Relaxamento Capilar- perguntas e respostas

Como descobrir qual produto foi utilizado no relaxamento capilar anterior?

Relaxamento Capilar- perguntas e respostasUma das grandes dúvidas, tanto dos cabeleireiros quanto da clientela, relacionado á relaxamento capilar é descobrir qual produto foi o ultimo utilizado no processo, a base responsável pelo alisamento e se existe compatibilidade deste com o produto que as madeixas receberão.

Pois bem, após algum tempo de prática o cabeleireiro saberá identificar que produto foi utilizado no relaxamento anterior, é só seguir as dicas:

- Perguntar ao cliente se o produto que foi utilizado para o relaxamento capilar tinha cheiro forte, se sim, este provavelmente era á base de amônia. Quando a cliente relatar que não sentiu cheiro é porque provavelmente o relaxamento capilar foi feito com produto á base de guanidina ou sódio. Se além da ausência de cheiro a cliente sentiu ardência no couro cabeludo este produto era hidróxido de sódio.

Atenção- Cheiro forte, irritação ou coceira na garganta e forte ardência nos olhos é sinal de formol.

A identificação do produto que foi utilizado para o relaxamento capilar não dispensa o teste da mecha.

Quebra dos cabelos no processo de relaxamento capilar, porque ocorre?

A quebra dos cabelos durante o relaxamento pode ocorrer por fatores como, incompatibilidade das químicas, entre a que foi utilizada anteriormente ao processo e a atual, pela agressividade do produto nos fios sensibilizados, pela tensão exercida nas mechas de maneira inapropriada, falta de técnica no momento do relaxamento capilar, não cumprimento das instruções da bula referentes ao tempo de ação do produto, falta de neutralização para que o relaxamento capilar pare de agir nos cabelos e também aplicação do produto na raiz dos cabelos, é indicado que se preserve uma distancia de aproximadamente um cm do couro cabeludo.

A cliente chega ao meu salão com os cabelos sobrecarregados de progressivas cujas bases eram de formol, agora quer fazer relaxamento capilar, como devo proceder?

Quanto existe um desgaste dos fios, decorrentes do exagero de progressivas á base de formol, os cabelos oferecem resistência a outros produtos para relaxamento ou alisamento, além da falta de flexibilidade dos fios. Tratar as madeixas antes de adotar qualquer outra química é o mais recomendado, recuperar a fibra capilar para que se torne mais emoliente é de suma importância para que os cabelos não se partam.

Posso fazer escova progressiva após o relaxamento capilar?

Sim, a maioria das escovas progressivas é compatível com as demais químicas. Sempre faça o teste da mecha para se certificar.

Mas apesar de existir esta compatibilidade entre os produtos é interessante optar por um procedimento que satisfaça de uma só vez as expectativas do cliente, o mais correto a se fazer é saber definir qual o melhor tipo de produto para o relaxamento capilar, no caso em questão.

Como escolher o produto para relaxamento capilar?

O melhor produto para um tipo de cabelo dependerá primeiramente das condições destes fios e segundo do que a cliente tem em mente, se quer chapar ou só abrir os cachos.

Cabelos finos e crespos são menos resistentes ao processo de relaxamento, portanto mais fáceis de quebrarem, a atenção, quando for tratar deste tipo de fio, deverá ser redobrada.

Cabelos caucasianos são os que mais resistem e com efeitos bem satisfatórios de relaxamento.

Os cabelos afros também respondem muito bem aos processos de relaxamento, o que geralmente é constatado neste tipo de cabelo é que para melhor finalização do look é necessário conciliar escovações para realinhamento das cutículas.

Passo a passo do relaxamento capilar?

Utilizaremos como exemplo um relaxamento capilar com produto á base de tioglicolato de amônio, nos cabelos de nossa modelo. Confira o passo a passo e as dicas:

Se for cortar os cabelos da cliente, é indicado que se execute o corte antes do relaxamento capilar.

1-Lavar os cabelos e se necessário aplicar um protetor de couro cabeludo.

2-Enxugar o excesso de água nos cabelos, e dividi-los em quatro partes. Sendo uma no topo da cabeça, duas nas laterais e uma atrás.

3-Comece a aplicação do produto para relaxamento capilar pela parte da nuca, vá soltando mechas modele levemente as pontinhas para conferir efeito mais natural a esta região.

4-Como o processo é de relaxamento o enluvamento deverá ser realizado com menos intensidade, e com pente de dentes médios á largos.

5- Solte as laterais e trabalhe esta região na horizontal ou vertical, ideal mesmo é que se siga ao máximo o sentido de nascimento dos fios levando em consideração também a maneira como a cliente usa este cabelo.

6-No topo da cabeça trabalhe as mechas de trás para frente, caso a cliente utilize este cabelo de lado o topo da cabeça poderá ser trabalhado lateralmente. Para evitar quebra dos fios os cabelos deverão ser penteado ou enluvado seguindo o sentido do crescimento, para frente ou para o lado e não para trás.

7-Por ultimo passe todo o cabelo para trás, siga o tempo recomendado, que não é muito.

Dica- você ainda poderá enrolar uns bobes nas pontinhas do cabelo para conferir mais naturalidade á elas, após o processo.

8-No lavatório lave, enxágue e neutralize este cabelo.

Gostaram de nosso artigo Relaxamento Capilar? Comentem no site.

Email * First name Origem

Dica Importante!

O sucesso de um cabeleireiro está no quanto ele é conhecido e respeitado, assim é muito importante aprender e se manter atualizado, seja através de cursos presenciais ou cursos como o Curso de Cabeleireiro Pro Hair, onde é possível aprender em casa. Invista em você!


Comentarios

81 comentários sobre “Relaxamento Capilar- perguntas e respostas
  1. Daniele Mendes disse:

    Usei durante 5meses a marroquna mas gostaria de ter meus cachos de volta mas relaxando a raiz,tenho q usar shampoo anti residuo?

    • mirella disse:

      Daniele depende de quantas vezes aplicou nos cabelos, progressiva é mais reversível se fizer uma vez somente, não gostando do resultado abandone, o shampoo anti resíduo remove sim um pouco dos resíduos superficiais depositados pela progressiva, mas depende tb do produto que utilizou.

  2. luciana conrado disse:

    Ola fui ao salao no final de semana como de costume fazer uma escova, mas percebi q minha raiz ficou muito lisa pois tenho cabelo crespo e com cheiro de queimado, apos lavar o cabelo percebi q estava com cheiro de quimica e sem volume. O que houve? será q eles podem ser alisado ou usado alguma quimica no meu cabelo p facilitar a escova mesmo sem a minha autorização?

  3. Cláudia Aparecida Passos disse:

    Mirella boa noite; comprei a progressiva exxa marroquina e quero saber se posso relaxar (uso perfecta) e fazer a progressiva no mesmo dia.
    Desde já agradeço.

  4. maria de fatima de oliveira disse:

    eu usava idróxido de sódio,e coloquei megaher para descansar o cabelo pois ele estava quebrando muito.estou um mes e meio.pretendo ficar uns 8 meses co m megaher depoi disso eu posso usar o tioglicolato nos meus cabelos?

  5. nadia disse:

    bom dia … Gostaria de saber quanto tempo depois posso aplicar outro relamento apos o primeiro….e quanto tempo posso aplicar luzes…..tchau agradeco a resposta.

  6. nadia disse:

    deixo meu email pra amizades e trocar ideias profisionais… nadia18anos@hotmail.com

  7. Ariane disse:

    ola. depois de pesquisar e experimentar o alisamento com oleos do site fazercosmeticos,costumo inventar meu proprios produtos capilares e corporais,queria saber se misturar L lisina em po com L citeina(LI que alisam o cabelo) COM QUERATINA e alguma mascara para cabelos teria algum resultado de relaxamento ou seria so uma hidratacao? des de ja obrigada. bjs

  8. Elizabete Queiroga dos Anjos disse:

    Faço relaxamento com produto à base de guanidina de quatro em quatro meses,com resultado satisfatório,porém agora estou desempregada e preciso fazer o processo em casa,vc podem me sugerir uma marca boa??????????Bjos

  9. Ana Paula disse:

    Descolori e três dias depois passei tinta e o meu cabelo esta todo quebrado por causa deste processo, agora quero fazer progressiva, posso?

  10. andrea disse:

    gostaria de saber quanto cobrar em um relaxamento no meu salao ou quanto cobrar a cliente trazendo o produto

  11. Priscila disse:

    Olá, Por favor gostaria de saber se posso usar qualquer relaxamento no meu cabelo a base de tioglicolato de amônia,após ter feito escova Turmalina á 4 mases atrás?? Por favor gostaria de saber se posso usar o relaxante Gold Black da Amend??? Muito obrigada.

  12. ana claudia disse:

    eu quero fazer relaxamento meu cabelo é enrrolado e tenho medo d eme arrepender,eu devo seguir em frente?

    • mirella disse:

      Ana Claudia, o relaxamento não é feio com a finalidade de alisar, a não ser que o profissional erre no procedimento, ele tem como finalidade soltar os cachos, se está insegura quanto ao resultado peça para ver os cabelos de alguem que ele já fez.

  13. ana claudia disse:

    meu cabelo é fino porem comprido!depois do relaxamento quero cortar,diminuir e fazer franja! é possivel isso??

  14. Gildete Miranda disse:

    Muito interessante e válido todas essas dicas, gostaria de receber no meu email mais informacoes, estou termindo o curso de cabeleireira e sempre surgem as dúvidas. esses comentários ajudam bastante. obrigada

  15. Natália disse:

    Meu cabelo anda caindo muito, creio que é por conta da chapinha, que passo direto e somente no couro cabeludo. Pensei em fazer relaxamento, pra ver se a queda diminui. Seria uma boa opção?

  16. Iara disse:

    Olá. meu cabelo é crespo mas é fino. Faço relaxamento e tb faço luzes e coloração. Qual é o produto que deve estar sendo utilizado no relaxamento para ser compativel com outras quimicas assim? Meu cabeleireiro saiu do salao e os outros tem receio de fazer porque não sabem qual era o produto utilizado.

  17. Júlia disse:

    Oi, tenho 16 anos e fiz minha primeira progressiva aos 14, até hoje foram 7 progressivas. Faz 9 meses que não faço progressiva e nenhuma outra qiímica no cabelo, agora quero fazer relaxamento e depois de uns dois meses progressiva. Seria possivel? Obg.

  18. katia santana disse:

    faço cahos do beleza porem agora quero ficar lisa posso usar a mesma base para deixa-los lisinhos

  19. Iorranaah disse:

    eu quero pintar o meu cabelo , sendo que eu relaxo . mais eu comprei tinta apropriada para isso a marca e ate : Hidracollor .
    quantos dias apos o relaxamento eu posso pinta-lo ?

  20. suzan disse:

    ola ,faço uso de tioglicolato mais nas ultimas aplicações não tenho obtido o resultado esperado que é o alisamento da raiz,fiz a ultima na segunda feira dia 8 de abril mais não ficou liso,uso a marca salon line teria outra marcar compativel e eficaz para me indicar .desde ja obrigada.

  21. Ray disse:

    Meu cabelo é liso, porém é um pouco volumoso e possui os fios grossos! Eu tenho vontade de fazer o relaxamento pra ele continuar liso, porém sem volume. Mas tenho medo de estragar meu cabelo! Quais são os prós e contras do relaxamento?

    • mirella disse:

      Ray como deseja diminuir volume, apenas, não recomendo o relaxamento, aposte nas escovas disciplinantes. O relaxamento mexe na estrutura do fio permanentemente, recomendado para abrir cachos, e alisamento (mesmo produto) mas técnica diferente, que se diferem em tempo, enluvamento ou tensão nos fios. Cada procedimento tem um propósito, além dos detalhes a serem analisados para estar se indicando um ou outro e prós e contras, como produtos que serão utilizados, tipo de cabelo, compatibilidades de químicas, manutenção, etc.

  22. Talita disse:

    Comprei a progressiva exxa marroquina e quero saber se posso relaxar (hair life – Liso e natural) e fazer a progressiva no mesmo dia.

  23. lilian disse:

    eu alisei meu cabelo com uma profissional ela nunca me falava o nome do produto so falava que era a base de thiogliconato de amonia resolvi ir em outra cabelereira ela falou que tinha o produto zene alisante que era a base desse thiogliconato passei ficou bom mas na terceira vez que passei meu cabelo torou ficou iginhado aspero fino quebradiço fquei tentando resolver com muita idrataçao em casa mesmo pois fiquei com vergonha de procurar um profissional fiz umas tres vezes escova a base de siteina em casa mesmo pra aguentar ficar um tempo sem alisar ja tem uns 4 pra cinco meses nao aguento mais ficar sem alisamento preciso urgente alisar agora to sem saber qual produto usar e com muito medo de quebrar mais ainda pois meu cabelo ainda ta crespo e elastico e quebrando fraco o que fazer?

  24. Mary lira disse:

    Bom dia! Meu cabelos são cacheados!…fazia progressiva com Relaxamento, me arrependi e cortei meu cabelos e fui deixando de fazer quimica no meu cabelo, hj ele esta natural com cachos e curto!… Mas ele tem muito frizz e muito volumoso!… Queria fazer algo so na raiz, pq gosto do meu cabelo!…mas não quero volta a fazer relaxamento!…posso fazer progressiva so na raiz?…um bem mais fraca!…Muito obrigada Mary

  25. sayonara lopes disse:

    minha cliente disse q tinha 2 anos q tinha alizado com guanidina queria trocar por amonio confiei nela enao fiz oteste de mexa passei oproduto eo cabelo caiu um pouco e ficou fraco o q eu faco.

    • mirella disse:

      Sayonara acontece mesmo, na dúvida confie na sua experiência e teoria, agora aposte em produtos para reconstruir este cabelo, tipo SOS, profissionais, trabalho com um muito bom, da Mutari, obs, não aplique os que necessitam chapar.

  26. Heliane silva disse:

    Olá Mirella,tenho duas dúvidas a respeito da Guanidina.
    A 1ª é: se eu faço uso do relaxamento a base de Guanidina, posso no mesmo dia aplicar a escova gradativa s/formol da Max Beauty? Ela contém sericina,aminoácidos de queratina e complexo termo-protetor.
    A 2ª é: Quem usa Guanidina e deseja para de usa-la sabendo que a mesma não é compatível c/as demais químicas,a pergunta é:O que poderei aplicar na raiz p/disciplinar/baixar o volume a medida que ele for crescendo e cortando as pontas,ate poder usar outro alisante? Desde já agradeço se puder responder.

    • mirella disse:

      Olá Helaiane pode fazer a gradativa, segundo o que descreveu não existe incompatibilidade, desde que se faça o teste da mecha, leia a bula e instruções do fabricante tb. Os produtos a base dos hidróxidos são os que poderá utilizar para retoque, nunca amônia ou tioglicolato de amonio, mas atenção dependerá tb da análise de um profissional, ele saberá se os cabelos resistirão.

  27. tania marta disse:

    sou cabelereira fiz um relaxamento em uma cliente semana passada com guanidina como de costume , mais ela disse qui nao soltou ,posso relaxar novamente esta semana ? OU DEVO FAZER UMA SELAGEM ?

  28. Heliane silva disse:

    Olá, boa noite! passei para agradecer por esclarecer minhas dúvidas. Adorei o site. Bjux

  29. vanessa disse:

    OLA POR FAVOR ME AJUDE,FAÇO USO DO RELAXANTE PERFECTA MEDIO,SO RETOCO A RAIZ DE 30 EM 30 DIAS MEU CABELO QUEBRA MUITO E NAO CRESCE,E PARA PIORAR POR ENGANO MISTUREI O PERFECTA MEDIO COM O PERFECTA SUPER, MEU CABELO TA CAINDO DA RAIZ,PARESSE QUE TA PODRE,NAO POSSO NEM PENTEAR DIREITO QUANDO LAVO,ME AJUDA NAO QUERO FICAR CARECA.OBRIGADO

  30. ana lua disse:

    o meu cabelo é ondulado e eu to pensando em fazer relaxamento,so q eu to com medo pq muita gente disse q cai muito o cabelo dps. isso é verdade??

    • mirella disse:

      Ana toda química exige muito da fibra capilar, por esta razão os cuidados após os procedimentos deverão existir sim. Escolha um bom profissional que trabalhe com produtos de qualidade.

  31. Fran Morais disse:

    Boa Noite,
    gostaria de tirar uma dúvida,
    relaxo meu cabelo com guanidina, mas por causa de um produto de má qualidade combinado com um profissional não tão bom, meu cabelo danificou muito, quebrou muito, já troquei de produto e de profissional e está sendo bem melhor, mas onde tem o relaxamento antigo, meu cabelo continua quebrando, estou com trauma do relaxamento, gostaria de saber se tem algum outro procedimento que deixe as raízes mais lisas e sem frizz.

    Desde já agradeço.

    • mirella disse:

      Fran o que alisa mesmo é o alisamento, outros procedimentos como as escovas disciplinantes, progressivas, gradativas, etc, não conseguem alisar 100% cabelos muito cacheados ou crespos, o que vc poderia estar fazendo é a combinação de procedimentos para amenizar os danos.

  32. Rosa Soares disse:

    Fiz relaxamento a 1 ano, tem 15 dias que fiz outro com tioglicolato de amônia e ficou liso demais na raiz e quebradiço, disse a cabeleireira que usou o mesmo produto do relaxamento anterior, agora meu cabelo fica cheio de frizz, ela passa o produto sem pentear as mechas é certo isso?

  33. Camila Silva disse:

    Olá! Queria saber que tipo de relaxamento posso usar para que meu cabelo nao fique liso, e sim um crespo e/ou cacheado mais domável, que não tire muito o volume (que é o mais lindo do cabelo cacheado, na minha opinião). Um Beijo, espero resposta! :D

  34. CARLA ADRIANA SILVA DE ASSIS disse:

    OLA MIRELA,
    FIZ RELAXAMENTO COM HIDROXIDO DE SÓDIO E NO MESMO DIA FIZ UMA ESCOVA NORMAL , MAS MEU CABELO FICOU LISO DEMAIS.PODE SER FEITA ESCOVA NO MESMO DIA DO RELAXAMENTO?ESSE ASPECTO LISO DEMAIS SAIRA COM O PASSAR DAS LAVAGENS E HIDRATAÇÕES?

    • mirella disse:

      Carla não recomendo fazer escova no mesmo dia da química pra cabelos processados com hidróxido de sódio, no processar da química então nem pensar, mas não foi esta a razão deste alisamento ao qual se refere, é decorrente de todo o processo mesmo, quando as lavagens estas não influenciarão no resultado da química.

  35. alguém disse:

    fiz luzes já tem mas de três meses posso fazer um relaxamento agora

    • mirella disse:

      Depende primeiramente do produto que foi utilizado para o relaxamento e em segundo das condições deste cabelos, eles deverão estar muuuuuuuuito saudáveis para resistirem ao processo.

  36. sara disse:

    tenho cabelo cacheado e volumoso gostaria de fazer relaxamento mais estou com medo de estragar meu cabelo e cair me ajude…

  37. ROSEMARY disse:

    OLA. MINHA DUVIDA É…TENHO UMA FILHA DE 10 ANOS QUE FEZ ROYAL LISS E A RAIZ ESTA ENCARACOLANDO EU NAO QUERO FAZER ROYAL DENOVO NELA,POIS O CABELO FICOU MUITO LISO.QUERO SO ABAIXAR O VOLUME DA RAIZ E A CABELEREIRA INDICOU HIDROXIDO DE AMONIA.ESTOU MEIO RECEOSA QUANTO AO RESULTADO E O TAMANHO DA AGRESSAO AOS FIOS.(HELP)

  38. Maurício de Souza disse:

    Olá, qual o intervalo de tempo indicado entre um relaxamento e outro?

  39. maria disse:

    quando o cabelo quebra com tiaglicolato o q devo fazer ????????

  40. keila disse:

    bom dia!uso o creme alisante tioglicolato,e gostaria de saber se posso usar a exxa marroquina(defrisagem gradativa)nos cabelos

  41. Mayara Guimarães Silva disse:

    Olá, fiz no dia 23 de dezembro (antes do natal) uma progressiva, estava já muito apreensiva e o cheiro 15 dias após a progressiva, ainda está nos cabelos (e talvez no couro cabeludo também). É um cheiro forte, choro faz dias por conta disso, pois estou muitíssimo assustada e com medo de me dar um Cancer ou algo sério também. Conforte perguntei para a cabeleireira ela me disse que a base dos produtos são carbocísteina, turmalina, caviar e argan, que o cheiro seria “normal”, mas após 15 dias e após uma mega hidratação da Joico o cheiro persiste. É normal? É grave? Devo me preocupar de acontecer algo comigo? Me ajuda, to mt assustada.

  42. Caio disse:

    fiz luzes em uma cliente á mais ou menos um mes atras e hoje ela me ligou dizendo que as luzes estao caindo,(fios) é por falta de tratamento ou foi meu trabalho,pois acredito eu que se fosse o meu trabalho cairia no dia mesmo…alguem me responde

  43. júh kristina disse:

    olá boa tarde, uso tioglicolato de amônia a mais de 10 anos, e a 3 meses atras fiz uma progressiva sem formol, hoje fiz relaxamento com tioglicolato de amônia, sô que no meio do processo meu cabelo começou quebrar, deu incompatibilidade quimica, esta bem fragilizado, ressecado e quebradiço. Tenho o produto da DEFRISAGEM GRADATIVA DA CAPICILIN, Posso fazer por cima ou isso pioraria a quebra do meu cabelo?

  44. janaina martins disse:

    Oi gostaria de saber se quem faz progressiva pode alisar ,ou seja a progressiva naõ deu resutado .bem a minha amiga fez e a progressiva não e não viu o resutado que ela queria ,que era liso ,pois agora que relaxar o cabelo com lisa rer

  45. Isabela disse:

    Olá, fiz relaxamento médio (para cabelos crespos) meu cabelo e bem fino e gostaria de saber se depois que eu lavar meu cabelo ele continuará liso, e se ficar por quanto tempo?

  46. elba motta disse:

    Gostaria quantos minutos devo deixar o tioglicolato no cabelo para fazer relaxamento. Uso o da wellaastrate intenso.

  47. danielle disse:

    Olá muito prazer…gostaria de saber como posso cachear meus cabelos pois ele ficou liso com a guanidina me ajudaaaa

  48. Érica Raiane disse:

    fiz relaxamento duas vezes e minha raiz era lisa e meus cabelos cacheados, mas agora está toda cacheada já ficando crespa, comecei a fazer selagem pra ver se melhorava, mas quero que meus cabelos voltem como era antes, sem nenhuma química, o que eu faço?

  49. joilma disse:

    olá ja faz 1 ano e meio que fiz a escova italiana, e 8 meses que pintei meu cabelo,agora posso fazer relaxamento…

  50. daniele carolina disse:

    Fiz relaxamento no salão da minha madrinha ela me disse que ia voltar meus cachos que ela mesma estragou.
    Mas me cabelo está quebrado o que eu posso fazer pra parar?
    e ela disse que ia aplicar um novo produto que é lançamento mas eu procurei sobre o produto e descobri q é pra alisar, tem problema se eu passar no cabelo?

  51. zena disse:

    Ola
    Fiz uma progressiva a dois meses será que posso usar um Alisante agora o meu cabelo é crespo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Curso de Cabeleireiro

Produtos

Queratinização- saiba tudo sobre o procedimento

Queratinização- saiba tudo sobre o procedimento...

Queratinização é o procediment[...]

Perucas naturais

Perucas naturais...

As pessoas usam perucas por in[...]

Shampoo violeta

Shampoo violeta...

Muitos de vocês já se deparara[...]

Pomada para cabelo

Pomada para cabelo...

Um dos melhores finalizadores [...]

Óleo de Macadâmia para os cabelos - o que é e como utilizar

DVD Luzes e Mechas