Reconstrução Capilar

Reconstrução CapilarDefinição de Reconstrução Capilar

A reconstrução capilar é o processo que tem como proposta repor os nutrientes que são perdidos em consequência da abertura das cutículas dos fios.

Como funciona a Reconstrução Capilar

Bem parecida com a hidratação, a reconstrução capilar ainda vai além, fecha a cutícula e procura repor parte do córtex perdido, dos fios.

Os cabelos são formados por três camadas:

-A camada externa é a da cutícula, esta é muito parecida com escamas de peixe, se sobrepõem umas as outras, é este alinhamento que protege o córtex e proporciona o brilho ás madeixas. Resumindo, então, quando as cutículas estão abertas os nutrientes e parte do córtex vão se desgastando, a luz incidente no fio não se reflete perfeitamente, por isso os cabelos ficam opacos e fracos.

-A próxima camada é o córtex, este é composto de células alongadas e juntas umas as outras. É no córtex que estão os pigmentos responsáveis pela cor dos cabelos.

-A última camada é a medula, o eixo do fio de cabelo, formada por células maiores e presas frouxamente umas as outras. Quando observados em microscópio, os cabelos muito danificados por químicas, possuem a medula quebrada ou até ausente. Até os dias atuais não se sabe ao certo qual a função da medula no fio de cabelo.

A maioria dos cosméticos capilares consegue alcançar e tratar até o córtex.

O córtex é formado em grande parte, quase totalmente, por queratina, que é responsável pela boa elasticidade dos fios, a reconstrução capilar trabalha para repor o que foi perdido, adicionando proteínas e aminoácidos aos fios, este procedimento vai além da hidratação e se parece com a cauterização.

A diferença entre cauterização e reconstrução é basicamente que nesta segunda não utilizamos o calor no procedimento .

A reconstrução capilar poderá ser aplicada em cabelos naturais ou quimicamente tratados. O processo é simples mas não dispensa a análise dos cabelos, realizada por um profissional, ele saberá qual o produto mais indicado para o tipo de cabelo,  além da quantidade e intervalo das aplicações.

O passo á passo da Reconstrução Capilar

Fazer uma reconstrução capilar é bem simples, de forma geral segue duas etapas, a aplicação do shampoo (poderá ser anti resíduos ou não) para higienização dos fios, e posterior aplicação de uma ou duas máscaras de tratamento.

Mechas são separadas e massageadas. As mechas deverão ser massageadas de cima para baixo, sentido do crescimento dos fios, e em seu comprimento, evite a raiz.

Em seguida os cabelos são enxaguados completamente, evitando assim que fiquem com aparência pesada.

A qualidade dos produtos proporciona melhores resultados.

Indicação da Reconstrução Capilar

A reconstrução capilar é indicada para quem está com os fios fracos, quebradiços, porosos, sem elasticidade, e além, é claro, de opacos e sem maciez. Funciona muito bem para quem possui cabelos castigados pelo excesso de química, ou para quem não abre mão das descolorações, como luzes, mechas, reflexos, etc.

Durabilidade e manutenção da Reconstrução Capilar

O procedimento é recomendado á cada 15 dias, para quem possui cabelos muito danificados, e uma vez por mês para manutenção. O efeito é cumulativo, e a durabilidade dependerá dos tratamentos para manutenção.

Os cremes e máscaras para Reconstrução Capilar

Os produtos para reconstrução capilar poderão ser encontrados em forma de cremes, máscaras e também em cremes sem enxague. Os reconstrutores sem enxague deverão conter em suas fórmulas, filtro solar.

Conheça algumas substancias que poderão estar contidas nos produtos para reconstrução capilar, saiba qual a finalidade de cada uma:

- Queratina, extraída dos vegetais e muito parecida com a queratina animal, faz parte da estrutura do fio de cabelo. Quando perdemos parte da queratina natural de nossos cabelos recorremos à queratina, ela preenche as fissuras existentes nos fios, ou seja, proporciona o preenchimento da fibra capilar, como se fosse uma operação tapa buraco.

- Silicone, este forma uma espécie de capa, filme, ao redor do cabelo, ajudando a reter a umidade dos fios.

- Aminoácidos de seda, estes ajudam a conferir brilho e maciez aos fios.

- Ceramidas, auxiliam na retenção de umidade dos cabelos.

- Lipossomas, estes nutrem os cabelos proporcionando volume e maciez.

- Proteínas (do trigo, leite, jojoba), estas proteínas nutrem os cabelos e dão viço.

- Pantenol e Pró-Vitamina B5, bastante explorados hoje em dia, estes regulam a lubrificação natural dos fios, evitando que as pontas fiquem secas, também proporcionam mais força ao bulbo do cabelo.

Quanto custa uma Reconstrução Capilar

O valor de uma reconstrução capilar varia em função de vários aspectos, como a localização do salão. Certamente um salão de beleza no Morumbi em São Paulo cobra mais por uma reconstrução capilar do que um salão de uma cidade do interior do estado.

O preço vai variar também em função dos produtos utilizados, que poderão ser de qualidade a, b, ou c. Normalmente a reconstrução capilar feita com o produto tem o preço mais elevado  pelo preço da matéria prima ser mais caro.

De forma geral a média de preço de uma reconstrução capilar é de R$ 60,00. Certamente a variação de preço pode vir acompanhada de um melhor resultado, pois o produto e o profissional que a fará, serão outros.

Salões de beleza em locais com alta valorização imobiliária e grande concentração de pessoas tendem a ter preços mais elevados uma vez que os custos do negócio são maiores, como o aluguel, por exemplo.

Enfim, o preço muda de local para local, profissional e produtos utilizados, o importante é não deixar de utilizar a reconstrução capilar para tratar os cabelos, deixando-os sempre bem cuidados.

E você está pensando em fazer uma reconstrução capilar?

Quanto você cobra por uma reconstrução capilar no seu salão de beleza?

Gostaram do nosso ártico Reconstrução Capilar? Comente em nosso site.

Dica Importante!

O sucesso de um cabeleireiro está no quanto ele é conhecido e respeitado, assim é muito importante aprender e se manter atualizado, seja através de cursos presenciais ou cursos como o Curso de Cabeleireiro Pro Hair, onde é possível aprender em casa. Invista em você!


Comentarios

9 comments on “Reconstrução Capilar
  1. cris disse:

    Aprendi que após a hidratação,retiro o creme e aplico em seguida o reconstrutor e não preciso enxaguá-lo para um melhor resultado,tá certo?

  2. Gisley gomes guirelli disse:

    OI,
    Este produto ‘reconstrutor’, eu compro ele assim com esse nome ou tenho que procurar uma mascará de hidratação com todos aquele componentes juntos?
    Obrigada, boa noite.

  3. Gilson disse:

    Sinceramente, eu nao tenho clientela para esse serviço, so desejam alisar, relaxar, escovar e nada de cuidados. Isso muito me entristece! Entendo que atuo em uma periferia, mas antes 10 fios bem tratados que milhoes castigados e é
    Por isso que nao invisto em Produtos de qualidade.

  4. Gabriela disse:

    Olá fiz um definitiva a 6 meses atras, e agora fiz luzes, mas as pontas do meu cabelo esta mastigado, fui em um salão eles me aconselharam fazer reconstrução da mutari, queria saber qual linha eu escolho para poder fazer esta reconstrução.

  5. HUERLIA MOREIRA disse:

    MEUS CABELOS SAO LONGOS FASO PROGRESSIVA E PINTO DE PRETO AS PONTAS DELE ESTA SECO E QUANDO PREDO ELE FICA PARECENDO QUE PASSOU CHAPINHA E QUIMOU BREDO ELE COM PIRANHA OBRIGADO

  6. andrea disse:

    adorei esse blog nos encina muitas coisas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Curso de Cabeleireiro

Produtos

Perucas naturais

Perucas naturais...

As pessoas usam perucas por in[...]

Shampoo violeta

Shampoo violeta...

Muitos de vocês já se deparara[...]

Pomada para cabelo

Pomada para cabelo...

Um dos melhores finalizadores [...]

Óleo de Macadâmia para os cabelos - o que é e como utilizar
A água oxigenada guia completo

A água oxigenada guia completo...

Água oxigenada? A água oxigena[...]

DVD Luzes e Mechas