Relaxamento

Você Sabia?!
Você sabia que é possível fazer um Curso de Cabeleireiro com certificado através da Internet? Clique Aqui para se tornar um cabeleireiro profissional em 3 simples passos.

RelaxamentoVocê sabe o que é relaxamento

O relaxamento é o processo químico que muda a estrutura dos fios de cabelo, visando o alisamento ou cachos mais soltos.

Os alisantes baseiam-se em reações químicas para quebrar as ligações de aminoácido, permitindo desta forma o rearranjo da estrutura do cabelo, depois de neutralizado.

Antes de realizar o procedimento de alisamento ou relaxamento devemos fazer uma análise capilar. Os fios devem ser analisados em toda sua extensão, raiz, meio e pontas. Verifique também se o couro cabeludo apresenta cortes, feridas ou vermelhidão, se possuir suspenda o relaxamento ou alisamento.

Envolva uma mecha de cabelo da cliente em um pedaço de papel higiênico ou guarda napo e passe o alisante, se a mecha aceitar o produto os cabelos estarão prontos para recebê-lo por completo. E para saber se a mecha tem boa aceitação ao produto,  características como porosidade, espessura e elasticidade devem ser consideradas.

FIQUE ATUALIZADO!

Receba Dicas Especiais Sobre Cortes, Coloração e Penteados Diretamente no Seu E-mail!

A porosidade refere-se á compactação da estrutura dos cabelos, quanto menos compacta maior é a porosidade e mais rápido o produto vai agir. Para medir a porosidade do fio devemos fazer o teste do atrito, quanto maior o atrito mais poroso é o cabelo. A porosidade em excesso poderá causar quebra dos fios quando aplicarmos o produto. Cabelos porosos são ressecados, volumosos tem cutícula áspera e são opacos.

A espeçura é o diâmetro de um fio. Os cabelos finos, normalmente são macios, não retêm o enrolamento tão bem quanto os mais espessos, quebram-se com mais facilidade e o produto age rapidamente neste tipo de cabelo, por isso o tempo de aplicação deve ser menor. Cabelos grossos geralmente são mais ásperos, os produtos químicos demoram mais para agir e por isso o tempo de aplicação do produto para relaxamento ou alisante deve ser maior.

A elasticidade é a capacidade que os cabelos têm de se esticar e contrair-se quando tensionados, assim como um elástico. Cabelos com boa elasticidade respondem bem ao alisamento, porque são saudáveis, não quebram facilmente ao serem penteados. Os cabelos com elasticidade normal, boa, resistem ao estiramento de 20% do seu comprimento. Já os cabelos com pouca ou sem elasticidade, possuem pouco balanço, estalam no contato com o pente ou escova e não são saudáveis. Os fios dos cabelos com pouca elasticidade não resistem ao estiramento, eles se rompem ou não retornam ao normal. Não é recomendado que se faça relaxamento neste tipo de cabelo.

Para clientes que desejam colorir os cabelos e fazer o relaxamento o recomendado é que se faça o primeiro o relaxamento e a coloração depois, obedecendo, no mínimo, um intervalo de uma semana entre um e outro.

 

Dica Importante!

O sucesso de um cabeleireiro está no quanto ele é conhecido e respeidado, assim é muito importante aprender e se manter atualizado, seja através de cursos presenciais ou cursos como o Curso de Cabeleireiro Pro Hair, onde é possível aprender técnicas profissionais em casa. Invista em VOCÊ!

20 COMENTÁRIOS

    • Susana não pode, tem que obedecer a pausa indicada pelo fabricante. Faça o teste do cabo do pente, separe uma mecha, e dentro do tempo estabelecido, dê um nó na mecha envolvendo-a no cabo de um pente, se o cabelo ceder (afrouxar) ainda não está pronto, se o nó ficar firme e não ceder (não afrouxar) o produto já agiu o bastante.

  1. Oi… Gostaria de saber qual a diferenca entre >>> Progressiva, Escova Marroquina e Recontrucao Capilar? Ouvi dizer que todos deixam o cabelo liso.
    Tksss!!!

  2. tenho muita vontade de relaxar meus cabelos porem tenho medo deque de algo errado meus cabelos sao cacheados porem muito finos gosaria que podessem mim indicar o nome de um produto para relaxar cabelos pois a muito tempo tenho vontade de tirar os cachos.

    • Dura para sempre, até que corte os fios, porque muda permanentemente a estrutura do fio. Quanto ao procedimento, o sucesso no resultado depende do profissional, e de bons produtos.

  3. Bom dia meu nome é camila e gostaria de saber qual é a melhor marca de relaxamneto para soltar os cachos? e quanto tempo de pausa para o produto agir?

    fico no aguardo.

    obrigada.

  4. preciso de ajuda urgente!!!!!
    Ja tem mais de uns treis meses que usei salon line e quebrou bstante meu cabelo agora a raiz ja esta crescendo e esta muito volumoso !que outro produto posso usar que nao seje salon line pois ele quebrou meu cabelo,que vai alisar a raiz???um produto q nao seje forte pois quero muito q meu cabelo cres

  5. olá! Goostaria dee Saber.mais sobre relaxamento, queriia bem mais exemplificadoo, pois n entendoo o real funcionamento dele, tenho os cabelos cachiados ee goataria de fazer relaxamentoo, mais tenho medo por nn saber direiito, Queriia saber mais, see poder me ajudar fikarei grata,
    add no Face: Palomynha Marques
    bjs

  6. eu gostaria de saber se posso usar alizante depois de 4 meses apos da progressiva, porue não desejo usar mais progressiva poruque,, qando eu usava alisante meu cabelo era mais legal eu poderia fazer um corte em camadas repicado e mostrava o corte, agora com meu cabelo todo liso, não dar pra fazer nem um corte, então só com o alisante ele fica mas legal, fica com volume e com o corte ue eu gosto..

  7. Quanto a elasticidade, na raiz ele estica e não quebra mas as pontas esticam e quebram. (emborrachou)… neste caso posso relaxar esse cabelo (retocar apenas a raiz)?

    Mesmo fazendo um Retoque de raiz, na hora do “enxague”, o creme alisante vai entrar em contato com as pontas…. (lembrando q na mecha teste as pontas emborrachou) , gostaria de saber se é normal isso acontecer ou realmente as pontas deste cabelo não estão preparadas para fazer a quimica?

    grata!

DEIXE UMA RESPOSTA