Tanagra, Photon Hair, faz uns 4 anos e amoooooooooo!!!!!Mas gostaria se saber se posso fazer outra definitiva no retoque de raiz, como Amend ou Alfaparf.

  192. viviane disse:

    ola, gostaria de tirar uma duvida. eu faço escova definitiva, e queria saber qual tintura é aconselhavel? pois tenho alguns fios brancos que preciso de vez em quano pintar. agradeço. viviane. camboriu

  193. Daiane disse:

    Adorei o post! Faço definitiva a mais de 2 anos,e há 2 meses tingi o cabelo de castanho escuro mas me arrependi porque nao deu muita diferença e agora quero fazer luzes no papel pra mudar, minha dúvida e ser posso fazer as 2 coisas e se sim, qual devo fazer primeiro se são a luzes ou a definitiva(pretendo fazer com umas 2 semanas de diferença).

  194. tatiane disse:

    qual a melhor marca de shampoo e condicionador, para quem tem escova definitiva.

  195. Fabíola disse:

    Obrigada Mirela. Agora estou a procura de uma boa cabeleireira!!!! Aff!!!!

  196. Ana Claudia disse:

    Boa noite, fiz pela segunda vez a escova definitiva e gostaria de saber o que acontece se eu lavar os cabelos antes do tempo?

  197. Mariluz Machado disse:

    Onde eu consigo comprar a o produto da definitiva?

  198. alini gonçalves dos santos disse:

    Boa noite …. Gostaria de saber se posso fazer definitiva com Luzes ???

  199. Jenifer disse:

    Boa tarde,

    Faço escova definitiva e gostaria de saber se posso fazer luzes nos meus cabelos???

  200. Fabíola Moura disse:

    Olá Mirella, vc tem salão em São Paulo, na capital???

  201. layane melquiades disse:

    oi eu fiz definitiva,depois de uma definitiva eu posso fazer ombre hair? meu cabelo eh bem resistente

  202. Marcia Valeria disse:

    Olá Mirella,td bem?Sou negra,tenho meus cabelos bem crespos,pesquisando na internet descobri quq meus cabelos são tipo “carapinha”.Usei henê durante quase a vida toda,a nove meses tomei a decisão de não aplicar mais,meus cabelos estavam muito danificados.Atualmente encontrei uma cabelereira que vem tratado dos meus cabelos com selagem,ela diz que tem formol,meus cabelos tem as pontas lisas,mais a raiz…ela me disse que após a ultima selagem que fiz,depois de 15 dias poderia fazer uma coloração protegendo bem as pontas e no mesmo dia a escova definitiva.Gostaria que me desse a sua opinião,pois tenho receio.Obrg!!!

    • mirella disse:

      Marcia os produtos das químicas são compatíveis, mas o cabeleireiro tem que analisar seus cabelos, a elasticidade, porosidade, resistencia, além de realizar o teste da mecha.

  203. Poliana Almeida disse:

    Mirella, maravilhoso seu site!!!
    Por gentileza me tire essa dúvida, tenho definitiva nos cabelos a base de tioglicolato de amonia, quero saber que tinha/tonalizante usar,se é a base de amonia ou sem amonia essas a base de água acho…Me ajude por favor!

  204. Laíssa disse:

    Olá!!
    Texto bastante esclarecedor gostei muito!!
    mas tenho uma dúvida..faço escova definitiva há 5 anos , retoco de 4 em 4 meses em média, hidrato toda semana sem falta, faço cauterização de 4 passos uma vez por ano, mas todo esforço ultimamente tem sido em vão. Meu cabelo cai as mechas, parte com facilidade e está muito fraco. A impressão que tenho é que ele cansou da definitiva. A raiz já está bem grande quero saber se posso fazer progressiva a partir de agora para ver se o resultado é melhor. Obrigada!

  205. Marcia Valeria disse:

    Obrigada Mirella!!

  206. gisa disse:

    Ola,Mirella,gostaria de saber se posso fazer definitiva pq no dia 30/03\2013 fiz relaxamento(amacihair) e no mesmo dia passei progressive system Salom line,queria saber se posso fazer A escova definitiva.

  207. gisa disse:

    Passei sem formol.

  208. Suelen disse:

    Faço definitiva a cada 6 meses, meu cabelo é grosso e bem volumoso. Depois que faço o cabelo realmente muda a estrutura do cabelo mas o volume ainda permanece, principalmente se eu deixar secar naturalmente. Nesse caso eu poderia fazer uma progressiva por cima, para alisar mais em algumas partes que ficam um pouco onduladas? A progressiva abaixaria mais o volume dando um aspecto tbm mais natural mesmo já tendo a definitiva?

  209. elisiane disse:

    olá,tenho mechas loiras e progressiva, posso fazer escova definitiva com creme alisante da Salon Line?

  210. Fabíola disse:

    Mirella,parabéns por esclarecer tantas dúvidas que temos!!!!!!Adoro este site!!! Grande abraço!!!!

  211. Angelica disse:

    Olá como faço pra tirar ou amenizar o cheiro da amônia dos cabelos (escova definitiva)? bjos

  212. deusa disse:

    oi tinha cabelo cachiados fiz difinitiva agora ta muito pouco que tipo de corte tenho que fazer pra que ele tenha mais volume aguardo a resposta……..

  213. adria varela disse:

    Ola , queria saber se eu devo fazer as luzes antes ou depois da definitiva.
    Obs. Meu cabelo na raiz é lisa , e um pouco enrolada nas pontas .

  214. Aline de Melo disse:

    Boa noite!

    Fiz uma escova inteligente à umas três e amei, porém agora gostaria de fazer uma definitiva… como a primeira é mais como uma hidratação para o cabelo, posso fazer nessa semana já? Ou devo esperar?

  215. Georgia disse:

    Olá, eu fiz por muitos anos a definitiva, a mais ou menos 02 anos fiz uma q em algunas partes o cabelo parecia mastigado, depois de 02 meses, fiz outra q não ficou tão boa, ai desisti da definitiva e fiz a progressiva, mas o meu cabelo não ficou tão liso, fiz a alemã, tambem não gostei, agora resolvi fazer luzes e depois de 07 dias fazer a botox, mas quando a cabeleireira fez o teste de mecha, a parte de baixo não abriu, isso é excesso de tonalisante ( usava o collor tuch louro escuro), ou é devido ao resido da definitiva, uma outra cabeleireira me disse pra eu esquecer as luzes e a botox, qual alisamento mais indicado pra quem quer bem liso mas não quer mais a definitiva?
    Grata,
    Georgia

    • mirella disse:

      Georgia quando os cabelos possuem resíduos de escovas disciplinantes ou são tingidos eles realmente são mais difíceis de clarear, quanto ao alisamento todas estas escovas progressivas não conferem 100% de liso aos cabelos cacheados, tem que ser alisamento mesmo, escolha a base mais indicada para o seu tipo de cabelo e faça o teste da mecha. Confira tb as compatibilidades de química.

  216. katy disse:

    O meu fio cabelo é grosso sabe,e a primeira vez que eu fiz definitiva, o meu cabelo ficou perfeito, lindo, liso absoluto.Ele ficou duro, grosso e bem lisão, parecia uma piruca de tão grosso, bem texturizado que ficou. Só que eu fiquei 2 anos sem fazer mais nd no meu cabelo então praticamente saiu td. Só qe desta vez, eu fiz de novo definitiva, mas tive que fazer td processo de novo, como se fosse a 1ª vez né pq ja ñ tinha mais nd. Mas só que nesta 2ª vez que eu fiz, o cabelo ñ ficou da mesma maneira que eu fiz a 1ª vez, ele ficou bem liso e tal, td bem, mas só qe ele ñ ficou grosso sabe, ñ ficou duro, bem lisão que parecia uma piruca como ficou da outra vez, sendo que eu fiz no mesmo local. o que que pode ter acontecido?
    Só que eu lembro que EU ACHO que é isso, pq desta vez foi colocado o produto da definitiva com o cabelo molhado, e geralmente quando se passa é com o cabelo seco não é? Assim como foi feito na outra vez, de cabelo seco. O que vcs me dizem? Me ajudem! obg

  217. Nathalia Lopes disse:

    Oi Mirella, tudo bem?
    Meu cabelo era ondulado e depois de fazer progressiva ele se manteve liso, gosto dele liso. Minha primeira progressiva foi feita em setembro de 2010 e eu retoco a raiz de seis em seis meses em média. O salão que costumo fazer me cobra 280 reais só para alisar a raiz, como estou achando muito caro vou trocar de salão. Retoquei a raiz em setembro de 2012 e nesse fim de semana vou fazer progressiva em outro salão de cabeleireiro. Meu cabelo está liso e não tenho a necessidade de fazer progressiva nele inteiro, somente a raiz. Caso esse salão não faça só a raiz, eu posso fazer no cabelo inteiro? A química ainda não saiu do meu cabelo? Posso ficar careca? rs.
    Muito obrigada, Nathália.
    Obs: adorei as dicas.

    • mirella disse:

      Nathalia vc se lembra do produto que utilizaram? Progressiva geralmente se faz em todo o cabelo, pois o efeito é potencializado quando se repete o procedimento, o que exige retoque, apenas, são alisamentos e relaxamentos.

  218. Gabrielle Teixeira disse:

    Olá, tudo bem? Adorei este blog :)
    Tenho definitiva no cabelo, e estou um pouco enjoada dele… Sou morena há 20 anos já, hehehe, e queria dar uma mudada sem deixar de tê-lo liso…
    Poderia fazer algumas luzes claras??
    Beijão!!

  219. Lucia disse:

    Olá, boa noite!
    Meu cabelo é bem enrolado, não é crespo, nem afro, é bem onduladinho, fios finos, descolorido, tingido e matizado…Gostaria de saber se existe algum tipo de produto para fazer um alisamento que deixe ele com ondas largas, não liso chapado, mas onduladão, mais pra liso…já usei uber liss e foi uma porcaria, não funcionou no meu cabelo…não alisou e nem ondulou, só abaixou o volume um pouco…e a durabilidade foi curta também…gostaria muito de mudar o visual e não sei mas não sei se existe produto para essa finalidade no mercado…aguardo sua resposta…
    Abraços
    Lucia

  220. Christiane disse:

    Olá Mirella, queria sua opinião em uma questão, já faço a definitiva com o Tio. de amônia à algum tempo, só que agora pra retocar a raiz só estou achando profissionais que utilizam de outra marca, porém tb com tio. de amônia. Vc acha que tem problema misturar marcas se o componente é o mesmo?

  221. aline disse:

    faço escova definitiva no meu cabelo. posso fazer luzes? existe algum produto que deixe os fios loiros sem prejudica-los?

  222. disse:

    O Tioglicolato de Amonia usado na escova definitiva seria o mesmo do Creme Alisante Trioglicolato de Amonia que se encontra tb nas perfumarias?

  223. erica disse:

    Olá Mirela fiz progressiva a 3 meses meus cabelos estão escuros com tons avermelhados será que posso pintar com tinta que contem amônia para pegar mais cor? quero pintar de um tom claro.

  224. Francilene disse:

    Boa noite …. Quero saber se posso fazer luzes com o meu cabelo escovado e chapiado ? Se com isso vai alterar no processo da descoloração ??? Por favor me responda!!!
    Desde já obrigada!

  225. Tania disse:

    Mirella,
    Você conhece o produto para progressiva chamado PRIME HAIR, linha FIOS DE SEDA ??? é seguro ??
    Grt.

  226. Manuela disse:

    Primeiramente Mirella parabéns ! Vou resumir: fiz escova definitiva logo quando lançou ( acho que há 10 anos ) . Meu cabelo é ondulado com raiz lisa . Na época era grande em U ; só tive que retocar 1 ano após ; foi quando pedi pra o cabeleireiro mudar o corte fazer em cada , resultado : ele usou navalha imagine o que aconteceu. Fiquei tão chateada que cortei na nuca .
    Estou querendo fazer novamente a definitiva mas tenho umas dúvidas :
    1)Os novos produtos da definitiva são melhores do que no inicio ? Qual a melhor marca ?
    2) Quais as complicações a cada retoque ?
    3)Meu cabelo tem tintura e algumas luzes e no ombro e repicado.
    4)Os produtos novos deixam as pontada mais naturais? Há diferença dos primeiros produtos para os novos ?
    Por ultimo : por favor me indica algum salão aqui em São Paulo .
    Obrigada desde então !

    • mirella disse:

      Manuela existe diferença sim, os produtos vão melhorando a cada ano. Hoje temos produtos formulados especialmente para loiros, com óleos, substancias nutritivas e emolientes. Cada cabelo é único, e tem suas particularidades, portanto, o talento e experiência do profissional é tão importante quanto a qualidade do produto.

  227. Mônica disse:

    Olá! Fiz escova definitiva há 7 meses, quero saber se posso fazer luzes com descolorante. Qual proporção de descolorante e água oxigenada. tem que ser 20 volumes?
    Obrigada

    • mirella disse:

      Monica não sei qual produto foi utilizado existem alguns que toleram, e depende das condições de seus cabelos, tem que fazer o teste da mecha sempre. A quantidade de ox e volumagem irá variar conforme a técnica utilizada, altura de tom atual e altura de tom desejada.

  228. Thais Laila disse:

    eu posso pintar meu cabelo e fazer a definitiva pq eu quero fazer a definitiva e pintar de castanho escuro.

  229. Juliana disse:

    Olá, adorei o Blog, e tenho algumas dúvidas sobre tio glicolato, faço curso de cabeleireiro e me confundi mais ainda, a primeira progressiva que eu fiz há uns 3 anos o cabelereiro, que por sinal é ótimo disse que seria com tio glicolato, uma semi definitiva, e não precisaria secar com secador. Existe uma forma de fazer progressiva com tio glicolato? No curso eu aprendi que não, que só definitiva, mas sinceramente ainda tenho essa dúvida. O que muda entre um e outro, é o passo a passo?

    Obrigada

    • mirella disse:

      Juliana o tioglicolato na realidade “penetra” na fibra capilar quebra as ligações de aminoácidos e permite um novo rearranjo da estrutura, depois de neutralizado, todo este processo não tem volta pois a química já agiu de forma definitiva, nas progressivas não acontece esta transformação interna da fibra, o efeito é gradativo e superficial, os cabelos poderão estar recebendo o produto novamente a cada 3 meses mais ou menos.

  230. Joyce disse:

    Olá, gostei muito das dicas e observações. E minha dúvida é a respeito de tintura ou luzes em cabelos com definitiva.
    É ideal retocar a raiz e depois pintar, o que se pode fazer para não danificar os fios!?
    Graataa,
    Joyce.

  231. Josélia disse:

    Olá Mirella!
    Até que enfim encontrei alguém que explica e tira as dúvidas sobre escovas.
    Gostaria de tirar 2 dúvidas.
    1 – Minha filha fez escova com tioglicolato e cabeleireira disse ela terá que fazer retoque depois de 2 meses. Que tipo de escova é essa? Progressiva ou definitiva?
    2 – A outra dúvida é: Ela pode lavar a cabeça quantas vezes por semana? Pois a cabeleireira disse que quanto menos lavar, mais tempo durará a escova.

    Muito obrigada e parabéns pela iniciativa!
    Bjs!

    • mirella disse:

      Josélia depende do produto e da aplicação, existem realmente progressivas com esta base, mas em quantidade bem menor, de qualquer forma ainda há quem não considere estes como escovas progressivas. A definitiva vai além, a base é o tioglicolato de amônio também, mas age diferente nos fios, mexe com a estrutura interna da fibra capilar e a altera definitivamente, tem ação imediata e não progressiva portanto os retoques são necessários. Como o profissional explicou que o efeito poderá ser menos duradouro se os cabelos forem muito lavados o produto provavelmente é de efeito progressivo deverá conter outros agentes de ação superficial também.

  232. sandra disse:

    fiz a escova definitiva e ficou com aspecto de cabelo oleoso e pesado,sendo que meu cabelo e grosso e volumoso;e se eu posso dar (banho de brilho) no meu cabelo quais a tinta voce me recomendaria.

  233. Anna disse:

    Olá Mirella,
    Eu tenho meu cabelo meio ondulado,eu estava pensando em fazer a escova definitiva porque eu quero ter meu cabelo liso,mas tenho medo de estraga-lo ou causar queda o que me aconselha a fzer?definitiva estraga muito o cabelo?

  234. Rebeka disse:

    Faz um ano que fiz a definitiva. Falta pouco para sair fora, gostaria de saber se posso pintar o cabelo? Faz californiana? Ou luzes? Obrigada!! :)

  235. thais soares disse:

    fiz progressiva e meu cabelo ta quebradiço na raiz o que eu devo fazer?

  236. Mariana disse:

    Oi Mirella, o seu blog é fantástico! Eu Tô precisando muito da sua ajuda. Minha situação é a seguinte: Uso a chapinha baiana (aquela esquentada no fogo) a uns 8 anos, só que não quero mais isso, porque no momento o cabelo fica ótimo mas quando lavo ele volta a ser crespo e armado. Será que posso fazer um relaxamento?

  237. giz disse:

    ola meu cabelo não é totalmente crespo mais é o famoso cabelo mestiço um tipo crespo fino,sem problemas com pontas nem comprimento mais a raiz é mais crespa uso escova e prancha a mais de 4 anos sou dependente da chapinha praticamente e queria dar a definitiva para não ter mais tanto trabalho com escova é recomendavel? por que pelo que li para quem não tem cabelo liso não tem problemas mais ja para quem tem aquela raiz complicada não é muito bom,acho muito estranho era para alisar justamente cabelo crespo quem tem cabelo liso PARA QUER MAIS LISO? que sem graça.

    • mirella disse:

      Giz de qualquer forma tem que dar retoque, o que você irá fazer quando crescer raiz? Quanto a dependência do secador dificilmente você se livrará de uma vez por todas, sempre utilizamos pra finalizar o look e dar mais naturalidade as pontas, tem que fazer o diagnóstico nos fios pra indicar a melhor química, mas tenha em mente que haverá retoques e necessidade de mais cuidados com o trato dos cabelos.

  238. Fernanda disse:

    Oi,meu cabelo natural é crespo bem volumoso optei por uma definitiva ja faz 5 meses,estou com a raiz bem grande mas o meu medo esta sendo mesmo e a queda de cabelo,meu cabelo cai de mais mesmo,quando eu o lavo penteio com a escova e ate com os dedos sai muito cabelo.Eu preciso saber se é normal essa queda se com uma cauterização pode resolver ?? Me responda por favor ! Obg

    • mirella disse:

      Fernanda o procedimento não cessa a queda se é esta a sua intenção, quanto a queda, você sabe se é queda ou quebra. É normal perder uma certa quantia de fios por dia mesmo, se está passando por períodos como menopausa, gravidez, faz uso de medicamentos de uso contínuo, pós operatório, e situações relacionadas a queda poderá se agravar mais um pouco.

  239. ana cristina disse:

    olá mirella! fiz uma definitiva a7 dias meu cabelo era volumoso e muito pouco ondulado. pergunta com a definitiva meu cabelo teria de ficar bem lisinho.mas quando lavei ficou a mesma coisa de antes que faço?
    o cabelereiro disse que irá fazer novamente posso em 10 dias repetir a definitiva e fazer mechas.

    • mirella disse:

      Não Ana, não sei que produto utilizou, mas as definitivas são a base de tioglicolato de amônio, o procedimento exige muito dos fios, seu cabelo não poderá ser processado novamente, não recomendo nem mesmo as mechas.

  240. suzy disse:

    oi eu tenho o cabelo pintado de vermelho e fiz uma progressiva a 2 meses mas não gostei saiu muito rápido o vermelho do meu cabelo e escuro eu posso fazer uma definitiva

  241. erica silva disse:

    oi gostaria de saber se posso fazer definitiva pois meus cabelos são loiros tingidos?desde já agradeço

  242. Andreza disse:

    Ola eu fiz definitiva, gostaria de saber se posso fazer luzes?

  243. Maria disse:

    olá, eu fiz a escova Fox 3x já. as duas primeiras foram em 2011, e a terceira nao me lembro bem mas deve ter sido em 2012. eu tinha muuuito cabelo, mas comparado o de agora, af, ele caiu muito, nao tem nem a metade do volume natural, entao eu me arrependi (muito) do tratamento.
    decidi fazer somente um relaxamento fraquinho pra testa, ja fiz 2, e nao quero mais, meu cabelo ta quebrando muito na raiz por causa da escova e prancha (e eu so faço uma vez por semana, e fico com ela durante 3 dias apenas).
    quero muuito meu cabelo natural de volta, estou pensando em esperar um ano para fazer um permanente afro (eu ja fiz antes em 2009, fico lindo) mas tenho medo de quebra o cabelo. nao posso corta o meu cabelo pq adivinha? ele nao cresce ~.~ nao sei o que fazer, quero muito meus cachos, mas ja cai na tentaçao varias vezes de fazer alisamento de novo e nao quero isso mais.

    • mirella disse:

      Maria não tem como, depois que o cabelo é processado com a química ele não suporta outra mudança deste porte em sua estrutura e quebra. Tem que esperar crescer e nutrir este cabelo, repor a massa que foi perdida com o decorrer dos alisamentos.

  244. Ivana disse:

    Olá Mirella, me explique qual segredo para passar uma coloração no cabelo, logo após uma definitiva,sem que venha quebrar este cabelo, como faço esta coloração com PH baixo? o que passo no cabelo ou coloco na tinta para não danificar?

    Obrigada, amei suas explicações, bjs.

    • mirella disse:

      Ivana é o produto, tem que vir com a composição própria, e não manipular, tem tintura no mercado com pH baixo (algumas colorações loreal) até mesmo um pouco ácidas, para cabelos extremamente danificados, mas são sem amônia.

  245. Larissa disse:

    Olá eu fiz um relaxamento no meu cabelo para meu cabelo ficar mais baixo!!!! será que posso fazer a escova definitiva?????.

  246. katiucia disse:

    Boa noite,
    fiz ombré hair no meu cabelo ha uns 2 meses, odiei, pois ficou laranja, agora tonalizo de castanho….estou muito interessada em fazer a definitiva, mas muita gente me falou que quem descoloriu o cabelo nao pode por que cai o cabelo todinho! isso é verdade?

  247. Renata Rodrigues disse:

    Olá!estou pensando em fazer definitiva no cabelo mas tenho medo de que eles caiam porque são muito finos,vc acha que posso fazer?

  248. Larissa disse:

    Me ajuda Mirella!!!!!! =D

    Faço alisamento definitivo há anos com Wellastrate (a base química é o tioglicolato de amônia) e atualmente estou com cabelo pintado com o Ganier Olia ( que é a coloração sem amônia) e também já tonalizei com o Casting creme Gloss da Loreal há uns 6 meses atrás e talvez ainda tenha algum resquício de tonalizante).

    Posso fazer californianas (daquele kit da L’oreal) (sendo que tem descolorante volume 20)?

    Moro fora e não tenho cabeleireiro, tudo que faço é por conta mesmo, por isso a dúvida!

    Será que vai danificar?

    Obrigada!!!!

    Parabéns pelo site! é mara!!!

    Larissa

    • mirella disse:

      Larissa até que as químicas são compatíveis mas tem que fazer um diagnóstico dos fios pra checar se aguentam, os cabelos deverão estar extremamente saudáveis para resistirem as luzes, faça o teste da mecha antes.

  249. Larissa disse:

    ok, vou verificar antes!
    Beijos!!!
    ;)))

  250. Eduviger Soares disse:

    Boa tarde, Mirela!

    Gostaria de saber quantos graus deve atingir a chapa para fazer progressiva?
    Ou a temperatura não influencia?
    Muito obrigada por sua atenção.

    • mirella disse:

      Eduviger depende dos cabelos, e a temperatura influencia sim. Se os fios forem loiros e finos temperaturas mais amenas (370 F ou menos), para os grossos e escuros mais altas (até 450 F), se sua chapa for a azul em graus F.

  251. Marcella disse:

    Oi Mirella, ótimo post! Adorei!
    Fiz a definitiva ontem. Mas tenho algumas dúvida, posso tentar tirá-las com vc?
    Antes, deixa eu explicar o porque da minha decisão. Meu cabelo é um problema. E não um simples problema. Ele é e ondulado e volumoso. Mas é só na parte de cima da cabeça tem ondas, as pontas são lisas. Impossível conviver com ele.
    Por isso, passe anooooos fazendo chapinha. Dia sim e dia não. Mas cansa né? Ter que sempre acordar mais cedo pra passar chapinha, sempre refém dela. Queria poder lavar a cabeça e, se me pegarem desprevenida, sair do jeito que estou. hahaha… Daí, optei pela definitiva.

    As minhas dúvidas são:

    Primeiro, o cheiro. A cabeleireira já lavou ontem, mas ainda tá um cheiro meio forte do produto. Ele costuma sair com as lavagens?
    Quanto a cor. Tenho o cabelo loiro natural. Com a escova me parece que mudou um pouco o tom do meu cabelo. Será que com o tempo ele vai voltando ao normal? Seria pq está beem recente o produto?
    E o aspecto. Ele tá beeem chapado. Vc acha que secando naturalmente (sem secador) ele pode dar uma diferenciada?
    Última pergunta, prometo, rs. Eu posso passar chapinha ou babyliss? Pergunto mais por causa de penteados para festas, por exemplo.

    Confesso que adorei o resultado por enquanto. Somente essas questões que me preocuparam. Mas estou bem feliz. E ciente da intensa hidratação que terei que fazer pela frente… hahaha

    Obrigadaa! Beijos!

    • mirella disse:

      O cheiro sai sim com o decorrer do tempo, o produto tem que ser o apropriado para cabelos loiros, a cor é resultado da química e não volta, poderá usar a chapa ou babyliss com temperaturas mais amenas e lembre-se sempre de tratar os cabelos, quanto a finalização cada caso tem suas particularidades, mas a grande maioria necessita de secador, pra ter aspecto mais natural.

  252. marcella disse:

    Boa noite. Gostaria de saber se posso fazer uma definitiva em cima de uma californiana bem loira msm e se vai ficar bem diferente a cor? Desde ja obg.

  253. catia disse:

    Parei de usar hene a 3 meses…posso fazer a progressiva?

  254. rejane disse:

    olá tenho definitiva do cabelo , posso fazer balaiagem, ou luzes?

  255. maria disse:

    ola meu nome e maria meu cabelo e relaxado eu gostaria de saber se eu posso mandar fazer a escova definitiva no meu cabelo se ele quebra

  256. Jenny disse:

    Olá, a um mês atras fiz uma escova marroquina mas não teve efeito nenhum,sempre relaxei meu cabelo com guanidina,agr quero fazer um alizamento a base d guanidina,porém tenho medo de quebrar o cabelo,teria perigo de aplicar o alisamento apos 1 mês da marroquina???

  257. Quézia disse:

    Tenho cabelo crespo, do tipo 3c e 4a posso fazer definitiva ? Meu cabelo é virgem.

  258. tiffany beatriz disse:

    adorreeii….
    amo a L’oreal…
    tenho cabelo cheio e cacheados nas pontas mais ligeiramente liso na raiz… sou escrava de escova em salao…gostaria de fazer uma escova definitiva,e gostaria de saber se tem outra marca que seja parecida com a l’oreal,em questao de qualidade,pq sao dificeis de encontrar (os da l’oreal,pq compro todos pela internet) e um site confiável pra comprar produtos,em fim…quero muito fazer uma definitiva,mais tenho medo de nao me dar o resultado bemm lissooo que eu espero…
    bjssd
    por favor me ajudeee..
    :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Curso de Cabeleireiro

Alisamento e Relaxamento

Produtos para relaxamento

Produtos para relaxamento...

É muito comum observar danos [...]

Guanidina

Guanidina...

Alisantes á base de guanidina [...]

Selagem no Cabelo

Selagem no Cabelo...

O uso do formol nos cabelos te[...]

Como fazer escova progressiva passo a passo

Como fazer escova progressiva passo a passo...

Quer aprender como a maioria d[...]

Escova Progressiva - Guia Completo

Escova Progressiva - Guia Completo...

Volume e frizz dominados, made[...]

DVD Luzes e Mechas