Hidróxido de sódio

hidróxido de sódioO hidróxido de sódio é um dos ativos mais utilizados para alisamento de cabelos, ele garante o efeito liso nos fios muito crespos e volumosos.

Antes de explicarmos detalhadamente os efeitos e ações do hidróxido de sódio nos cabelos, saiba que é extremamente necessário um diagnóstico dos fios de cabelo antes de qualquer procedimento químico, cada fibra capilar se comporta de uma forma diante das mudanças químicas.

Portanto, se está pretendendo apostar em um produto a base de hidróxido de sódio para relaxar ou alisar os cabelos confira com atenção às dicas do artigo de hoje para minimizar os riscos da química.

Como o hidróxido de sódio age nos cabelos

O hidróxido de sódio, assim como outros compostos de produtos para relaxamento capilar, age no córtex do fio de cabelo, onde acontece a quebra das ligações de cistina. A principal diferença entre o hidróxido de sódio e as outras químicas está no seu potencial de oxidação, ele é extremamente alcalino seu pH é cerca de 14, contra os 12 da guanidina e os 9 do tioglicolato de amônio, por isto relativamente quebra mais ligações em menor espaço de tempo.

O alisamento com produto á base de hidróxido de sódio acontece mais rápido, por esta razão exige muito do fio de cabelo, as moléculas dos compostos são muito pequenas este fator facilita a sua penetração na fibra capilar, o profissional então deverá redobrar os cuidados, atenção e agilidade no momento da aplicação do produto.

Cuidados ao se alisar os cabelos com produtos a base de hidróxido de sódio

Além de fazer um diagnóstico dos cabelos antes de estar processando a química nos fios é necessário também adotar cuidados pós-química.

O hidróxido de sódio é uma substancia que exige muito da fibra capilar, ele alisa, mas resseca o cabelo, além das perdas de proteínas, que são inevitáveis. Por esta razão antes de relaxar ou alisar as madeixas é necessário que os cabelos estejam saudáveis para resistirem à química, e sejam muito bem tratados após o procedimento.

Se os cabelos se apresentarem danificados é importante estar tratando antes de aplicar o produto, hidratações e reposição de queratina fortalecerão os fios.

Além dos cuidados precedentes á química, a competência do profissional no momento do relaxamento ou alisamento é importantíssima, o hidróxido de sódio pode ressecar, quebrar os fios de cabelo e também causar lesões no couro cabeludo, pois o hidróxido de sódio é caustico (assim como soda).

É essencial que o cabeleireiro respeite um distancia mínima de 1 cm do couro cabeludo para não correr o risco de causar danos ou feridas, de maneira alguma acelerar a ação do produto com o calor, e sempre neutralizar a ação da química com produto neutralizador ácido após o alisamento.

No momento de optar por um produto á base de hidróxido de sódio, para alisar os cabelos, fique de olho em suas concentrações, porque enquanto mais alto o pH do produto mais danos serão causados a fibra capilar, o recomendado é estar escolhendo um alisante de baixa concentração.

A troca de química, o que é compatível com o hidróxido de sódio?

Para que fique bem fácil de entender e não mais se esquecer no que diz respeito a compatibilidade de químicas, adote uma regrinha, é só classificar os produtos para alisamento capilar em duas categorias, os hidróxidos (guanidina, sódio, etc.) e os á base de tioglicolato de amônio ou amônia, as duas famílias de produtos são incompatíveis entre si.

As trocas de química poderão ocorrer entre os produtos da família dos hidróxidos, mas tenha em mente que cada cabelo é único e possui suas particularidades, por esta razão faça sempre o teste da mecha e respeite uma distância entre os cabelos que já foram processados com a outra química e os que receberão o novo produto.

Descolorir cabelo alisado com produto á base de hidróxido de sódio também não pode, lembra-se do que foi dito logo acima? Amônia não possui compatibilidade com esta base, os descolorantes possuem amônia.

Se for tingir os cabelos opte por tonalizante, mas se por insistência ainda assim preferir as tinturas permanentes analise a fibra capilar para checar a resistência dos fios, prefira as tintas de cor mais escura com ox de volumagem de no máximo 20.

Retoques da química com hidróxido de sódio

Os retoques deverão ocorrer no mínimo a cada  três meses, o que dá uma quantidade de aplicações de quatro vezes ao ano, no máximo, os cabelos que já foram processados deverão ser poupados e protegidos no retoque, e faça sempre o teste da mecha.

Gostaram do artigo de hoje, Hidróxido de sódio? Confira nosso Curso Pro Hair para maiores explicações, agora também oferecemos o vídeo, Comentem no site, se houver alguma dúvida estamos a disposição.

Dica Importante!

O sucesso de um cabeleireiro está no quanto ele é conhecido e respeitado, assim é muito importante aprender e se manter atualizado, seja através de cursos presenciais ou cursos como o Curso de Cabeleireiro Pro Hair, onde é possível aprender em casa. Invista em você!


Comentarios

5 comments on “Hidróxido de sódio
  1. Eliete Sá disse:

    Adorei!! realmente tirei minhas duvidas, as imformações foram bem claras e objetivas.

  2. Eny disse:

    eu fiz orelaxamento de hidroxio de sodim durante 2 anos com oregular mais omeu cabelo nao alisou gual eu devo usar pra ficar liso eonde encontrar guem saiba fazer

    • mirella disse:

      Eny não se pode processar com química o que já foi alisado, no seu caso o alisamento ou relaxamento é para retoque, e se for trocar de produto tem que checar a compatibilidade antes. Se de qualquer forma ainda quiser trabalhar este comprimento, recomendo alguma escova disciplinante, que não mexa com a estrutura interna do fio.

  3. Nara disse:

    Amei a matéria. Cai bem tanto para profissionais como para as usuárias. Uso hidróxido de sódio da Yellow super por mais de 10 anos, meu cabelo é super crespo. Só uso bobs, pois secador danifica o mesmo. Sendo assim, só recebo elogios. Tem que saber passar, não coloque seu couro cabeludo em qualquer mão, eu tenho um buraco no couro, bem no meio e na lateral graças a Deus, por que se tivesse sido na frente, ia mexer muito com minha auto estima. Cuidado gente, química é coisa séria. Ainda mais hidróxido que é soda cáustica e mal usado, faz vc perder até o couro!!!!!!

  4. rayanna disse:

    Foram esclarecidas algumas duvidas…mais vou me aprofundar mais qnto mais melhor..valeu

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Curso de Cabeleireiro

Alisamento e Relaxamento

Produtos para relaxamento

Produtos para relaxamento...

É muito comum observar danos [...]

Guanidina

Guanidina...

Alisantes á base de guanidina [...]

Selagem no Cabelo

Selagem no Cabelo...

O uso do formol nos cabelos te[...]

Como fazer escova progressiva passo a passo

Como fazer escova progressiva passo a passo...

Quer aprender como a maioria d[...]

Escova Progressiva - Guia Completo

Escova Progressiva - Guia Completo...

Volume e frizz dominados, made[...]

DVD Luzes e Mechas