Selagem capilar – guia definitivo

 

selagem capilar Nem todos os fios aguentam um tratamento constante com química, tinturas e a ação de poluição, sol e produtos mal aplicados nos cabelos. Com o tempo eles ressecam, ficam sem vida e viço e a melhor solução será tratamentos profundos que ajudam a deixar os cabelos lindos. Uma boa opção é a selagem capilar.

O que é selagem capilar?

A selagem capilar é um processo de reconstrução dos fios através do uso de substâncias que são capazes de reconstruir as características naturais do cabelo. Essa técnica tem sido utilizada como alternativa para as mulheres que querem os fios mais lisos e brilhosos, mas abdicaram do uso de produtos contendo o formol (proibido pela ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – desde o ano de 2009 mas ainda presente em diversos produtos no mercado).

As substâncias utilizadas na selagem capilar, denominadas de selantes, são compostos naturais que penetram na estrutura do fio. Explicando melhor: são substâncias que já compõem o seu cabelo naturalmente – são produzidas pelo seu corpo – e são responsáveis pelo aspecto do seu cabelo. O que a selagem capilar faz é devolver aos cabelos uma parte dessas substâncias.

Com o passar dos anos, a ação do sol e do vento e o efeito de produtos químicos, seus cabelos perdem aos poucos parte da queratina, creatina, ceramidas entre outros componentes da fibra capilar que são substâncias que auxiliam na composição do cabelo e mantém o aspecto saudável e sedoso desejado pelas mulheres.

Nem sempre tais substancias são perdidas por produtos químicos, as vezes apenas o trato dos fios de mal jeito seria o causador de danos capilares. Algumas pessoas não tratam os cabelos com cuidados, lavam e não usam creme para pentear com filtro solar, amarram os fios molhados, que pode até criar mofo ou outros fungos e bactérias, não aparam as pontas ou matem um bom corte, não usam condicionados, apenas shampoo, o que não é incomum e abusam do gel para fixar o penteado, este deixa os cabelos bem quebrados.

selagem capilar como funcionaQual a função da selagem capilar?

A função da selagem capilar é devolver essas substâncias aos fios, auxiliando e potencializando o processo de reabilitação das características perdidas, como o brilho, por exemplo.

Substancias da selagem capilar

O uso da queratina, por exemplo, cria uma camada protetora nos fios, que sela as cutículas abertas e hidrata as madeixas. O efeito é um cabelo com mais movimento e brilho, além de super hidratado.

Alguns salões utilizam amônia para compor a selagem capilar. Outros utilizam pequenas quantidades de formol. Mas é unanimidade, quando se fala de selagem, a qualidade dos produtos a serem usados no processo. A qualidade está intrinsecamente ligada aos resultados que serão obtidos. Por isso, é bom ter bastante cautela ou procurar um profissional para que ele indique qual o selante mais apropriado para o seu tipo de cabelo.

Quem deve fazer selagem capilar

A selagem capilar é indicada para quem tem problemas com a estrutura do fio como cabelos quebradiços, desidratados pela ação do vento e do sol ou sob efeito de química a muito tempo. Embora tenha efeitos próximos a escova progressiva, a selagem não alisa de fato os fios, apenas promove uma espécie de relaxamento, já que hidrata e amacia os cabelos, causando um aspecto mais vistoso.

Em cabelos ondulados, o efeito pode ser mais parecido com o alisamento, mas isso dura cerca de dois a três meses. Como o processo é feito através do uso de chapinha ou escova, os cachos menos definidos podem ganhar um aspecto mais liso, mas isso não garante cabelos completamente lisos como em um alisamento. Quem quer cabelos alisados, devem preferir métodos como a escova progressiva.

Resultados da selagem capilar

Quando a questão é resultado visual a selagem para cabelos apresenta um resultado quase instantâneo. Todas as mulheres que saem de um salão de beleza com os cabelos tratados com a selagem saem satisfeitas porque os fios saem com brilho, soltos e bem mais maleáveis do que estavam. Este tratamento age na mesma hora e assim dá para comparar o antes e o depois.

Como é um tratamento mais profundo não deve ser feito uma vez por semana, apenas mensalmente. Pense no corpo: se você bebe água demais e o corpo não precisa de tanto liquido, irá mais ao banheiro porque há algo em excesso. O mesmo acontece com a selagem capilar: se há hidratantes demais nos fios eles vão ficar oleosos porque não é preciso, por isso um espaço de tempo é necessário, ao menos de um mês para se repetir o processo.

Preços da selagem capilar

Como os preços dos produtos variam e a mão de obra também, o valor da selagem não deve ser tomado como regra, mas pode custar em média R$ 150 em cabelos curtos, podendo ser bem mais barato em bairros populares.

O indicado é, para as profissionais, que se cobre pelo comprimento do cabelo. Afinal, quanto mais longo são os fios mais produto vai ser gasto. Pode-se fazer uma média baseado em uma aplicação: se um produto de um litro rende 10 aplicações de cabelos curtos é só dividir o valor do produto por 10 e vai achar o custo por cada aplicação, e assim somar a sua mão de obra e acrescentar o seu lucro e criar uma tabela de preços para a selagem capilar.

 

Email * First name Origem

Dica Importante!

O sucesso de um cabeleireiro está no quanto ele é conhecido e respeitado, assim é muito importante aprender e se manter atualizado, seja através de cursos presenciais ou cursos como o Curso de Cabeleireiro Pro Hair, onde é possível aprender em casa. Invista em você!


Comentarios

88 comentários sobre “Selagem capilar – guia definitivo
  1. Edilene Silva disse:

    Gostei muito da explicação sobre selagem, gostaria de saber se há uma regra estipulando o tempo que se pode fazer a selagem após um relaxamentoa base de guanidina?

  2. Daniele Sampaio disse:

    Muito obrigada por esse artigo. Amei! Meu cabelo já está alisado e gostaria mt de utilizar a selagem pq ele ta grende e quero deixar o mega hair de lado. Mas só com o alisamento eu percebo ele poroso, sem vida e espigado. Mas acredito que a selagem mudará isso =D

  3. Daniela disse:

    queria saber como posso cuidar do meu cabelo que tem queda ele e curto e quando lava ele armaqueria que ele ficasse lizo

  4. josineide santos disse:

    tem diferencia emtre alisamento e selagem.

    • mirella disse:

      Sim, selagem é o tratamento que tem como finalidade fechar as cuticulas dos fios conferindo mais brilho e saúde as madeixas, no alisamento a finalidade é alisar os cabelos, os procedimentos são diferentes.

  5. erla disse:

    Qual é o creme ideal para fazer a selagem?

  6. monica disse:

    bom receber orientações sobre o que deve fazer em meus cabelos

  7. Vanessa disse:

    Meu cabelo é liso natural e fino, porém depois q eu comecei a fazer luzes, ele ficou ressecado, armado e com frizz; essa selagem resolveria o meu problema?

  8. Caroline disse:

    O artigo é muito interessante, mas tenho uma dúvida: pode haver incompatibilidade de selante com alguma escova gradativa?
    Fiz uma loucura de dar escova gradativa que não é compatível com a amônia e tive corte químico. Estou há 5 meses sem usar a amônia e há 2 meses sem usar a gradativa. O selante ajuda a recuperar o cabelo?

  9. Daiane Tenharin disse:

    Muito bom para tirar dúvidas e fazermos boas escolhas na hora de fazer algum tratamento de cabelo.

  10. ANGÉLICA disse:

    SIM RESOLVERIA MUITO EU FAÇO É BOM DIMAIS

  11. ANGÉLICA disse:

    GENTE EU FAÇO NO SALÃO MAS GOSTARIA DE FAZER ENKASA AONDE COMPRO UM SELANTE DE BOA QUALIDADE

  12. ELI LAGO GONÇALVES disse:

    OLÁ!
    TENHO UMA FILHA DE 9 ANOS,ELA PODE APLICAR SELAGEM EM SEUS CABELOS?O CABELO DELA É CACHEADO E MUITO CHEIO,FUI Á UM CABELEIREIRO E ELE DISSE QUE SÓ PODE FAZER SELAGEM COM 14 ANOS E UM OUTRO DISSE QUE SE UTILIZAR O PRODUTO DA TRUSS PODE,FIQUEI EM DÚVIDA,POIS SE TRATA DE UMA CRIANÇA,PODE TIRAR MINHA DÚVIDA?OBRIGADA POR SUA AJUDA.

  13. CLAUDIA ELIS disse:

    FAZER SELAGEM TODO MES TA ERRADO?

  14. Camilla disse:

    Olá, estou com uma duvida! Fiz luzes em meu cabelo e ele agora está caindo bastante, o selante resolveria esse problema de queda do cabelo? Qual selante indicado nesse caso?

  15. Queila G. de Carvalho disse:

    A selagem feita mensalmente pode provocar queda de cabelo?

  16. Rosa Maria disse:

    Eu passei um alizante da embeleze, posso passar um um selante com quanto tempo no caso o selante sem formol

  17. FÁTIMA disse:

    aliso o cabelo com guanidina, mais ele precisa melhorar, me falaram sobre o selante será que posso usar no meu cabelo para recupera-lo. Qual o tipo de selante que me aconselha comprar, por favor indique um bom, sem formol.

  18. Ana Paula disse:

    gostaria de saber se tem algum dano a fibra capilar???
    E quando o efeito do selante passar o cabelo fica como era????

    • mirella disse:

      Ana Paula, se o produto for de qualidade não causa danos aos fios, o ideal é estar cuidando dos cabelos regularmente, seja com selagem, hidratação, queratinização ou demais tratamentos, para manter a beleza das madeixas.

  19. veronica disse:

    Eu fui “vítima” de um corte químico a exatamente 3 meses e 5 dias, e gostaria de saber se esse tempo já e o bastante para poder fazer uma selagem, pois estou com medo de passar qualquer outro tipo de produto nos cabelos, até então apenas faço hidratações. Se puder me esclarecer. Muito obrigada! :)

    • mirella disse:

      Veronica depende do produto que utilizou e do que irá utilizar, procure um profissional, teoricamente ele saberá checar as compatibilidades das químicas, nunca deixe de fazer o teste da mecha.

  20. nina disse:

    faço selagem da evolution gotaria de saber em quanto tempo posso repetir

  21. miryan disse:

    eu fiz a selagem de cabelos 2 vezes e da segunda quebrou eu fiz em 2 em 2 meses oque devo fazer?

    • mirella disse:

      Miryan não era para danificar os fios, pode ter sido em decorrência do produto ou excesso de temperatura. Descanse os fios e aposte em procedimentos em que não se utiliza o calor da chapa.

  22. Amanda disse:

    Olá,boa tarde.
    A selagem com formal ou sem,com substâncias diversas,é compatível com relaxamento de guanidina?Uso relaxamento a base de guanidina e já tentei fazer selagem,botóx de carbocisteína e não deu certo,a mecha começou a quebrar toda.Fui em vários cabelereiros e sempre acontece isso.O que será?

  23. Ester disse:

    Muito boa a explicação. Tirou-me muitas dúvidas. Já tem um tempo que penso em fazer selagem, mas receio perder meus cachos. Gosto dos cachos, mas estão com frizz e ressecados. Vejo muitas mulheres que ficam com o cabelo liso como resultado da selagem. Existe algum outro tratamento que seja mais indicado para não alisar os fios?

    • mirella disse:

      Ester com selagem poderá perder sim, mas existem muitos outros métodos que proporcionam disciplina e redução de frizz sem prejuízo nos cachos, converse com um bom cabeleireiro.

  24. simone disse:

    Ola gostaria de fazer selagem no meu cabelo em casa,mas gostaria de saber qual site que eu posso comprar salante sem ter ploblemas com entregas.Preciso de um site de confiança!!

  25. simone disse:

    Bom Dia.Gostaria de saber se posso usar um alisante da marca hay lify, e fazer selagem apos dois á tres dias!!

  26. Laryssa disse:

    Olá!
    Eu aliso com salon line à base de guanidina.Qual a selagem mais recomendada? Eu pensei na da acquaflora que é hidratação e da lauren tai. Qual a sua opinião? Ou tem outra melhor?

  27. Elzi Rodrigues Brito disse:

    faço escova de pérola posso fazer selagem estou com muita duvida.

  28. vanessa disse:

    que tipo de cabelo pode fazer a selagem

    • mirella disse:

      Praticamente todos (observar a procedência e proposta do produto), desde que não estejam com sobrecarga de queratina ou extremamente porosos e/ou elásticos. Com relação a resultado, selagem não é alisamento.

  29. Rafaella disse:

    Qual é o melhor procedimento para abrir cachos? Me indicaram a selagem.

    • mirella disse:

      Rafaella depende das condições dos cabelos, e do que tem em mente. O relaxamento tem esta finalidade, não pode alisar em, evite enluvar, tem que saber fazer o procedimento.

  30. Aline disse:

    meus cabelos são muito oleosos, a selagem o deixaria mais oleoso ou ela ficará do mesmo jeito?

  31. RENATA disse:

    boa noite, tem 15 dias que passei um selante da marca salon line, chamada de selagem redutora, posso passar um alisante?

  32. danila disse:

    gostaria de saber qual o nome do selante indicado pelos proficional?

  33. CARLA ANDREIA disse:

    OLÁ,MINHA SOBRINHA FAZ INTELIGENTE DE TRES EM TRES MESES,GOSTARIA QUE ME INDICASSEM UMA LINHA DE SELANTE PARA USAR NO CABELO DELA.TENHO UMA CUNHADA QUE ESTÁ FAZENDO CURSO DE CABELEIREIRA NO SENAC,NO CASO É TIA DE MINHA SOBRINHA.GOSTARIA DE COMPRAR UMA LINHA PARA QUE O PROCEDIMENTO SEJA REALIZADO.A ESCOVA INTELIGENTE QUE A CABELEIREIRA USA CONTÉM MUITO FORMOL,QUANDO O PROCEDIMENTO É REALIZADO ELA TOSSE MUITO.MAS ELA QUER O CABELO COM A RAIZ BAIXA,O QUE VC ME INDICA.OBRIGADA PELA ATENÇÃO.

  34. raquel disse:

    olhe gostaria de fazer o curso pra mi recicla pra aprede as nova ,como e que faco quero parcelado

  35. raquel disse:

    mais e deposito

  36. Rogerio disse:

    Olá!
    Fiz selagem no meu cabela há 2 dias atrás. Gostei de um penteado que vi na internet mas para isso tenho que usar cera modeladora. Tem que ser uma cera especial para cabelos com selagem? Ou qualquer uma de boa qualidade serve?E que shampoo e condicionador são mais indicados?
    Desde já agradeço a atenção.

  37. Michele disse:

    boa noite!!! uso mega hair do meio da cabeça para baixo e gostaria de fazer selante para usar mais meu cabelo escovado e os frizz diminuir quero sentir meus cabelos mais soltos e melhorar até a frente do meu cabelo,tem algum problema fazer selante com o mega hair?

  38. lohanna disse:

    Pode dar selagem em cabelos virgens ? e depois que dar a selagem se o cabelo for cacheado ele volta a cacher normalmente ?

  39. Katia disse:

    Após realizar o selamento, passado algum tempo,quando a raiz crescer e o produto não ser mais tão eficiente,o aspecto do cabelo ( principalmente da raiz!) é similar ao da escova progressiva? Dá diferença?

  40. CARLA disse:

    Gostei muito da explicação e atravez dela, já me decidi, vou fazer a selagem o mais rapido possivel, e espero ter um ótimo resultado.

  41. Daiane disse:

    Uso alisante a base de guanidina e gostaria de saber qual o tipo de selagem apropriada,ou melhor a mais compatível com guanidina: A DE CARBOCISTEÍNA OU A ÁCIDA?

  42. Patrícia disse:

    Boa noite,
    Estou amamentando, será q posso passar o selante?

  43. Daniela disse:

    Ola então eu comprei um kit da vita derm onde vem a creatina em gel eu queria saber se posso escovar e prancha os cabelos com ela?

  44. Flávia disse:

    Tenho cabelo super oleoso na raiz e as pontas normais.Tenho tb muita queda,inclusive tomo vitamina.Meu cabelo é bem fininho e queria deixá-los com mais brilho e sem frizz.A selagem seria indicada?

  45. mayara disse:

    dei selante no meu cabelo ha 1 mes gostaria de saber se posso dar alizante guanidina?

  46. suelm costata disse:

    Oii o meu cabelo e enrrolado fasso luzes nele .so que ele ja esta bem danificado
    Eu posso fazer selagem mas eu nao quero que o meu cabelo fique lizo pos eu gosto dos meus cachos .eu posso fazer essa selagem???

  47. Susan disse:

    O que acontece se cair selagem nas maos?

  48. Ely Alves disse:

    Fiz um relaxamento no mês de fevereiro houve um corte químico, bem na frente do meu cabelo, queria fazer essa selagem, posso?

  49. drika disse:

    Bom tenho cabelo muito cachiado, tenho medo de fazer selagem e cair ou sair os cachos! Sera que cai ou sai os cachos. Nao quero que meus cachos saiam. Obg

  50. Brunna disse:

    meu cabelo ta fraco , quando vou lavar ou pentear ele ta tipo um elastico , e ta se quebrando ao meio oque fasso ?

  51. meiriane disse:

    Dei selagem a 10 dias e minha raiz capilar continua rebelde posso aplicar guanidina em quantos dias?

  52. monica disse:

    Fiz selante tem 2 meses.Quando posso tonalizar o cabelo? Quero dar uma carga de querantina tambem o que devo fazer primeiro a carga ou tonalizar? Abraço ameiiii o artidgo muito bom,

  53. LETICIA disse:

    OLA,BOA NOITE: O MEU CABELO ESTAR MUITO QUEBRADO APLIQUEI SALOMLINA GUANIDINA DE MAGA MEU CABELO ESTAR MUITO QUEBRANDO E ESTAR CAINDO E TEM UNS TREIS MESES QUE EU APLIQUEI O QUE EU FASSO posso aplicar selagem

    • mirella disse:

      Leticia produtos de reconstrução, não recomendo procedimentos que utilizem do calor (como chapinha) poderá piorar, o mercado oferece ótimos produtos para cabelos extremamente danificados confira alguns da Mutari, são bons.

  54. Erita disse:

    posso fazer progressiva em seguida depois de 5 dias
    fazer selagem? um tira o resultado do outro? ou traz algum dano para o cabelo?

  55. Nilza reis de souza disse:

    EU GOSTARIA QUE VC ME INDICASSE UM SELANTE BOM SEM FORMOL,TIVE CORTE QUIMICO, DAI EM DIANTE COLOQUEI UM MEGA CACHEADO,E MINHA CABELEIRA ESTÁ RECUPERANDO MEUS CABELOS COM SELANTES, PRIMEIRO ELA DA O SELANTE COM CHEIRO DE CHOCOLATE DEPOIS ELA DA ESCOVA MEU CABELO TODO , DEPOIS ELA COLOCA OMEGA CACHEADO FICA LINDO MEU CABELO A RAIZ FICA BEM ALISADA, SÓ QUE ELA VAI PARA S, PAULO E NÃO QUER ME DIZER A MARCA DO SELANTE PARA EU COMPRAR E DAR EM CASA M POR FAVOR ME DIGA UM SELANTE COM CHEIROS DE CHOCOLATE OU DE FRUTAS COMO ELA USA ,PARA EU COMPRAR E EU MESMA DA EM MEU CABELO ,POR FAVOR SEI QUE VCS NÃO GOSTAM DEESTR INDICANDO PRODUTOS ,MAS SEI QUE VCS SÃO PROFISSIONAIS E SABEM QUE SELANTE É ESSE MEU CABELO JÁ ESTA´CRESENDO,ESTOU ME DANDO MUITO BEM COM O SELANTE SENÃO ME FALHA A MEMORIA O NOME DO ULTIMO (SELANTE )E UM NOME PARECIDO COM ESSE (SOMEAR) SELANTE VCS CONHECE, EU NÃO ENCONTRO
    E PROFISSIONAIS,POR FAVOR ME E INDIQUE UM QUE EU MESMA POSSA DAR É NÃO TER CORTE QUIMICO,
    AGURDO RESPOSTA,PELO AMOR DE DEUS ME INDIQUE UM SELANTE BOM JÁ QUE A CABELEIRA VAI EMBORA
    PARA MEU CABELO NÃO VOLTAR A CAIR DE NOVO,

  56. luz maura fernsndes disse:

    Botox da durtoush depois da guanidina faz o cabelo cai

  57. erineia disse:

    ola bom dia ja fiz selagem no meu cabelo duas vezes dando uma pausa de 6 meses estou querendo fazer pela terceira vez mais estou com medo que meu cabelo no futuro fique aquele liso sem graça sem movimento . Gosto muito de fazer selagem porque meu cabelo é liso ondulado não gosto da ondulaçao nas pontas quero fazer de novo mais estou com medo.

  58. Rosana disse:

    Oi, meu cabelo é liso natural e tenho luzes, por conta das luzes fiz selagem. Mas agora meu cabelo esta com as pontas com o aspecto espigado. Eu ja cortei bastante, o que faço para melhorar a aparencia dele?

  59. Alessandra Cristina Torres disse:

    Qual o melhor produto (marca) para se fazer selagem ?

  60. Vanessa Carvalho disse:

    Eu fiz uma hidratação selante na semana passada, adorei o resultado. Mas o problema foi quando eu lavei e meu cabelo estava liso, a cabeleireira não me avisou que meu cabelo ficaria liso. Tenho um cabelo ondulado e com um pouco de volume…gosto dele assim natural. Enfim meu cabelo vai voltar a aparência de antes? Essa é a minha dúvida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Curso de Cabeleireiro

Produtos

Queratinização- saiba tudo sobre o procedimento

Queratinização- saiba tudo sobre o procedimento...

Queratinização é o procediment[...]

Perucas naturais

Perucas naturais...

As pessoas usam perucas por in[...]

Shampoo violeta

Shampoo violeta...

Muitos de vocês já se deparara[...]

Pomada para cabelo

Pomada para cabelo...

Um dos melhores finalizadores [...]

Óleo de Macadâmia para os cabelos - o que é e como utilizar

DVD Luzes e Mechas