Tintura para Cabelos

tintura para cabelosHá alguns anos era comum encontrar pessoas que diziam que usar tintura para cabelos iria estragar os fios. Vários motivos fazem as pessoas tingir os cabelos e o mito de que as tinturas estragam os cabelos já está no passado, pois hoje em dia os produtos estão muito avançados e colorem os fios sem causar maiores danos. Algumas até ajudam no tratamento dos cabelos.

Não é a toa que cada vez mais as pessoas recorram às tinturas para cabelos, sem maiores problemas, pois as fórmulas estão mais suaves e menos agressivas. Existem vários motivos que levam as pessoas a colocar outra cor nos cabelos, como ter os fios grisalhos ou brancos e mudar o visual, por exemplo. Por isso, caso tinja ou pretenda tingir as madeixas, se informe sobre as tinturas para cabelos.

Como aplicar tinturas nos cabelos

 Não é difícil aplicar a tinta nos cabelos, em casa mesmo dá para fazer, basta comprar o produto e usar de acordo com a instrução da embalagem, seguindo a risca o indicado. Se você quiser clarear muitos tons o cabelo ou mesclar mais de uma cor o procedimento pode ser mais complexo, fazer em casa é difícil, a recomendação é de que procure a indicação de um cabeleireiro bem experiente e talvez ele seja o mais indicado para fazer o uso de tinturas para cabelos.

Agora se você quer apenas cobrir os fios brancos ou mudar de cor não há problemas que você mesmo faça. Primeiramente, se for lavar os cabelos antes de aplicar a tinta, não esfregue a região da raiz, pois irá coçar e pinicar bastante quando aplicar a tintura. Deixe o cabelo um pouco sujinho, isso fará com que o desconforto seja menor.

As tintas vendidas em farmácias e perfumarias já vêm em kit com o tubo de tinta e a água oxigenada que normalmente é a de 20 volumes, são boas indicações a Koleston, L’oreal, por exemplo, facilmente encontradas no mercado, bem como a Welaton, Soft Color, Alfapaf, dentre outras.

As tinturas profissionais são vendidas separadamente da água oxigenada e é recomendável que elas sejam da mesma marca para um resultado superior. Se você quiser que o cabelo clareie bastante mais de 2 tons é só substituir a água oxigenada de 20 volumes pela de 30 ou 40 volumes.

Você pode comprar luvas para proteger as mãos das manchas e capas para proteger as roupas, em perfumarias, especialmente se a tinta for escura que faz com que pele e roupas manchem ainda mais. Além disso há um gel vendido em farmácias e perfumarias próprio para proteger a pele das manchas da tintura, especialmente para as tintas mais escuras e pessoas de pele muito clara.

Dica: Para proteger a sua pele você pode ainda aplicar um creme hidratante, o efeito será semelhante. Procure usar uma capa para proteger a sua roupa ou peças já velhas para que não tenha problemas caso a tinta caia sobre elas.

Faça a mistura do conteúdo da bisnaga com a água oxigenada e aplique nos fios em toda a extensão, dando maior ênfase aos locais onde há mais cabelos brancos. É necessário aplicar a tintura sobre todo o cabelo, mesmo nas pontas, pois conforme vamos lavando a cor vai desbotando.

Deixe agir de acordo com o tempo indicado na embalagem, que geralmente é de 40 minutos. Em seguida é preciso que se enxague bem os fios e passe o condicionador ou um creme com efeito condicionante que vem em alguns kits de tintura. Não existe a necessidade do shampoo, apenas enxague a tinta muito bem. A partir da próxima lavagem os cabelos devem ser lavados normalmente, como de costume.

Tinturas para cabelos e seus números

Quem tem os fios brancos e tinge por esse motivo deve dar preferência aos tons puros das tinturas como 7.0 (loiro natural) e 6.0 (loiro escuro), por exemplo, ou colocarem em prática algumas regrinhas, de mistura de tintura, utilizadas por profissionais, confira quais em nosso artigo Como Tingir Cabelos Brancos. As tinturas cor base dão uma cobertura melhor para esse tipo de cabelo do que os tons com reflexos, como 7.1 (loiro natural acinzentado) e 8.3 (loiro claro dourado), por exemplo.

Quem tinge os cabelos de oiro muito claro ou possui muitos fios brancos precisa fazer retoques que podem acontecer de 15 em 15 dias em média. Para fazer o retoque e manutenção, a aplicação da tintura, já previamente misturada com a água oxigenada, é apenas nas raízes, o tempo de ação é o indicado na embalagem. Não precisa aplicar a mistura no cabelo inteiro, pois não há necessidade, tinta em excesso pode ressecar e danificar as pontas dos cabelos, para reavivar a cor dos fios que não receberam a tintura, quando for enxaguar as madeixas da coloração aplique o shampoo esfregue e deixe agir por alguns minutinhos antes de enxaguar os cabelos.

Se você quiser mesclar mais de um tom no seu cabelo é recomendável procurar um cabeleireiro para que o resultado satisfatório seja garantido. Se a sua intenção é fazer luzes e mechas com várias cores a indicação é a mesma.

Para quem quer apenas mudar a cor dos fios os tonalizantes e os shampoos que tingem podem ser uma boa opção, mas para quem tinge os cabelos afim de cobrir os cabelos brancos, a preferência é para as tinturas, que poderão cobrir os fios brancos com eficiência, além de proporcionar uma maior durabilidade. As tinturas tem o poder de dar uma cobertura perfeita até nos casos em que os cabelos já estão completamente brancos.

Cuidados para quem usa tinturas para cabelos

Quem tingi os cabelos deve ter cuidados extras com eles para que sempre fiquem bonitas e saudáveis. É importante usar shampoo e condicionador próprios para os fios tintos, assim como as máscaras de hidratação profunda, que devem ser usadas toda semana, as máscaras de hidratação rápida e as ampolas de tratamento.

Use leave-in sem enxague, também especial para os cabelos tingidos, termoativado se você usar o secador e a prancha e reparador de pontas para que elas não fiquem secas e nem surjam as pontas duplas.

Quem usa química nos cabelos é preciso consultar um profissional para se informar qual a coloração seria a melhor para seu cabelo. Existem alisantes que já possuem em sua composição a tintura, no caso do Hené, bem conhecido, e para quem trata o cabelo com este produto usar outro item para os fios deve ser descartado. A hidratação semanal ou quinzenal também é recomendada.

Gostaram do nosso artigo Tintura Para Cabelos? Comentem no site.

Email * First name Origem

Dica Importante!

O sucesso de um cabeleireiro está no quanto ele é conhecido e respeitado, assim é muito importante aprender e se manter atualizado, seja através de cursos presenciais ou cursos como o Curso de Cabeleireiro Pro Hair, onde é possível aprender em casa. Invista em você!


Comentarios

34 comentários sobre “Tintura para Cabelos
  1. Rose disse:

    Adoro o site de vcs,tem coisas muito proveitosas…e sempre aprendo mais.Estão de parabéns.Obrigada

  2. mariana disse:

    olá, gostaria de saber se posso substituir a agua oxigenada que vem com as tinturas koleston por uma de volume maior, 30 ou 40, pra um maior clareamento dos fios.
    obrigada :)

  3. maria auxiliadora disse:

    adorei as dicas vcs são muito profissionais e explicam com bastante clareza
    bjus auxiliadora e muito obrigado

  4. Margarete Luçardo Duarte disse:

    Gostaria de encontrar um modelo de capa para aplicar tinta nos cabelos, certa que serei atendida, desde já agradeço.

  5. Andressa disse:

    Olá gostaria de saber qual oxigenada devo usar se é a de 20 ou a de 30 , descolori o cabelo e ele está amarelo/alaranjado comprei a tinta 7.2 qual oxigenada devo usar a de 20 ou a de 30 ?

  6. sandra regina carletto disse:

    toda tintura q passo nos cabelos dá tom de verde.resolvi passar um 6.0 nele todo para depois fazer luzes, porem o cabelo não vai suportar descoloração, e ficaram vermelhos.o que fazer para eu ficar loira novamente?.me ajudem por favor.

    • mirella disse:

      Sandra tem aguardar a fibra se recuperar, é bem mais difícil clarear do que escurecer, então sempre aproveite o que já possui de claro para não precisar passar por isso novamente, fica a dica.

  7. maria izabel disse:

    meu cabelo esta loiro dourado…mais porem com araiz branca, se eu usar louro claro dourado vai cobrir meus brancos? espero a resposta obrigada

  8. Érika Leme disse:

    Bom dia ,gente tenho luzes,quero retoca raiz mais escura e tonalizar,e tbm fazer umas mechas escuras sem ir ao cabeleireiro eu msm fazer,me ajudem,obrigada.Quero dar uma economizada…

  9. edmar gomes ferreira disse:

    como faço para saber as respostas, pois algumas me interessam.

  10. luciane disse:

    gostaria de saber se a tinta 7.2 clareia mais que a 7.0.

  11. Aline disse:

    Olá, estou com uma dúvida, uso a natucor, mas fiquei sabendo que ela possui CHUMBO. estou com muitos cabelos branco,e ela não tem a duração muito boa, queria saber se posso usar a tintura koleston com água oxigenada. Dizem que a natucor tem semelhanças com o henê. Que não pode colocar nada por cima.

  12. Rosiane Gabriel disse:

    Amei as explicações,exatamente o que eu procurava,parabéns,obg

  13. van disse:

    Quero abrir mais o tom do vermelho( ta vinho) .o efeito da ox 30 e 40 é o mesmo ou a 40 resseca mais?
    Ou depende da qualidade?

  14. diego disse:

    como se deve preparar as tintas rapidas?

  15. jennifer alves disse:

    a raiz do cabelo está branca e o comprimento na altura do 9.0 a cliente deseja fazer luzes na touca. Quais as cores que utilizo?

  16. vera maria souza disse:

    Boa Noite!
    Usei Henê muitos anos, e quando parei passei a usar um pó chamado Paquetá que é diluído no chá preto ou café com 1 colher de água oxigenada de 20vls. Uso a muito tempo, e descobri que contém chumbo.
    Gostaria de mudar de tintura, e qual a melhor que vcs me indicam, e qual o tempo que devo descansar para usar uma nova tintura que não tenha chumbo e que cubra os fios brancos.

  17. catia disse:

    Olá meu cabelo estava na altura de um 4.0 fiz luzes para poder ir dando uma suavizada e tingi com um 5.7 dá próxima vez que eu for tingir posso passar a 6.7 no caso eu vou usara da avora com ox de 30?

  18. catia disse:

    ola meu cabelo está num 4 com mechas quero ficar num 5.77 consigo esse tom com ox 30?

  19. anik disse:

    olá, uso a coloração 2260, (com o nome preto avermelhado escrito grande na caixa e amora escrito pequeno na mesma caixa, não sei pq usam os dois nomes na mesma caixa) da garnier e gosto muito. só que quero usar uma profissional e não acho essa nuance pronta. poderia obter essa tonalidade apartir da 2.20, preto violino e a 6.60 cereja, ambos da itallian? qual seria a quantidade de cada para se ter a tonalidade ao menos aproximada?

  20. simone macedo disse:

    posso colocar ox 30 na tinta 6.o para ficar um loiro escuro mais natural?

  21. Rachel disse:

    Olá! Quero fazer apenas retoque de raiz, mas nunca fiz em casa e estou em dúvida sobre qual tintura comprar e tb com um pouco de medo de manchar o resto do cabelo, que é mais claro! Sobre as tinturas, Koleston e Loreal são boas? Há muita diferença entre as duas? Obrigada!

  22. Marcia disse:

    Meus cabelos estavam com luzes claras e me indicaram 7.2com a9.11 da loreal richasse passei com a medida de 2 dedos do tubo da 911 e metade da 7.2. Com vol 10 ox. Achei que escureceram mais tirou todo o amarelo ,gostaria de saber qual a função do 7.2 na mistura ? E se eu misturar a 902 com 911 da richasse que tom ficará ?

    • mirella disse:

      A cor reflexo 2 (roxo) retira o amarelão e o 11 (acinzentado intenso) o alaranjado. Quanto as tinturas, as que contêm o zero antes da cor reflexo (no caso da 9.02) significa que o reflexo irisado foi atenuado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Curso de Cabeleireiro

Tintas para cabelos

Coloração para cabelos

Coloração para cabelos...

As pessoas tingem os cabelos p[...]

DVD Luzes e Mechas