Relaxamento Capilar – Dicas

relaxamento capilar- dicasNo artigo de hore traremos dicas sobre relaxamento Capilar, quais as indicações, cuidados prévios, melhores opções, o melhor produto, preparação dos cabelos e aplicação do produto, confira.

O que é relaxamento capilar?

Relaxamento capilar é o procedimento realizado nos cabelos que tem como objetivo soltar seus cachos e ondas reduz o volume e disciplina os fios.

O pré tratamento do relaxamento capilar

Os produtos utilizados para o relaxamento capilar são alcalinos com pH acima de sete, agridem os fios e por essa razão é desaconselhado que se faça em cabelos danificados.

Ideal para quem se encontra com cabelos pouco saudáveis seria a realização de tratamentos prévios, de no mínimo quinze dias, antes do relaxamento capilar, procedimentos que nutram e hidratem os cabelos.

Relaxamento Capilar- A melhor escolha

O melhor produto a ser utilizado no relaxamento capilar é o que se adeque as características relacionadas á fatores internos e externos dos cabelos.

A análise que leva em consideração os fatores internos está relacionada à estrutura genética dos fios, como tipo, forma, elasticidade, porosidade e cor.

Quando falamos da análise de fatores externos estamos nos referindo aos hábitos individuais, como se a pessoa é adepta de alguma química, faz uso diário de secador, prancha, cosméticos que costuma utilizar nas madeixas, etc.

Todos estes fatores deverão ser levados em conta antes da escolha do melhor produto para o relaxamento capilar, portanto o diagnóstico do profissional é imprescindível.

Relaxamento Capilar- O produto

Os produtos mais utilizados pra a realização do relaxamento capilar são a guanidina os hidróxidos e o tioglicolato de amônio. O que irá determinar a melhor substancia a ser empregada será as condições dos cabelos, mas de forma geral, nos cabelos caucasianos, o produto mais utilizado para o relaxamento é o tioglicolato de amônio.

Preparando o cabelo para o relaxamento capilar

A melhor forma de se preparar os fios de cabelo para o relaxamento capilar é com um tratamento que comece com a utilização de shampoo ácido (pH menor que 7) de preferência sem sal e queratina ou proteína.

Aplicando o produto para o relaxamento capilar

Cada produto deverá ser aplicado de forma a obedecer as instruções do fabricante, o que explicaremos aqui é o modo que muito geralmente as linhas seguem, confira:

- Primeiramente divida os cabelos em seções.

- Separar uma mechinha para que seja realizado o teste da mecha (há quem prefira selecionar esta mechinha na nuca, mas prefiro que seja uma do topo da cabeça, região onde os cabelos estão mais expostos e consequentemente mais sensibilizados, pois se estes reagirem conforme o previsto o restante também estará). Dica legal: você poderá utilizar papel higiênico para envolver a mecha para o teste e evitar que esta entre em contato com os demais fios de cabelo, observe a reação dos cabelos marcando o tempo de ação do produto para decidir qual seria o melhor momento para retira-lo.

- Comece aplicação pela nuca, respeitando a distância de aproximadamente 1 cm da raiz.

- Vá aplicando o produto nas mechas seguintes, gosto de preservar as pontas para que estas não aparentem estar esticadas após o relaxamento capilar. Dica: ao aplicar o produto observe a direção do nascimento dos fios e a obedeça, ou seja, não passe o produto de forma a deitar os cabelos na direção oposta.

- Após a ação do produto, enxágue o cabelo e neutralize-o, lave e condicione. Dica: para um relaxamento capilar que proporcione ares de cabelos mais soltos e movimento natural você poderá estar amassando-o com as mãos de baixo para cima vez ou outra inclusive durante o enxágue, se a intenção for um efeito mais disciplinado com menos ondas enluve as mechas levemente.

Gostaram do artigo de hoje Relaxamento Capilar – Dicas? Comentem no site, e caso queiram aprender mais técnicas relacionadas a este e outros assuntos, confiram nosso curso Pro Hair.

Email * First name Origem

Dica Importante!

O sucesso de um cabeleireiro está no quanto ele é conhecido e respeitado, assim é muito importante aprender e se manter atualizado, seja através de cursos presenciais ou cursos como o Curso de Cabeleireiro Pro Hair, onde é possível aprender em casa. Invista em você!


Comentarios

14 comentários sobre “Relaxamento Capilar – Dicas
  1. Cyntia mairanda martins disse:

    Gostei muito, mais estou em dúvidas em que produto usar para passar no cabelo da minha mãe, pois o cabelo dela é encaracolado desde a raiz e ela queria soltar e disciplinar os cachos. Vcs podem me dar essa dica?

  2. Day disse:

    Olá Mirella! Gostaria da sua opinião, sobre o que eu posso fazer, uso tintura de farmácia, fiz a um mês atrás progressiva e como estava com a raiz uns três dedos de cumprimento foi feito relaxamento na raiz, sei que o cabeleireiro usa a base de amonia, mas depois disso meu canelo esta caindo muito desda raiz. O que posso fazer para reverter essa situação?? Desde já agradeço pela atenção.

    • mirella disse:

      Day teríamos que analisar qual a causa, se foi a química (produto) ou aplicação inadequada do profissional, para estarmos indicando algo.

    • Marcos-ssa disse:

      antes de fazer qualquer procedimento aplique a cistina líquida que irá estancar qualquer eventual corte químico. Depois uma boa hidratação pode eliminar esse problema do seu cabelo.

  3. Cristina Bernardes disse:

    Gostaria de saber se quem já usa química a base hidróxido de sódio e quer mudar para a mesma família, ou seja cálcio, lítio qual é o tempo necessário que a pessoa precida esperar para fazer a mudança ou não precisa porque pertencem a mesma família?

  4. valquiria disse:

    eu uso guanidina mas meu cabelo é muito fino quero mudar o produto para relaxar qual devo usar para dar definição e volume aos cachos

  5. Renata disse:

    Depois q eu passo o creme relaxamante posso passar o shampoo anti resíduos e depois passar o neutralizante? Ou tenho q lavar com um shampoo comum..adorei o site…bjus :*

  6. Indira disse:

    Antes eu tinha os cabelos cacheados e volumosos então minhas amigas que tinha o mesmo problema indicou o que elas estava usando um relaxamento com amônia. Comecei a aplicar no meu e realmente fiquei muito satisfeita com o resultado mas com um tempo surgiu a guanidina e resolvi experimentar Salon Line. Usei por bastante tempo e vi que meus cachos desapareceram. Já estou há 06 meses sem dar química, pretendendo retomar com meus cachos e pesquisando em sites os produtos profissionais específicos para o meu cabelo. Como também lendo experiências e opiniões das pessoas que passaram ou estão passando pela mesma situação que a minha.

    Perguntas:
    1. Qual a diferença entre a amônia, hidróxido de cálcio e hidróxido de sódio? Li em alguns sites mas me deixaram confusas. Pretendo retomar com a amônia. Não sei se seria o certo. Fui em um certo salão e indicaram que eu poderia estar fazendo relaxamento com hidróxido de cálcio. será que é o correto? Se quero fugir da Guanidina como posso usar algum hidróxido? No meu caso, qual posso usá-lo?
    2. Qual relaxamento ou linha profissional de “prateleira” você indicaria para alguma cliente? Nem sempre a pessoa tem condições de ir ao salão regularmente. Atualmente estou usando hidratação da Maxiline de Macadâmia. Já me ensinaram pra usar a linha Haskell, Amend, Shitake etc.
    3. O correto é usar a linha completa? Shampoo, condicionador, hidratação, creme de pentear etc?

    Desde já agradeço.

    • mirella disse:

      Indira os produtos a base de amônia ou tioglicolato de amônio não são compatíveis com os produtos da família dos hidróxidos, (guanidina, sódio, cálcio, etc), a troca as vezes é permitida entre um ou outro do gênero (geralmente hid. de guanidina e de sódio), por esta razão o profissional sugeriu o cálcio, mas mesmo assim tem que fazer o diagnóstico e teste da mecha antes da aplicação, e evitar processar as áreas que já foram alisadas ou relaxadas. Sugiro sim que utilize produtos da mesma linha, para manutenção.

  7. Flávia Pinheiro disse:

    Olá relaxei o cabelo com tioglicolato de amônia e gostaria de pintar as pontas . Seria possivel pintar o cabelo? e qual tintura poderia usar?

  8. vanessa meireles disse:

    faco cabelo no beleza natural quero relaxar em casa qual quimica e compativel?

  9. luciana disse:

    Relaxamento com hidroxido de sodio, depois que passou o produto no momento de puxar as mechas se não souber puxar, pode usar o produto sendo fraco ou forte não alisa? Uma cabelereira que fui com o meu produto, na hora de puxar as mechas, não segurou na mecha, puxou com a mecha para baixo sem segurar, segurando o pente com as duas mãos e puxando para baixo.
    Isto é correto?
    Fico no aguardo, se alguém tem alguma resposta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Curso de Cabeleireiro

Alisamento e Relaxamento

Produtos para relaxamento

Produtos para relaxamento...

É muito comum observar danos [...]

Guanidina

Guanidina...

Alisantes á base de guanidina [...]

Selagem no Cabelo

Selagem no Cabelo...

O uso do formol nos cabelos te[...]

Como fazer escova progressiva passo a passo

Como fazer escova progressiva passo a passo...

Quer aprender como a maioria d[...]

Escova Progressiva - Guia Completo

Escova Progressiva - Guia Completo...

Volume e frizz dominados, made[...]

DVD Luzes e Mechas

Email * First name Origem
Email * First name Origem