Tipos de cabelo

tipos de cabeloVocê já deve ter se deparado com inúmeros produtos para cabelos, nas prateleiras, que exibem em seus rótulos a indicação conforme os tipos de cabelo. No artigo de hoje ensinaremos você a descobrir quais os tipos de cabelo, e os tratamentos mais indicados para eles.

Tipos de cabelo- espessura dos fios

Quanto á espessura, os fios de cabelo são classificados em grossos, médios e finos.

Os cabelos grossos são os de espessura larga, mais resistentes a agentes externos, como químicas e até mesmo á ações naturais, sol, mar,etc.

Os cabelos normais ou médios são os de boa estrutura e resistencia, a espessura do fio é mediana.

Os cabelos finos são os mais frágeis, a espessura deste tipo de fio (fino) não oferece resistência satisfatória á traumas, se rompem com facilidade, os cuidados com este tipo de cabelo deverão ser redobrados. São bem menos resistentes á ações de química e efeitos externos naturais.

Tipos de cabelo- forma ou estrutura dos fios

Quanto á forma dos fios de cabelos, estes poderão ser classificados como afros, cacheados, ondulados e lisos.

Os cabelos afros possuem propriedade particular de emaranhado de fios. O formato do fio de cabelo afro é prismático.

Os cabelos cacheados estão dispostos em círculos que podem ser mais fechadinhos ou largos, também possuem formato de fio prismático.

Os cabelos ondulados possuem ondas largas, que não chegam a se enrolarem e formar cachos.

Enquanto mais liso o cabelo for, mais reto e sem volume será. O formato do fio liso é cilíndrico.

Tipos de cabelo- elasticidade dos fios

Quanto á elasticidade dos cabelos, estes podem ser classificados em elásticos, pouco elásticos, e sem elasticidade.

Elásticos

Os cabelos elásticos são os considerados saudáveis. Para saber se seus cabelos são elásticos puxe um fio se este voltar ao normal quando solto ele está em condições normais de elasticidade. O puxão não deverá ultrapassar uns 200 gramas de peso.

Pouco elásticos

Os cabelos são classificados pouco elásticos quando são puxados e não voltam ao tamanho original.

Sem elasticidade

Os cabelos sem elasticidade são os fios danificados, com cutículas muito abertas, estes se rompem quando são puxados.

Tipo de cabelo- permeabilidade

Quanto á permeabilidade os cabelos poderão ser classificados em porosos, normais e impermeáveis.

Porosos

O tipo de cabelo poroso é o que está com as escamas abertas, mais receptivos á agentes externos, como químicas e ação do tempo, mar, etc. Este tipo de cabelo consome mais produto quando tratado, tanto tinturas quanto progressivas, hidratações, etc.

Normais

Este é um cabelo em equilíbrio, não é muito poroso nem pouco. Não absorvendo ou rejeitando demasiadamente os produtos nele aplicados.

Impermeáveis

O tipo de cabelo impermeável é o que possui as escamas bem fechadas, geralmente absorvem bem pouco os líquidos e produtos nele aplicados. Cabeleireiro, cuidado com este tipo de cabelo, químicas como descoloração, coloração, agem com bem menos intensidade. Cabelos muito lisos, são os mais impermeáveis.

Tipos de cabelo- oleosos, normais e secos

Oleosos

Os cabelos ficam oleosos em consequência das glândulas sebáceas, estas quando superativas provocam o excesso da produção de óleo tornando os cabelos ainda mais oleosos, a oleosidade sai da raiz (couro cabeludo) e se espalha pelo comprimento, proporcionando um aspecto pesado as madeixas.

 Esfregar o couro cabeludo com força não melhora em nada a oleosidade dos fios, pelo contrario estimula ainda mais a produção de sebo. Este tipo de cabelo requer produto para cabelos oleosos que limpam e condicionam os fios controlando a oleosidade dos mesmos, máscaras, cremes e condicionadores deverão ser aplicados somente no comprimento e pontas dos cabelos.

Normais

São cabelos equilibrados, nem muito ressecados nem muito oleosos. Estão em equilíbrio quando naturais, qualquer química poderá acarretar em cuidados extras.

Secos

Os cabelos secos são o contrário dos cabelos oleosos, possuem glândulas sebáceas pouco ativas. A desvantagem deste tipo de cabelo é que a oleosidade, que ajuda a proteger os fios e couro cabeludo dos agentes externos, não é suficiente. A vantagem é que a pessoa poderá ficar dias sem lavar as madeixas e não apresentar aspecto de sujeira na cabeça. Hidratação é essencial para este tipo de cabelo.

Gostaram do artigo Tipos de cabelo? Comentem no site.

Email * First name Origem

Dica Importante!

O sucesso de um cabeleireiro está no quanto ele é conhecido e respeitado, assim é muito importante aprender e se manter atualizado, seja através de cursos presenciais ou cursos como o Curso de Cabeleireiro Pro Hair, onde é possível aprender em casa. Invista em você!


Comentarios

Um comentário sobre “Tipos de cabelo
  1. Gelma batista disse:

    Adoro falar sobre cabelo é uma area que muito me interessa, queria muito receber e-mail e continuar sabendo das novidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Curso de Cabeleireiro

Cuidados

Saúde dos Cabelos- Perguntas e Respostas

Saúde dos Cabelos- Perguntas e Respostas...

No artigo que preparamos hoje [...]

Cabelo quebrado e com queda

Cabelo quebrado e com queda...

O cabelo quebrado é resultado [...]

Cabelos Saudaveis

Cabelos Saudaveis...

Não seria maravilhoso, se você[...]

Cabelo Emborrachado

Cabelo Emborrachado...

Cabelos extremamente secos, fr[...]

Pontas duplas - como combater

Pontas duplas - como combater...

Você apela para um monte de tr[...]

DVD Luzes e Mechas

Email * First name Origem
Email * First name Origem